TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTOS IMPORTANTES DO TEXTO A CIDADE COMO ECOSSISTEMA

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

CINCO PONTOS DO TEXTO “A CIDADE COMO ECOSSISTEMA. ”

  1. “A natureza tem sido vista como um embelezamento superficial, como um luxo, mais do que como uma força essencial que permeia a cidade. A cidade precisa ser reconhecida como parte da natureza e ser projetada de acordo com isso. ”

    Após a urbanização das cidades, as prioridades começaram a mudar na sociedade, o mercado imobiliário passou a investir mais em prédios, além disso, o governo investiu em ruas asfaltadas e o alargamento delas, e isso traz impacto à cidade e ao bairro, pois o pedestre e a natureza não estão sendo pensados como da forma em que se beneficiem. O pedestre, ao se fechar em seus condomínios onde possui uma grande área de lazer, não possui intenção de “vivenciar a cidade”, e a natureza, além de não ser respeitada por conta das diversas construções, não possui investimento, já que as pessoas não utilizarão dela. E assim é vista a natureza, em condomínios ou casas com minijardins onde tentam embelezar a área e diminuir “a culpa” dos diversos problemas urbanos que vão sendo gerados por isso, de construção em construção.

  1. “Aqueles que introduziram a natureza na paisagem cívica, na forma de parques, árvores e jardins, procuraram criar uma pequena utopia onde eles vivem. “

    Na construção civil, atualmente, está se tornando cada vez mais comum buscarem edifícios sustentáveis e uma arquitetura que não impacte tanto o ambiente. Um exemplo é o telhado verde, o qual busca colocar vegetação na coberta da edificação. Essa opção de telhado está se desenvolvendo em edificações aos poucos, pois além do investimento e estudo para que ser implementada, é necessário um investimento maior em manutenção e cuidados para que não ocorra o desgaste precoce. Esse é um exemplo da utopia criada, - como dita na resposta anterior – pois em muitos casos se vangloriam por terem tomado essa atitude e usam como forma de se promoverem, e isso é uma forma de eles tentarem amenizar a culpa.

  1. “Apesar da temperatura durante o dia ser similar à das ruas vizinhas, a praça dá impressão de ser mais fria porque tem mais sombra, menos luminosidade e menos calor irradiado pelos gramados e pelas árvores. Assim, como essa ilha de conforto, outras áreas como essa poderiam ser inseridas em bairros de grande densidade e verticalização, o que poderia contribuir até mesmo para amenizar o clima de toda a cidade. “

    É possível observar que as praças bem mantidas e que possuem arborização são valorizadas, seja para passeios, corridas ou até mesmo quando é preciso ir andando até um local, a praça é escolhida como acessos, mesmo que a pessoa ande mais passando por ela, mas o fato de ali ter árvores, e com isso, sombra, na parte do dia, diversas pessoas preferem passar por lá do que por calçadas onde não há sombreamento algum. Essa ilha de conforto, como citado no texto acima, pode trazer diversos outros benefícios, como a amenização do microclima do bairro - e, se for implementada em alguns locais na cidade, o macro clima da cidade – e a velocidade do vento.

  1. “O concreto, a pedra, o tijolo e o asfalto da pavimentação e dos edifícios recobrem a superfície da cidade como escudo à prova d’água. Incapaz de penetrar no solo e desimpedida pela superfície lisa da cidade, a chuva cai sobre telhados, praças, ruas e estacionamentos corre pela superfície em quantidade cada vez maior, mais rapidamente do que a mesma quantidade de chuva que cai na superfície esponjosa de uma floresta ou campo. ”

    As construções estão cada vez mais presentes na cidade, as ruas não estão possuindo cursos d’água adequados e, até mesmo, uma destinação correta à água das chuvas, que acabam indo para o esgoto e, muitas vezes, tudo é dirigido aos rios ou lagos. O fato de a cidade possui um número de ruas com asfalto impermeável cada vez maior, é um fator que influencia diretamente à questão do clima da cidade e nos problemas com a destinação da água da chuva. Quando chove em diversas cidades do Brasil, é possível vivenciarmos ou vermos em jornais enchentes e, principalmente, ruas alagadas, pois a água não possui onde penetrar no asfalto, os bueiros, muitas vezes estão cheios de lixo e não há local adequado onde a água consiga concluir seu curso e fluía até um lugar adequado. Os problemas urbanos causados por poluição, impermeabilização nos terrenos e asfaltos, causam transtornos até mesmo quando ocorrem chuvas de pouca duração, pois a cidade não está preparada nem para isso, mas acontece que a cidade fica um verdadeiro caos por conta disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com