TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócio de consultoria

Tese: Negócio de consultoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  5.124 Palavras (21 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 21

1 – INTRODUÇÃO

A consultoria empresarial era utilizada nas aldeias, nas pequenas cidades, nos convívios sociais, antigamente os sábios eram julgados os mais experientes, os líderes que aconselhavam seu povo em diferentes assuntos, não com os mesmos termos e conceitos que são utilizados hoje, a consultoria vem com o mesmo intuito de buscar a melhor maneira de se administrar se não os negócios, a própria vida e o convívio social.

Hoje em dia, a consultoria é muito utilizada de maneira formal dentro das empresas, no entanto, não se limitando a elas. Os desafios empresariais estão cada vez maiores e mais graves. A perda do controle, a incessante busca pela redução de custos, as alterações em leis , regulamentações e a fragmentação das atividades são alguns exemplos das atuais dificuldades que comprovam a urgência do conhecimento e desenvolvimento dentro das organizações. Assim, muitas empresas buscam no ambiente externo esse conhecimento, para que possam receber uma visão mais crítica e imparcial para auxiliá-las.

Como objetivos específicos, a consultoria empresarial propõe:

1. elaborar um diagnóstico das áreas funcionais da empresa em questão;

2. identificar seus pontos fortes e pontos fracos;

3. identificar suas ameaças e oportunidades;

4. propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais necessitadas após a análise.

Os fatores de desafios encontrados dentro de uma empresa não são finitos. Em cada época da empresa se tem um fator que tem que ser resolvido com mais prioridade, mas geralmente esse mesmo fator está ligado a vários outros. Um se resolve, começa outro que está ligado ao primeiro e assim por diante.

Os gestores têm que estar sempre em constante acompanhamento com tudo o que acontece e ir adaptando a empresa de acordo com as exigências do momento. Porém, com a aceleração do mercado, a exigência de rapidez nas tomadas de decisão e principalmente as mudanças que o mercado exige, constantemente a consultoria, é uma ótima opção e acaba se tornando fundamental dentro da organização, implementando inovação e desenvolvimento.

1.1 – HISTORIA DA EMPRESA

A empresa Software Developer Localizada em São Paulo - SP é especializada no desenvolvimento de software para instituições financeiras, com amplo conhecimento em sistemas de financiamento, sistemas de consorcios e sistema pra empréstimos.

No período de 2011 a 2012 Passou por varias dificuldades relacionada aos servidores de banco de dados. O DBA já havia alertado sobre esses problemas que poderia para a empresa por falta de recursos de hardware.

A empresa não possui um ambiente para teste que seja compatível com o ambiente de produção.

A empresa diminuiu alguns custos, devido aos últimos gastos da empresa. Ao invés de investi na coleta seletiva, a empresa está fazendo o descarte, em lixo comum, de fitas de backup velhas, pilhas, restos de computador entre outros. O diretor também resolveu que os funcionários vão assinar as férias, mas não vão tirar. Durante este período de férias, eles aproveitam para fazer várias horas adicionais remuneradas e não contabilizadas.

A empresa utilizou-se de código fonte, que era pra ser exclusivo de um cliente “A” para ganha tempo e desenvolver um software similar para outro cliente “B” , na hora de reportar os custo de desenvolvimento, neste segundo caso ele cobrou bem menos do que havia cobrado para desenvolver o primeiro sistema para o cliente “A”.

1.2 – ESTRUTURAS FISICAS

- 8 Notebooks (Windows 7 Pro 64bits, Processador Intel I3, 4gb DDR3, 500gb 7200 RPM);

- 4 Computadores (Windows 7 Pro 64bits, Processador Intel i5, 4gb DDR3, 500gb 7200 RPM);

- 4 Iphone 4S

- Servidor para Banco de dados (Unix, Intel Dual Core 3.0, 4GB DDR3, 500gb 7200 RPM)

- Servidor de teste Banco de dados (Windows XP, Intel Dual Core, 2GB DDR3, 250gb 7200rpm)

1.3 – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAL

• Empresa de Médio porte;•.

• 12 funcionários (Diretor da empresa, Gestor de TI, Gerente Comercial, Administrador de Banco de dados, dois Analistas de Sistemas, quatro programadores, dois vendedores);•.

• Produtos: Sistema de Consórcio, Sistema de Financiamento, Sistema para Empréstimo, Software Gestão Comercial;•.

• Efetuam descarte de materiais em lixo comum;•.

• Reutilizam módulos de sistema vendidos com contrato de exclusividade;•.

2 – FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICA ADMINISTRAÇÃO BANCO DE DADOS

Administrar um banco é, de maneira simplista, instalar, configurar, monitorar e solucionar problemas de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Para explicar de maneira minuciosa este conceito, um Administrador de Banco de Dados tem as seguintes responsabilidades:

• Projeto lógico do banco de dados: criação do esquema lógico usando a DDL;

• Definição de checagem de segurança e integridade;

• Decisão de como os dados são representados na base de dados armazenados;

• Projeto físico da base de dados;

• Definição de procedimentos de recuperação;

• Monitoração do desempenho;

• Contato com usuários para averiguação de disponibilidade dos dados por eles requisitados e ajuda na determinação e resolução de problemas;

• Ajustes apropriados à medida que ocorram mudanças de requisitos

Para cumprir as responsabilidades supracitadas são exigidos conhecimentos em diversas áreas relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com