TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nic. Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR)

Artigo: Nic. Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Artigo  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Nic.Br

Histórico

.Br

O .Br criado e delegado ao Brasil em 1989 por Jon Postel, o domínio era inicialmente operado de forma manual pelo Registro.br e administrado pela FAPESP ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ).

Essencialmente, apenas pesquisadores e as instituições às quais eles pertenciam tinham interesse e condições em se integrar a nova rede e, portanto, em registrar um domínio sob o .br.

Na época, as redes predominantes no cenário acadêmico brasileiro eram a BITNET (Because It’s Time Network), a HEPnet (High Energy Physics Network) e a UUCP (Unix-to-Unix Copy Program). Assim, antes mesmo da conexão brasileira com a internet que se deu em 1991, o domínio foi utilizado para identificar as maquinas que participavam das redes já utilizadas pelos acadêmicos.

CGI

O CGI.br (Comitê gestor da internet no Brasil) foi criado em 1995 para entre outros objetivos, coordenar a atribuição de endereços internet (IPs) e o registro de nomes de domínios .br.

O DNS brasileiro que, em 1996 começava o ano com 851 domínios registrados passou por um crescimento muito grande com a chegada em massa das empresas, provedores e mídias de internet.

Tudo nessa época ocorria de forma manual até que o sistema de registro foi automatizado em 1997 e contou com desenvolvimento interno de software aberto.

Em 2005 o CGI.br criou seu próprio braço executivo, o Nic.br.

Nic.br

O Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do CGI.br desde dezembro de 2005.

Responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da internet no país, abaixo estão algumas atribuições no Nic.br:

 O registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o (.br) , e a distribuição de números de Sistema Autônomo (ASN) e endereços IPv4 e IPv6 no País, por meio do Registro.br.

 O tratamento e resposta a incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil, atividades do CERT.br.

 Projetos que apoiem ou aperfeiçoem a infra-estrutura de redes no País, como a interconexão direta entre redes (PTT.br) e a distribuição da Hora Legal brasileira (NTP.br). Esses projetos estão a cargo do CEPTRO.br.

 A produção e divulgação de indicadores, estatísticas e informações estratégicas sobre o desenvolvimento da Internet no Brasil, sob responsabilidade do CETIC.br.

 Promover estudos e recomendar procedimentos, normas e padrões técnicos e operacionais, para a segurança das redes e serviços de Internet, bem assim para a sua crescente e adequada utilização pela sociedade.

 O suporte técnico e operacional ao LACNIC (Registro de Endereços da Internet para a América Latina e Caribe).

 Hospedar o Escritório brasileiro do W3C, que tem como principal atribuição desenvolver padrões para Web.

Registro.br

O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Também executamos o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no país.

Características técnicas do serviço de domínios

Políticas DNS

As publicações DNS do .br ocorrem a cada 30 minutos através de 6 servidores: a.dns.br até f.dns.br, sendo 3 em território nacional e 3 no exterior.

Delegações de domínios são aceitas somente quando verificado que os servidores indicados respondem com autoridade pelo nome.

As delegações são verificadas periodicamente e problemas são reportados por e-mail aos contatos do domínio.

Todas as opções do .br são assinadas utilizando-se a tecnologia DNSSEC.

Serviço de DNS Autoritativo

O Registro.br disponibiliza aos seus usuários um serviço opcional de DNS autoritativo, com a finalidade de facilitar o processo de registro de um domínio, bem como promover o uso de DNSSEC na internet brasileira. O serviço possibilita a configuração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com