TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nicho Ecológico e suas Descrições

Por:   •  2/12/2016  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIO

  1. O que é nicho ecológico?

O nicho ecológico de uma espécie é diferente de seu habitat, o local físico onde ela se encontra. Os ecólogos dizem que o nicho é a profissão da espécie, e que o habitat é o endereço.

  1. Qual a diferença entre nicho ecológico generalista e especialista?

As espécies generalistas têm nichos amplos, podendo viver em diversos lugares, comer diversos alimentos e tolerar uma variedade de condições ambientais. Já as espécies especialistas ocupam nichos mais estreitos, sendo possível viver em apenas um tipo de habitat, consumir um ou alguns tipos de alimento ou tolerar uma pequena variedade de climas e outras condições ambientais, fazendo com que elas sejam mais susceptíveis à extinção caso ocorram mudanças ambientais.

  1. Explicar a diferença entre nicho fundamental e nicho realizado.

O nicho fundamental de uma espécie consiste na variedade potencial total de condições e recursos físicos, químicos e biológicos que ela poderia teoricamente utilizar, se pudesse evitar competição direta com outras espécies, basicamente os nichos se sobrepõem entre as espécies que competem umas com as outras. Enquanto o nicho realizado trata-se de sobreviver e evitar competir pelos mesmos recursos, então uma espécie geralmente ocupa apenas uma parte do seu nicho fundamental em uma determinada comunidade ou ecossistema.

  1. Qual a espécie (especialista ou generalista) de mais fácil adaptação às mudanças ambientais promovidas pela poluição? Explique.

A espécie generalista, tendo em vista que as espécies especialistas sofrem mais com os efeitos dos impactos ambientais, pois possuem nicho ecológico restrito e vivem apenas em determinados ambientes, o que desfavorece a migração e o estabelecimento em outra área. Então podemos concluir que a generalista se adapta facilmente por possuir um amplo nicho ecológico.

  1. Quais os limites da capacidade de adaptação de uma população a novas condições ambientais? Explique.

A capacidade de uma população se adaptar a novas condições ambientais é limitada por seu conjunto de genes e pela velocidade na qual ela pode se reproduzir. Então uma mudança nas condições ambientais pode acarretar adaptação apenas nas características genéticas já presentes no conjunto de genes de uma população. E mesmo que uma característica hereditária benéfica esteja presente em uma população, sua capacidade de adaptar-se pode estar limitada a sua capacidade reprodutiva. Enquanto inúmeras espécies se adaptam em um curto espaço de tempo, outras levam certo tempo para isso, custando até a sua extinção devido a dificuldade de adaptação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (6.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com