TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nicho De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Nicho De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa.Ocupando pequenos Nichos de mercado, pequenas e médias empresas desenvolvem recursos para manter uma posição saudável no mercado através da contínua perseverança e dedicação em atender seus consumidores melhor que outras empresas, por buscar e compreender as necessidades do seu público.

Para desenvolver uma estratégia de nicho é preciso que haja efetiva oportunidade de mercado e de potencialidades exploratórias da empresa tanto quanto o efetivo desempenho no sentido de aproveitá-la da melhor forma possível. A existência de oportunidades de mercado decorre do ambiente de marketing, das características dos clientes, ou das ações (ou ausência) dos concorrentes

O produto foi planejado, desenvolvido e testado. Quando seu desenvolvimento aproxima-se da finalização, o gerenciamento do produto está apenas começando. Agora, ele deve ser introduzido no mercado e devem ser desenvolvidas e implementadas estratégias para gerar lucros durante sua vida.

Ciclo de Vida do Produto são os estágios que o produto atravessa do nascimento até a morte e, são: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

O estágio de introdução começa quando o novo produto é apresentado para o mercado. As vendas iniciais são lentas, pois os clientes potenciais devem passar por um processo de aprendizagem sobre o novo produto e seus benefícios antes que o comprem. Criar a aprendizagem do cliente exige gastos pesados com propaganda, promoção, distribuição e venda personalizada, todas as quais contribuem para a perda de lucro nesse período.

O estágio de crescimento é caracterizado pelo rápido crescimento da demanda dele, pela entrada de novos concorrentes em resposta e pelos lucros positivos para as variedades de produtos que os clientes decidem que melhor satisfazem suas necessidades. A ênfase da empresa passa a ser construir e manter um conjunto de clientes e membros dos canais de distribuição fiéis e sustentar o crescimento das vendas tanto quanto possível.

O estágio de maturidade mostra a estabilização e o lucro das vendas no seu ápice. Nessa fase, o objetivo do gerenciamento do marketing é maximizar os lucros e alongar o ciclo de vida do produto. Tipicamente, os lucros começam a cair durante a última metade do estágio de maturidade quando os concorrentes lutam por fatias de mercado e começa a correspondente guerra de preços.

O estágio de declínio se dá mesmo que novos usuários sejam descobertos e as taxas de utilização aumentem, as vendas do produto podem eventualmente começar um declínio em longo prazo, quando um produto substituto que oferece um conjunto superior de benefícios substitui o produto “velho”. Freqüentemente, os produtos baseados em novas tecnologias levam ao desaparecimento dos produtos correspondentes. Um bom exemplo é as maquinas de escrever.

Os produtos são a essência de todas as organizações, sejam eles bens, serviços, pessoas, lugares ou idéias. Em geral eles podem ser classificados como de consumo ou industriais. Os produtos de consumo incluem os de conveniência, os de compra comparada, os de especialidade e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com