TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nocoes de Intrumentação

Por:   •  20/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS

ETAPA 1

NOÇOES DE INSTRUMENTAÇÃO

A instrumentação em engenharia esta associada para estudo e pratica, para verificar o comportamento de variáveis para que possa aumentar e melhorar a produtividade e qualidade de processos indústrias.

Instrumentos: equipamentos industriais responsável em controlar e medir, registrar algumas variáveis de um processo produtivo. Ex: disto os postos de monitoramento ambiental ou climatológico, os medidores de consumo de bens como água e gás.

Controle: verificação das medições se esta dentro da tolerância de trabalho definidas. Ex: desse tipo de aplicação o uso de termostatos para controlar a temperatura de ambientes, o uso de sensores de pressão para controlar o nível de reservatórios. o controle de espessura de chapas em laminadores e o controle de processos de mistura de produtos químicos.

Medir: determinar ou verificar a extensão de uma grandeza ou variável. Ex: Determinação de propriedades, parâmetros e características de comportamento de materiais e sistemas. Determinação da presença ou teor de produtos químicos. Ou medir um comprimento e compará-lo  com um metro padrão, através de um instrumento com régua e treina.

Registrar: lançar informação em gráfico ou em forma de arquivo eletrônico.

Indicar: apontar, mostrar, sinalizar o valor.

Variável: situações no qual ocorrem durante o processo de produção, que pode ou não influenciar a qualidade e a produtividade, deixando o processo inseguro, as variáveis são temperatura, pressão, vazão e nível.

Erros em instrumentos

E através de instrumentação, principalmente que o engenheiro faz acompanhamento do acompanhamento do processo, alem disso deve o operador ter sempre em mente que o instrumento também representa a segurança da unidade e do pessoal e que deles dependem a qualidade e acarreta especificações  na elaboração dos produtos.

Instrumentos analógicos: por exemplo, sua precisão e normalmente expressa em percentual, um aparelho de medida com uma precisão de 1 % indica que a grandeza da medida não difere mais do que 1% do valor indicado pelo aparelho. Espacialmente, se o fenômeno se dá sobre um campo, poderá se medido por varredura ou por instrumentos espalhados sobre o campo. Em ambos os casos haverá uma discretização espacial, ou seja, o espaço é amostrado. Tanto no caso de amostragem no tempo como de amostragem no espaço, é preciso determinar, seja por conhecimento prévio do problema, seja por tentativa, a freqüência de amostragem.

Erro de paralaxe: forma se um resultante de incorreto posicionamento do usuário em relação do instrumento formando-se um ângulo incorreto entre linha e divisão do usuário em uma reta perpendicular.

Erro de interpolação: se origina em função do posicionamento do ponteiro em relação a escala de medida do instrumento, pode se observar que o ponteiro acusa uma posição incerta entre dois valores conhecidos, necessariamente não e o ponto médio destes, definir o valor correspondente ao traço da esquerda ou da direita.

Erro em instrumentos digitais: todo indicador digital proporciona uma leitura numérica que elimina o erro do operador em termos de paralaxe e interpolação, se usa na especificação porque o digito mais significativo pode, unicamente assumir valores de 0 a 9.

Sites : https://docs.google.com/file/d/0B4DWrkB2Lh2sd1NWVnEyOTNmbEE/edit?us

https://eletricistamazinho.files.wordpress.com/2010/09/instrumentacao.pdf

Instrumentação industrial: conceitos, aplicações e analises ( 3 edição )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com