TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Zootecnia

Ensaios: Noções De Zootecnia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Noções de Zootecnia

Profa. Msc. Adriana Peruzzi

Aluno: ________________________________________ RGM_______________

Atividade Aula 07 – Suinocultura

1) O correto manejo de leitoas antes da cobertura é essencial para o desempenho e vida reprodutiva da fêmea. Recomendamos um período de adaptação de pelo menos 40 dias, das leitoas na granja nova; antes da cobertura. Durante este período as fêmeas são alimentadas com ração gestação (2,5 kg/animal/dia) com o objetivo de mantermos as fêmeas sem excesso de ração para uma possível resposta positiva ao flushing. As leitoas deverão ser cobertas pela primeira com: (Valor 0,625)

* ter no mínimo 120 kg de peso vivo

• ter 7 meses de idade

• estar no 3° cio, preferencialmente

• espessura de toucinho entre 16 – 18 mm ou mais

2) A suinocultura tecnificada, como qualquer outra atividade agrícola necessita cada vez mais de ser altamente produtiva, haja visto que as margens nos últimos anos vem se apresentando cada vez menores. Ao avaliarmos o desempenho de uma suinocultura moderna devemos nos centrar em alguns pontos relevantes: Adaptado de: http://www.sossuinos.com.br/Tecnicos/info10.htm Acesso em 23/mar/2014.

I - Genética: devemos utilizar, o que existe de mais moderno, disponível em matrizes e reprodutores, melhorados, de acordo com o nível de instalação (construções) utilizadas, e da finalidade da criação.

II - Nutrição: adotarmos um programa de nutrição adequado, moderno, compatível com o nível do material genético utilizado, e que possa definitivamente colaborar, para o melhor aproveitamento do ganho de peso, conversão alimentar, eficiência de crescimento, menor deposição de gordura, e melhor qualidade de carcaça.

III - Instalações: as construções deverão ser dimensionadas de acordo com o tamanho da granja, e finalidade da criação, bem como: utilizar instalações de outras criações; funcionais e que permitam um manejo adequado, com a melhor racionalização da mão de obra.

IV - Sanidade: deveremos procurar manter o plantel livre de doenças que possam causar prejuízos econômicos, e afetar o desempenho, bem como manter monitorado constantemente, o status sanitário da nossa granja.

V - Manejo: podemos afirmar que somente 20% do sucesso de uma suinocultura, depende exclusivamente do manejo, e que este será adotado, em função dos 4 itens, acima relacionados: Genética, Nutrição, Instalações e Sanidade.

Assinale, a alternativa correta: (Valor 0,625)

A) Todas as afirmativas estão corretas.

B) Todas as afirmativas estão incorretas.

C) Somente I está correta.

D) Somente as afirmativas III e V estão incorretas.

E) As afirmativas I, III e IV estão incorretas.

Atividade Aula 08 – Avicultura de Corte e Postura

1) A debicagem deve ser feita para manter a uniformidade do lote, além de prevenir o canibalismo e evitar o desperdício de ração. Esta deve ser realizada primeiramente entre 7 e 10 dias de idade, aproveitando o fato de que as pintinhas estão no círculo de proteção o que facilita apanhá-las. Uma segunda debicagem deve ser feita entre 10 e 12 semanas, em condições normais de criação. Na primeira debicagem retira-se 1/3 do bico, enquanto que no segundo corte deve ser realizado de forma que o bico superior fique com um comprimento entre 5 e 6 mm à partir das narinas. Para a debicagem o produtor deve estar atento para os seguintes detalhes:

I - Debicar aves sadias e doentes sem ter idades recomendadas;

II - Considerar este processo um modificador da anatomia do bico, por isso tem de ser feito com critério e por pessoal especializado e competente.

III - O debicador e as lâminas de corte devem ser revisados antes do início da operação para garantir sua eficiência;

IV - Este processo de debicagem pode ser feito a qualquer momento, pois não causa estresse nas aves;

V - Evitar cortes desuniformes no bico.

Agora, assinale a alternativa correta: (Valor 0,3125)

A) Todas as afirmativas estão corretas.

B) Todas as afirmativas estão incorretas.

C) Somente I está correta.

D) As afirmativas II, III e V estão corretas.

E) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

2) A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com