TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APROVEITAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO

Por:   •  19/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 16

APROVEITAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO

1-INTRODUÇÃO

Tecnologia e inovação são a estratégica de empresas para a venda de produtos. Seja através de um software atual ou designer novo.

Motivando a sociedade a verem seus eletrônicos como desatualizados a cada ano.

Assim trazendo a necessidade de estar com produtos novos e atualizados a cada momento para seu conforto e praticidade.

Como em países desenvolvidos, os ciclos de substituição de aparelhos estão cada vez mais acelerados. O tempo médio para troca dos celulares - que já são mais de 102 milhões em uso no nosso País - e de menos de dois anos. Já os computadores, cuja base instalada e estimada em 33 milhões, é substituída a cada quatro anos nas empresas e a cada cinco anos pelos usuários domésticos (MOREIRA 2007ª).

Essa inovação constante gera um ciclo rápido no consumismo, onde o descarte do antigo é inevitável.

1.1-OBSOLESCÊNCIA RÁPIDA DE EQUIPAMENTOS

Lixo eletrônico é definido como sendo todo o resíduo resultante da rápida obsolescência de equipamentos eletro-eletrônicos. Nestes estão incluídos aparelhos compostos quase que totalmente por circuitos eletrônicos como televisores, celulares, computadores. . . Mas também estão incluídos equipamentos eletrodomésticos que possuem alguma parte eletroeletrônica. São aos exemplos: geladeiras, máquinas de lavar, batedeiras. . . .(FAVERA, 2008)

A substituição destes produtos por novos se torna mais viável em questão financeira, é mais vantajoso comprar um novo com tecnologia, do que o conserto. Trazendo quase que total estes produtos ao descarte em lixo doméstico em maior parte dos casos, onde gera o lixo eletrônico.

Diante desta situação as autoridades visam minimizar os impactos causados por estes eletrônicos, que são considerados resíduo sólido. Foi criado um projeto que visa responsabilidade compartilhada entre governos, indústrias, comércio e consumidor, que seria uma logística reversa, onde obrigam fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a criar um mecanismo de recolha após o uso.

Onde estes produtos retornam à empresa, que destinará ao fim que seja adequado ambientalmente.

Apesar de ser uma questão crescente sobre a gestão deste resíduo, e, entretanto, ainda pouco se sabe a respeito de reciclagem de equipamentos principalmente eletrônicos ou de qualquer mecanismo de minimização desta classe de resíduos. (NATUME a, SANT´ANNA b, 2011)

Este problema industrial obriga a sociedade a discutir o destino correto sobre o destino destes equipamentos em desuso. Assim deixando claro que o descarte de lixo eletrônico de forma irregular pode trazer a sociedade e a natureza malefícios grandes e em longo prazo.

A tecnologia é necessária, mas também de organização no processo final, para que o principal que é a sociedade e o meio ambiente, não seja afetado.

1.2-COMPOSIÇÃO DE SUCATA ELETRÔNICA

O lixo eletrônico é composto por diversas substâncias, desde elementos químicos simples e hidrocarboneto complexo.

Analisando a tabela a seguir, veremos como estes metais possuem um alto valor comercial, entre o ouro, a prata e a platina.

Estas são algumas das principais vantagens para o processo de reciclagem por trazerem vantagens financeiras, além da prevenção do planeta.

Das substâncias presentes são encontradas mais de 70 em metais na Tabela1(FAVERA, 2008).

Tabela 1- Composição de tonelada da sucata eletrônica mista.

Ferro Entre 35% e 40%

Cobre 17%

Chumbo 2% e 3%

Alumínio 7%

Zinco Entre 4% e 5%

Ouro Entre 200 e 300 gramas

Prata Entre 300 e 1.000 gramas

Platina Entre 30 e 70 gramas

Fibras e Plásticos 7%

Papel e Embalagens 5%

Resíduos não recicláveis Entre 3% a 5%

Fonte: FAVERA, 2008

1.3- COMPONENTES DO COMPUTADOR

Podemos citar um computador onde são utilizadas 1,8 toneladas de materiais diversos tipos para constituí-lo.

Incluímos os combustíveis fósseis são gastos 240 quilos, 22 quilos de produtos químicos e 1.500 quilos de água. O problema é que a fabricação dos chips consome uma enormidade de água. Cada etapa da produção de um circuito integrado, da pastilha de silício até o microprocessador propriamente dito, exige lavagens seguidas em água extremamente pura. Que não sai assim tão pura do processo, obviamente. (ROSA, 2007).

Para fabricação de um computador é utilizado material simples e básico, dentre eles plásticos e metais.

Mas a composição do computador também é necessária algumas substâncias das quais é extremamente prejudicial à saúde, entre elas o chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc.

Tabela 2 - Componentes do Computador.

Metais Ferrosos 32%

Plásticos 23%

Metais – Não Ferrosos

(cádmio, mercúrio, berílio, etc.). 18%

Vidro 15%

Placas Eletrônicas

(ouro, prata, platina, etc.). 12%

Fonte: Programa Ambiental das Nações Unidas

1.4 - RECURSOS NATURAIS E SUA CAPACIDADE

Na Tabela 01, podemos analisar a escala de exploração dos recursos naturais e de geração de resíduos.

Mais de 10 milhões de substâncias diversas foram sintetizadas pelo homem nos últimos anos, alterando a capacidade do meio ambiente de absorvê-los e reintroduzi-los ao ciclo de renovação do meio ambiente. A partir daí, só se viu um aumento na escala de exploração dos recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com