TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS

ADMIR DE ANDRADE MATOS JÚNIOR

ALISSON EDNEI BARBOSA DE SOUZA

ANA CLÁUDIA APARECIDA MORAIS

BRUNO DA SILVA VICENTE

DIEGO PEREIRA REGASSI

EMERSON PIRES CARDOSO

KEVERSON DIEGO DE PINHO BARROSO

LARISSA ALVES REGONHA

SILVANEI LUCAS ROCHA COUTINHO

AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO

SOROCABA

2015


ADMIR DE ANDRADE MATOS JÚNIOR

RA: C131CG-2

ALISSON EDNEI BARBOSA DE SOUZA

RA: C16061-4

ANA CLÁUDIA APARECIDA DE MORAIS

RA: C2039F-2

BRUNO DA SILVA VICENTE

RA: C0531E-4

DIEGO PEREIRA REGASSI

RA: C16030-0

EMERSON PIRES CARDOSO

RA: C30123-0

KEVERSON DIEGO DE PINHO BARROSO

RA: C27JII-3

LARISSA ALVES REGONHA

RA: B98IEG-9

SILVANEI LUCAS ROCHA COUTINHO

RA: C20GIH-8

AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO

Trabalho apresentado à Universidade Paulista junto ao curso de Engenharia Civil, como exigência parcial para o cumprimento do semestre do curso.

Orientador: Prof. Irval

SOROCABA

2015


Aprovado pela Banca Examinadora em _____ de ______________ de 2015.

BANCA EXAMINADORA

Professor(a) ___________________ – UNIP

Professor(a) ___________________ – UNIP

Professor(a) ___________________ – UNIP


SUMÁRIO

Objetivo

05

Resumo

05

Introdução

05

O que é um aquecedor?

06

Procedimentos para construção

07

Custos

08

Referências

11

OBJETIVO

Construir um aquecedor solar multicopos com a utilização de canos de PVC e copos na obtenção de captar a energia solar.Tem suas prioridades voltadas para a rapidez na montagem, e de fácil acesso e simples manuseio, visando a utilização de matérias recicláveis onde colabora com o meio ambiente e deixando o protótipo com um baixo custo.

RESUMO

O protótipo consiste na realização de um aquecedor solar de baixo custo e que seja eficaz e ambientalmente correto. Por isto, decidimos utilizar e reutilizar materiais de fácil acesso e, que são descartados no meio ambiente. Este pequeno projeto se trata em utilizar a energia solar que é infinita para aquecer a água. Contudo, este protótipo visa a ajudar a diminuir a utilização de outros recursos energéticos como: Usina termoelétrica e Hidráulica. Este sistema de aquecedor visa na utilização de materiais leves que são os canos PVC, que é o corpo do protótipo e os copos. Os copos foram encaixados no protótipo onde visa a sua reutilização, pois são descartados de forma inadequada pelos seres humanos em seu uso. Em sua montagem qualquer pessoa tem a capacidade de desenvolver este processo. O processo de instalação é rápida e não produz um grande resíduo. A perda de matéria é quase nula e, então, o que sobra pode ser reciclado.

1 Introdução

A natureza nos proporciona diversas fontes de energia, para nosso consumo. Porém, mesmo estando em meio a diversas variedades de fontes, ainda assim, há sempre uma dificuldade para adquirir a energia e isso faz com que tenhamos que desembolsar altos valores para obtenção da mesma. Sem contar que dependendo da fonte na qual geramos energia, e o seu excesso de consumo, em consequência, ainda implicaremos no aumento do impacto ambiental.

Felizmente, há recursos que podemos utilizar que, além de nos fazer economizar, ainda torna-se um pequeno projeto sustentável, poupando, portanto, a natureza.

Um exemplo disso é o aquecedor solar de baixo custo, no qual com os materiais apropriados, sabendo projetá-lo e executá-lo, podemos com seu uso, substituir o chuveiro elétrico e qualquer outro aparelho que tenha a função de aquecer a água.

Pensando nisso, em 1992, o Engenheiro Elétrico Augustin T. Woelz, juntamente com o Técnico em Mecânica e Química José Ângelo Contini, desenvolveram o primeiro aquecedor solar de baixo custo, na qual foi apresentado à ECO/92. Um projeto como esse que traz consigo um meio de economizar, acaba impulsionando diversas pessoas a utilizarem-se do equipamento, ou similares ao mesmo.

Tendo como base todo o conhecimento necessário e diretrizes para fabricação de um aquecedor solar, vamos construí-lo e de forma organizada mostrar o passo-a-passo, materiais utilizados, custos, funcionalidade levando em consideração sua eficiência e capacidade de abastecimento.

        

2. O que é um aquecedor solar?

A energia solar é um dos assuntos mais comentados no mundo, neste protótipo a busca é usar esta energia, seu desenvolvimento e principalmente na obtenção de energia com um princípio de coletar materiais descartáveis que são muito usados no dia a dia que é o copo descartável na construção do aquecedor solar. O processo de montagem do protótipo é rápida, contendo corte de PVC com dimensões de 400mm de comprimento e 400mm de largura seu peso não chega a 20 kg o que é de se admirar. Após obter todas as barras de PVC cortadas nas dimensões citadas basta colar os cotovelos e “T” em seguida nos seus devidos lugares. A parte dos copos ficaram entre os tubos de PVC, que serão revestidos de alumínio para ajudar na capitação de energia solar para pode elevar a temperatura do cano, levando em conta após a colagem basta aplicar tinta preta para que possa ajudar na obtenção de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (556 Kb)   docx (417.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com