TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO, MELHORIA E CONSTRUÇÃO DE UM AQUECEDOR SOLAR RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO, MELHORIA E CONSTRUÇÃO DE UM AQUECEDOR SOLAR RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO

2º BIMESTRE - 2017

Trabalhoapresentado à AssociaçãoEducacional        Dom        Bosco,mantenedora da Faculdade de Engenharia de Resende, comorequisitoparcialparacomposição da nota da disciplinaFenômenos de TransporteouProjetoIntegrador

Prof. MSc. Washington de MacedoLemos

RESENDE

2017


[pic 5]

  1. Apresentação do Projeto

O presenteprojetotrata de um aquecedor solar feito a base de garrafas pet, caixas de leite longa vida e canos de pvc. Pormeiodeste é visado o aproveitamento da situaçãoclimática de nossopaís, que,porser tropical,nosproporcionadiasensolaradosemgrandespartes do ano. Outro fatorquecontribuíbastanteparaapostarnestetipo de recurso é o baixocusto de investimentoe materiais.

O aquecedorutiliza do sistematermossifão,um sistema simples, fiávele o maiscomum. Seufuncionamento (ocorredevidoàs) baseia-se nascorrentesnaturais de convensão dos fluidos, ouseja, nadiferença de densidade entre a águafria e (…) suaalternância.Nível superior (quente) e nível inferior (fria).Devido à forçacriadapelasdiferenças de temperatura , a águacirculaatravés dos canos de pvc entre oscoletores e o reservatóriotérmico do sistemaautomaticamente. Cadavezqueaáguafaz o ciclopordentro do aquecedorela é aindamaisaquecida.

O projetovemsendoimplantadoporongs, empresas entre outrasinstituições, devido a seucustobenefício, além da nítidaeconômia de energia tem tambémporfinalidadeauxiliarfamíliascarentes e preservar o meioambiente.

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

  1. Cronogramafísico e financeiro

CronogramaFísico

[pic 9]

CronogramaFinanceiro


[pic 10]

  1. Impactoambiental e social do projeto

O consumo de energiaelétricaemnossopaís é muito alto, e parasuprirtodaessanecessidade de energia tem sidoconstruídasmaisusinashidrelétricas. Essasusinasnãopoluem o ar, mas causamenormesimpactosambientais, poispara a construção de hidrelétricas é necessárioalagarumavastaáreanaconstrução de represas, áreasessasquenormalmente antes eramflorestas, cidades e vilarejos. Existemoutrasopçõescomo: usinasnucleares (geramgrandequantidade de lixotóxico e podemcausargrandescatástrofes), termo-elétricas (consomemosrecursosnaturaiscomocarvão mineral, biomassas e derivados de petróleo, e produzemmuitapoluição), entre outras.

A energia solar é um meio de energialimpa e é muitofavorável a nossopaísque tem um clima tropical com diasensolaradosemgrandespartes do ano, mas osaquecedoressolaresconvencionaispodemsermuitocaros, então com o projeto do aquecedorcaseirofeito a base de materiaisrecicláveisficamuitomaisviávelessafonte de energia, que tem gastosminímos com ferramentas e oscanos de pvc, poissua base é feita de materiaisqueseriamdescartádos.

Sabendoque o chuveiro é um dos maioresvilões no consumo de energiaelétricapodemosconcluirque o aquecedor solar vaibaixar o consumo da energiavinda de usinasqueprejudicam o meioambiente, reciclarmateriais e gerargrandeeconômiafinanceira.Além de tudopodemosajudarfamílias de baixarendaaplicando o aquecedoremsuas casas e ajudando a baixar o valor da conta de energiaelétrica.

(Essetipo de aquecedornão é adequado a países com um rigorosoinverno, apenas é aplicável a paísestropicaisou sub-tropicais.)

  1. Aspectosteóricosenvolvidos
  1. Calor e Trabalho –

“É aenergiatrocada entre um sistema e o ambientedevido a umadiferença de temperatura.” ( Halliday, Vol.2 p. 192)

  1. Tipos de sistemastermodinâmicos –

idem anterior

  1. Definição de fluidos –

Um fluido, ao contrário de um sólido, é uma substância que pode escoar. Os fluidos

assumema forma do recipiente em que são colocados. Eles se comportam

dessa forma porque não resistem a forças paralelas à sua superfície. ( Um fluido é uma substância que escoa porque não resiste a tensões de cisalhamento, embora muitos fluidos, como é o caso dos líquidos, resistam a tensões compressivas.) (Halliday, Vol.2 p.59)

  1. Definição de temperatura e escalas –

A temperatura é uma das grandezas fundamentais do SI e está relacionada às nossas sensações de quente e frio.No SI, a temperatura é medida na escala Kelvin, que se baseia no ponto triplo da água (273,16 K). Outras temperaturas são definidas pelo uso de um termômetro de gás a volume constante, no qual uma amostra de gás é mantida a volume constante, de modo que a pressão é proporcional à temperatura. (Halliday, Vol.2 p. 206)

  1. Massa específica –

“São substânciassemuma forma definida e emprepriedadesquepodemvariar de um ponto a outro nasubstância” (Halliday, Vol.2 p.59)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (485 Kb)   docx (193.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com