TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Patologia

Por:   •  30/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 11

ESTUDO DE CASO: MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS RELACIONADAS AOS MECANISMOS DE DEGRADAÇÃO DO CONCRETO

Leonardo Martins Kern [1]

Wagner Gross[2]

Prof.(a) Amanda Silveira[3]

Resumo

 O presente artigo refere-se a um estudo de cinco casos patológicos reais e diferentes entre si. As mesmas estão relacionadas aos mecanismos de degradação do concreto. O objetivo é analisar os cinco casos, bem como apresentar soluções técnicas para minimizar ou até mesmo eliminar os problemas causados. Para isso, realizou-se um estudo de casos reais de degradação do concreto que são eles: degradação superficial; fissuras; retração do concreto; corrosão de armadura e recalque diferencial. Com esses é possível enfatizar os diferentes níveis das patologias encontradas nas construções e as suas conseqüências.

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade o homem utiliza materiais como elementos construtivos. No entanto, ao longo dos anos vem se preocupando cada vez mais com a segurança das edificações e principalmente com o desenvolvimento de materiais, métodos e técnicas construtivas para diminuir possíveis manifestações patológicas

Na área da construção civil o termo Patologia é a ciência que estuda todos e quaisquer fenômenos que afetam o desempenho de uma edificação seja ele físico, econômico ou estético. A perda de desempenho pode ocorrer devido a projetos mal elaborados, emprego inadequado dos materiais utilizados, má execução do serviço, métodos construtivos, baixa qualidade de materiais, manutenção inadequada do edifício, utilização de agentes de degradação que atuam com o decorrer do tempo. Todos esses fenômenos podem vir a causar futuras manifestações patológicas.

Com base nestes dados, o referente trabalho tem o objetivo de identificar e analisar as manifestações patológicas relacionadas aos mecanismos de degradação do concreto onde foram identificados os problemas. Observando a importância desta ciência na prática diária de engenheiros civis para evitar falhas ou ao menos desacelerar consideravelmente os mecanismos de degradação do concreto.

REVISÃO DE LITERATURA

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Sabe-se que a manifestação patológica do concreto armado é inevitável, pois com o passar do tempo os elementos de concreto perdem a solidificação devido as diversas condições a que são submetidos. Por isso é muito importante o prévio conhecimento das diversas manifestações patológicas existentes no concreto armado (PEREIRA; MELO, 2020).

Sendo destaque o concreto que é um dos materiais mais utilizados nas construções de estruturas, que tem em sua composição: cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água. E quando é inserido o aço no concreto o mesmo é chamado de concreto armado, formando elementos resistentes e duráveis. Observando as preocupações referente a qualidade do concreto obtendo a mínima durabilidade, evitando futuras patologias (ARIVABENE, 2015).

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnica NBR 6118:2014, que determina a durabilidade como a capacidade que a estrutura resiste aos diversos tipos de influências definidas em projeto. As estruturas e concreto armado devem ser projetadas e construídas sob as condições ambientais determinadas quanto a utilização, conservando a segurança, estabilidade e o serviço correspondente a sua vida útil (ABNT, 2014). Sendo classificado a vida útil de uma estrutura conforme os seguintes itens (HELENE, 1997 apud ARIVABENE, 2015):

  • Vida útil de projeto: processo de despassivação da armadura em que o consiste em um período de tempo, início ao término do processo;
  • Vida útil de serviço: tempo em que as manifestações começas a apresentar efeitos dos agentes agressivos, do aparecimento de manchas até o destacamento do cobrimento;
  • Vida útil total: é o período de tempo em que a estrutura entra em colapso parcial ou total, sendo condenada ou os processos de reparo são inviáveis;
  • Vida útil residual: período de tempo em que as analises, vistorias ou intervenção das estruturas ainda são capazes de desempenhar as funções originais.

“Desta forma podemos sintetizar que a vida útil de uma estrutura, é o período de tempo compreendido entre o início de operação ou uso da mesma, e o momento em que seu desempenho deixa de atender às exigências pré-estabelecidas do usuário” (ARIVABENE, 2015).

PATOLOGIAS

Patologia é definido como estudo da doença, na construção civil a patologia estuda os danos que ocorrem nas edificações, são manifestadas em diversas formas como: trincas, rachaduras, fissuras, manchas e outras (ARIVABENE, 2015). Segundo Cánovas (1998) apud Arivabene (2015), [...] “patologia é a parte da engenharia que estuda os mecanismos, os sintomas, as causas e origens dos defeitos das obras. Em alguns casos, é possível se fazer um diagnóstico das patologias apenas através da visualização”.

Em outros casos os problemas podem ser mais complexos necessitando investigar os projetos originais, cargas em que a edificação foi submetida, detalhar a forma em que os serviços foram executados e identificando os problemas para corrigir as mesmas. Muitos estudos mostram um aumento significativo dos problemas patológicos em edificações, geralmente tem origem na fase de planejamento e projeto. Geralmente as falhas mais graves que as relacionadas à qualidade dos materiais e métodos construtivos não eficientes (CÁNOVAS, 1998 apud ARIVABENE, 2015).

MECANISMOS DE DEGRADAÇÃO DO CONCRETO

DESGASTE SUPERFICIAL

Esse fenômeno é o processo de deterioração dos materiais ao longo do tempo, está relacionada a vida útil dos materiais onde o início deste processo ou quando se encontra em um estágio mais avançado pode afetar a durabilidade do concreto. Conforme esses materiais são expostos as condições variadas de agressividade, menos ou mais severas, o processo de deterioração ocorre com o passar do tempo (ABITANTE, 2004 apud SILVA, 2011).

FISSURAS EM PISO DE CONCRETO

As fissuras são situações comuns em estruturas de concreto, sendo considerada de própria natureza da composição. Esse é um problema que geralmente é tratado de forma simples mas pode ter sua propagação evoluída para trincas e fendas comprometendo o elemento estrutural. “Essa propagação acima do limite pode ter como ponto de partida falhas de projeto, erros na etapa de execução, má qualidade dos materiais envolvidos e/ou na utilização inadequada do piso a que o mesmo estaria inicialmente destinado”. Ao identificar as causas e as consequências de um sistema de fissuras é importante a garantia de um sistema que gere qualidade e durabilidade dos elementos (SOARES, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (958.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com