TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Patologia em Gesso - Artigo

Por:   •  13/9/2021  •  Artigo  •  2.881 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

III CIECITEC                                                                        Santo Ângelo – RS – Brasil

PATOLOGIAS EM FORROS DE GESSO EM EDIFICAÇÕES NA CIDADE DA PRATA-PB: CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Antonildo Campos da Silva Júnior 1, Antônio de Freitas Barros Júnior 1, Hélder Sousa Silva1, Rodrigo Leite Nunes de Farias1, Vinícius Batista Campos 2

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Monteiro, juniorcamposs@hotmail.com; antoniofbarrosjr@yahoo.com.br; helderss83@hotmail.com; rodrigolfarias@yahoo.com.br

2 Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari, vinicius.campos@ifap.edu.br

 

RESUMO: Com a evidência das manifestações patológicas em construções nos últimos anos, mesmo sabendo que essa ciência não seja recente, há a necessidade do formar profissionais com amplo conhecimento na área, principalmente por meio de atividades didáticas práticas. A pesquisa foi realizada na cidade da Prata - PB, onde foram visitadas em residências (20) e pontos comerciais (10) da rua principal da cidade, que nesses também se observou manifestações patológicas nos forros de gesso. Utilizou-se o projeto integrador como metodologia e, atrelado a essa visita in loco e registro fotográfico além do acompanhamento do processo de montagem do forro de gesso.  Como resultado foi constatado que 70% das casas e 100% dos pontos comerciais visitados, apresentaram manifestações patológicas ocasionadas por vícios e práticas construtivas errôneas. O embasamento técnico-científico atrelado a atividade de ensino, proporciona ao profissional da área da construção civil uma vivência mais abrangente, resultando assim num egresso mais conhecedor do mundo do trabalho.

Palavras Chaves: Manifestações Patológicas; Fissura; umidade.

  1. 1 INTRODUÇÃO

        

        O termo patologia das construções é a ciência da parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e as origens dos defeitos das construções, ou seja, é o estudo que produz o diagnostico do problema (HELENE, 1992). Ultimamente vem sendo pronunciado com muita frequência, tendo em vista que essa ciência não seja recente, porem com o avanço das construções tanto no Brasil como no mundo, e com ela a sua modernização nos processos construtivos, economia com materiais, a rapidez na execução, novos materiais e também a falta de capacitação correta da mão de obra, corrobora para a criação e aumento das manifestações patológicas nas construções.

        A patologia na construção pode ser entendida, analogamente à Ciência Médica, como o ramo da engenharia que estuda os sintomas, formas de manifestação, origens e causas das doenças ou defeitos que ocorrem nas edificações (GUIMARÃES et al., 2003). Os problemas patológicos estão presentes na maioria das edificações, seja com maior ou menor intensidade, variando o período de aparição e/ou a forma de manifestação. Segundo Lichtenstein (1985), estes problemas podem apresentar-se de forma simples, sendo assim, de diagnóstico e reparo evidentes ou então, de maneira complexa, exigindo uma análise individualizada. As formas patológicas encontradas com maior frequência são infiltrações, fissuras, corrosão da armadura, movimentações térmicas, descolamentos, entre outros.

        O custo do serviço da aplicação do forro de gesso por m² custa R$ 12,00, e o preço da placa de gesso placa de gesso com dimensões de 60x60cm (Figura 01) é de R$ 5,00, dados esses coletados referentes a quatro fábricas contatadas da cidade de Monteiro-PB, as quais fornecem as placas e demais insumos para tal processo, como também a mão de obra para execução, pois a cidade de Prata não dispõe desse tipo de empresa.

Figura 1 - Layout da placa de gesso 60x60

[pic 1]

Fonte: Pires Sobrinho (2009)

 

        Os cursos de graduação nas áreas de Engenharia (por exemplo, Curso de Engenharia Mecânica, Curso de Engenharia de Materiais, entre outros) e de Tecnologia (por exemplo, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Curso Superior de Tecnologia em Soldagem, entre outros), normalmente, não contemplam em suas Diretrizes Curriculares uma proposta de atuação pedagógica através da utilização de estratégias interdisciplinares. Na prática, o que se observa é uma dissociação dos conhecimentos trabalhados em diferentes unidades curriculares (disciplinas) de uma matriz. No entanto, as instituições que se utilizam desses recursos pedagógicos em suas práticas o fazem por necessitarem de ferramentas para o ensino que, se adequadamente aplicadas, dinamizem o currículo e fortaleçam a formação dos educandos. Esse currículo deve ser concebido numa nova perspectiva de ação que se constitui mais dinâmica que potencializa as competências e habilidades profissionais necessárias aos graduandos (profissionais em formação). Portanto, considerando esta nova forma de ver o currículo, uma estratégia potencialmente adequada e aplicável para a realidade brasileira é Projeto Integrador (PI) (SANTOS E BARRA, 2012).

        O objetivo desse trabalho foi verificar as manifestações patológicas encontradas nos forros de gesso das edificações da cidade da Prata-PB, bem como apresentar medidas paliativas e recomendações para evitar as patologias que poderiam ser evitadas se os processos construtivos obedecessem às normas construtivas.

  1. 2 METODOLOGIA

        A pesquisa foi realizada na cidade de Prata – PB, onde foram realizadas visitas a residências e pontos comerciais, utilizando exame visual, e acompanhando o processo de confecção e montagem em algumas residências, o qual é normatizado pela NBR 12775 - Placas lisas de gesso para forro; determinação das dimensões e propriedades físicas. Durante as visitas foram feitas entrevistas com os responsáveis pela a execução do forro de gesso na hora da aplicação, ou seja, conforme acontecia a aplicação das placas, o montador nos falava o passo-a-passo processo, e posteriormente acontecia a instalação. Nos locais de visitados, o número de trabalhadores sempre era de um montador e um auxiliar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com