TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigos e Conceitos

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

                                        [pic 1]   [pic 2]

Curso:

Engenharia da Computação

Disciplina:

IA

Turma:

10º Período (Noturno)

Nomes dos Alunos:

Marcelo de Carvalho Lemos

Nota:

Prof. Tiago Alves  

Trabalho 01 – Pesquisa – IA (Ponto Extra)

  1. Apresente um artigo atual (2013-2016) que trate de uma pesquisa no âmbito da Inteligência Artificial (fontes de consulta: Internet, Anais de eventos etc.). Faça um resumo desse artigo, destacando o seu objetivo, a técnica utilizada, a metodologia, e os resultados obtidos e, por fim, faça uma análise crítica (entre 08 linhas e 12 linhas)que é um sistema de informação (SI)? E para descrição no Mundo Real dos SI’s quais são seus tipos?

O artigo escolhido, dentro do período de tempo especificado acima, foi o de tema Inteligência Artificial e sua Aplicação em Serious Games para Saúde, tendo como autores Thaíse Costa, Liliane Machado e Ronei Moraes, com publicação datada em outubro de 2014 e acessível pelo site https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis, da revista eletrônica Comunicação, Informação & Inovação em Saúde. Artigo este que segue em anexo ao conteúdo do trabalho de pesquisa em questão.

De forma sucinta, o artigo trata de programas denominados como Serious Games que oferecem ao usuário diversos recursos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista de análise crítica da saúde de um determinado indivíduo, estes aplicativos, que nada mais são jogos, coletam a todo instante ações do usuário para atualizar o ambiente, controlar personagens, avaliar o desempenho do jogador e fazer uma determinada classificação. Tudo isso ocorre sob a semântica desdenhada da Inteligência Artificial que, através de módulos e modelos, é capaz de auxiliar nos processos decisórios.

Esta inteligência pode atuar em diferentes níveis, tais como: tomadas de decisão e estratégia, além de movimentação de personagem, avaliando a todo momento as tomadas de decisões entre aplicação e ações do usuário e reagindo automaticamente a elas. De forma ascendente, a IA vai ganhando relevância nos games como alinhada na construção de novos paradigmas sob o ponto de vista do conhecimento, sendo trabalhada cientificamente por estudiosos no assunto. O artigo enfim, discute técnicas e métodos de IA que costumam ser aplicados em jogos em séries para saúde, vislumbrando diversas importâncias e discriminando potencialidades.

Após a leitura pode-se perceber a importância da IA em diversos campos não só da computação, mas também no convívio social num todo. Foram apresentados no texto citações de Millington Funge, que carrega consigo uma vasta experiência profissional para o problema de melhorar a qualidade da IA ​​em jogos. Ele descreve numerosos exemplos de jogos reais e explora as ideias subjacentes através de estudos de caso detalhados. Ele vai além e apresenta muitas técnicas pouco usadas pelos desenvolvedores hoje. Inclusive ele possui um site contendo uma biblioteca de código-fonte C ++ e programas de demonstração, além de uma biblioteca completa de código-fonte comercial de algoritmos e técnicas de IA.

Artigo explora e apresenta também árvores de comportamento, sistemas de Markov, comportamento para metas; sempre trabalhando ideias sobre o contexto de implementações da saúde. Necessidade esta que surge devido as tratativas do alto volume de dados ou incertezas intrínsecas a sistemas bem complexos, salientando à fusão de métodos e técnicas para atingir o almejado objetivo. Desta forma, é importante destacar que não existe um padrão a ser seguido no que se refere aos artifícios propostos da inteligência artificial direcionada para os Serious Games, mas se reforça a importância da investigação e estudo dos problemas abordados.

  1. Em que consiste o “Teste de Turing”? Leia o artigo original de Turing sobre IA (Turing, 1950), disponível em nos endereços abaixo.  Faça um resumo (no máximo 10 linhas) sobre os principais tópicos abordados. No artigo, Turing discute várias objeções potenciais a suas propostas e ao seu teste de inteligência. Faça uma análise crítica dessas objeções.
  1. http://www.loebner.net/Prizef/TuringArticle.html 
  2. www.tiagoalves.com.br/podeuma-maquina-pensar.htm;

Teste de Turing foi proposto pelo britânico, matemático e filósofo, Alan Turing no início da década de 1950, baseado num artigo publicado com o nome de “Máquinas de Computação e Inteligência”. Uma grande questão que é lançada por ele era se uma máquina poderia pensar e tomar decisões sem ajuda de seres humanos. Outra questão que é discutida, é se um indivíduo sabe definir bem o significado da palavra pensar e, por si só, como isso acontece? Para se dizer que alguma coisa pensa é preciso que esta tenha consciência? Sentimentos? “Vida mental”? Diante desses e outros pontos, Alan Turing sugeriu uma reformulação do problema e um novo método de solução. A grande sacada foi saber se as máquinas eram capazes de “imitar”, de modo convincente, o comportamento dos seres humanos em situações nas quais as pessoas se comunicam, isto é, demonstram publicamente ações espontâneas de raciocinar e falar. A partir disso, Turing remata a ideia e propõe o seguinte enigma: “As máquinas podem pensar?”. Daí surge-se o projeto “Jogo da Imitação”. Vejamos, de forma sucinta, a análise crítica desse modelo:

Uma pessoa, o “interrogador”, deve conversar com o outro jogador e verificar, ao final de cinco minutos, se o outro jogador é uma pessoa de verdade ou um programa de computador. Os dois jogadores devem estar em locais separados e a conversa entre eles deve ocorrer por escrito. Turing chega mesmo a propor que, em circunstâncias ideais, os jogadores deveriam utilizar um “teletipo” (teleprinter) para realizar a conversa. Não deve ter ocorrido a Turing, na época em que escreveu o artigo, que emails, SMS, WhatsApp, e o chat do Facebook se tornariam um dia o método predominante de conversação entre as pessoas. O jogo da imitação é, de certa forma, a condição humana agora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com