TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço de Massa Sem Reação Química

Por:   •  24/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Balanço de massa sem reação Química

Durante o Balanço de massa sem reação Química diz-se que nenhuma massa pode ser criada, nem destruída, ou seja, ocorre lei de conservação. Observando a Equação 1 é possível entender ainda melhor. Para iniciar este entendimento é imprescindível não esquecer da Lei de conservação de massas de Lavoisier “A soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos de uma reação.”        

∑massa entra= ∑massa sai                                          Eq1

Na Figura 1, este processo de conservação das vazões demonstra exatamente como ocorre o uso da fórmula com representação numérica.

                          500 kg                                             500 kg[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Esses processos são classificados em relação ao tempo ou ao modo operacional, sendo subdividos em: Contínuo, Semi-contínuo e Descontínuo (Batelada), com relação ao modo, já em relação ao tempo são permanente e transiente (não permanente). Durante o processo contínuo a alimentação e os produtos fluem continuamente durante todo processo, já no semi-contínuo a massa não é adicionada nem removida durante a operação, e no batelada massa não é adicionada nem removida enquanto dura a operação, o sistemas estacionário e transiente envolvem algumas condições como por exemplo temperatura, pressão vazão e  quantidade de massa, se diferindo apenas em que durante o permanente essas condições são mantidas, já no não permanente ocorre o inverso.

balanço de massa (também conhecido como balanço material) é um dos cálculos mais utilizados na engenharia química. Ele consisti basicamente em uma descrição de fluxos de massa de entrada e saída de um processo, cujo seu principio se baseia na lei de conservação de massa, sendo expresso pela seguinte:

[pic 4]

Equação do balanço de massa com acúmulo

Esses processos são

Quando o processo é continuo e opera em regime permanente (RP), isto é, não há alterações das variáveis de processo com o tempo, o acúmulo é zero e a equação resulta em:

[pic 5]

https://www.engquimicasantossp.com.br/2015/06/balanco-de-massa-balanco-material.html

Amônia

A Amônia em condições normais, temperatura e pressão ambiente, se apresenta como um gás leve, de densidade menor que o ar em 0,59, aproximadamente, de coloração incolor e possui odor forte. Seus pontos de fusão e ebulição são respectivamente -77,7 e -33,35. Em estado líquido é um dos solventes mais usados para estudos de reações químicas, sua disponibilização comercial é apresentada em solução aquosa de 15 mol L-1.

Quando a Amônia sofre combustão obtém-se o Óxido Nítrico, podendo representada pela Equação 2

4NH3+5O2 4NO+6H2O                                  Eq.2

O Óxido Nítrico (NO) é bastante importante para a economia, principalmente quando se trata de suplementos alimentares, pois, eles atuam relaxando o músculo e aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial. Além disso, as células do sistema imunitário também produzem este composto, Óxido Nítrico, para combater bactérias, e possuem ainda funções neurotransmissoras das células nervosas. Com a dilatação dos vasos sanguíneos há uma aceleração na recuperação muscular, isso aumenta a velocidade do ganho de massa muscular, ganhando força e resistência. Dessa maneira, a maioria dos suplementos fabricados atualmente têm NO em sua composição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (558.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com