TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CALCULO DE VAZOES

Por:   •  15/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

Vazão do esgoto:

Lançamentos permitidos na rede de coleta de esgoto

Os sistemas públicos de esgotos são projetados considerando-se o sistema separador absoluto, podendo ser lançados na rede de esgoto os seguintes tipos de líquidos residuários:

  • Esgoto doméstico: despejo líquido resultante do uso da água pelo homem em seus hábitos higiênicos e necessidades fisiológicas.

  • Águas de infiltração: Águas subterrâneas originárias do subsolo que penetram nos sistemas pelas juntas e paredes das tubulações, pelas estruturas dos poços de visita, tubos de inspeção e limpeza, terminais de limpeza, caixas de passagem e estações elevatórias.

  • Resíduos líquidos industriais: São os resíduos líquidos resultantes dos processos produtivos e que adquirem características próprias em função do processo empregado, de modo geral, o esgotamento dos despejos deverá ser feito sempre que possível, pela rede pública, respeitando-se os parâmetros mínimos de recebimento estabelecidos pela legislação ou informados pela concessionária para evitar o colapso o sistema de tratamento.
  1. Vazão de esgoto sanitário

Dessa forma, quando não houver medições de vazão utilizáveis para o projeto, a vazão para dimensionamento poderá ser obtida pela somatória:

, onde:[pic 1]

Q: Vazão do Esgoto Sanitário (L/s)

Qd: Vazão do esgoto doméstico (L/s)

Qi: Vazão de infiltração (L/s)

Qc: Vazão concentrada ou singular (L/s)

b)Estimativa da vazão do esgoto doméstico (Qd):

Para o esgoto doméstico, a contribuição do esgoto depende dos seguintes fatores:

  • População da área do projeto;
  • Contribuição per capita;
  • Coeficiente de retorno esgoto/água
  • Coeficientes de variação de vazão

b1) Estimativa da população da área do projeto:

Há vários métodos utilizados para as projeções populacionais, destacando-se: Crescimento aritmético, crescimento geométrico, regressão multiplicativa, taxa de decrescente de crescimento, curva logística, comparação gráfica entre cidades similares, método da razão e correlação e previsão com base nos empregos. Para o dimensionamento do sistema de esgotamento sanitário devem ser determinadas as populações a serem atendidas no início e no final do plano.

[pic 2]

A população (P) também pode ser estimada baseando-se na densidade populacional (d), que é relação entre à média do número de pessoas residentes por unidade de área (a) em uma dada localidade. Dessa forma, conhecendo-se a densidade populacional da região e a área a ser esgotada estima-se a população:

   →         ha=hab[pic 5][pic 6][pic 3][pic 4]

Densidade populacional nas regiões brasileiras:

 Sudeste = 67,77 hab/km²

 Centro-Oeste = 5,86 hab/km²

 Sul = 38,38 hab/km²

 Norte = 2,66 hab/km²

 Nordeste = 27,33 hab/km²

b2) Contribuição per capita:

[pic 7]

O consumo per capita é um parâmetro variável em função dos hábitos higiênicos e culturais da população abastecida, da tecnologia empregada nos equipamento hidráulico e sanitários dos imóveis, nos controles exercidos sobre o consumo, subsídios sociais, tarifas praticadas, temperatura média da região, renda familiar, índides de industrialização, atividade comercial, entre outros. 

Na região metropolitana de São Paulo o consumo efetivo per capita é de 242 l/hab.dia, a tabela 1  apresenta valores obtidos em alguns munícipios do estado de São Paulo:

Tabela 1

[pic 8]

Fonte: Notas de aula prof. Antônio Carlos Costa Vieira

b3) Coeficientes adotados no dimensionamento:

Coeficiente de Retorno (C): É a relação entre o volume de esgoto recebido na rede e o volume de água efetivamente fornecido à população.

NBR 9649 C = 0,8

Martins     C = 0,7 a 0,9

Azevedo Neto  C = 0,8 a 0,8

Metcalfy –Eddy   C = 0,7

Coeficientes de Variação do Consumo Médio: Tal como vazão a ser distribuída de água para abastecimento, o esgoto coletado sofre variações diárias e horárias, e da mesma maneira utiliza-se os coeficientes:

K1 - coeficiente de máxima vazão diária: relação entre a maior vazão diária verificada no ano e a vazão média diária anual;

K2 - Coeficiente de máxima vazão horária: relação entre a maior vazão observada em um dia e a vazão média horária do mesmo dia;

K3 - Coeficiente de mínima vazão horária: relação entre a vazão mínima e a vazão média anual.

Na falta de valores obtidos através de medições, a NBR 9649 recomenda os seguintes valores:

K1 = 1,2

K2 = 1,5

K3 = 0,5

b4) Cálculo da vazão média de esgoto:

  • Vazão média inicial de esgoto doméstico (:[pic 9]

[pic 10]

ou

[pic 11]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (353 Kb)   docx (730.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com