TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CARRO MOVIDO A ENERGIA ELÉTRICA

Por:   •  28/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CARRO MOVIDO A ENERGIA ELÉTRICA

SÃO PAULO

2015

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CARRO MOVIDO A ENERGIA ELÉTRICA

Atividade Prática Supervisionada apresentada naUniversidade Paulista, como exigência semestral para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil.

Orientador Professor:

SÃO PAULO

2015

Sumário de tabelas

Tabela 1 – Materiais e custos utilizados        8


Sumário

Introdução        4

1 Desenvolvimento        5

2 Objetivo do trabalho        6

3 Materiais utilizados e custos        7

4 Funcionamento        8

5 Processos Construtivos (passo a passo)        11

Considerações Finais        13

Referências Bibliográficas        14



Introdução

O Projeto de carro elétrico apresentado neste artigo é baseado em circuito elétrico simples.

A combinação dos elementos utilizados nos resultou um carro elétrico com uma largura 12,5 cm; espaço entre eixos x e comprimento 28,7 cm, nos testes práticos sua autonomia.

Este trabalho tem como objetivo atender os requisitos do Manual das Atividades Práticas Supervisionadas, elaborada pela Universidade Paulista - UNIP, em que sejam estudados os comportamentos da dinâmica e cinemática do movimento do protótipo. Devendo ser efetuados e apresentados de acordo com o conteúdo estudado em Eletricidade Básica.

Com a criação de um projeto e construção de um carro movido à energia elétrica (Baterias ou Pilhas), com controle remoto (com ou sem fio) para direcioná-lo, fazendo-o percorrer uma pista de dimensões e percurso pré-estabelecidos.


1 Desenvolvimento

Com o aumento da população e com a popularização da tecnologia, problemas como oexcesso de consumo de energia têm se tornado freqüente no mundo. Um dos maioresdeles é o transporte, pois não há estrutura para a absorção de todos os veículos quecirculam, e o baixo rendimento destes veículos são alguns dos problemas enfrentados pelasociedade.

Com base nestes fatores e tendo como referência os níveis de emissão de poluentes, custos de extração de petróleo, e a sua futura escassez, tem se tornado freqüente a busca por novas alternativas de geração de energia e combustíveis para os veículos.

Uma dessas alternativas é a utilização de veículos elétricos, que cada dia mais vem setornando a melhor opção para otransporte urbano, porém o grande desafio na utilização desta tecnologia é o suprimento da energia, pois substituir toda a frota de uma região geraria um impacto grande no sistema elétrico do local, aumentando muito mais a demanda, carregando os alimentadores e os sistemas de distribuição de energia elétrica, tornando a ação imediata inviável. Ou seja, os veículos precisariam ser introduzidos na região de modo gradativo, possibilitando a adaptação do sistema elétrico em um período maior.

Com a viabilização deste veículo, os problemas de poluição ambiental nas grandes cidades seriam causados apenas por indústrias, o que reduziria de maneira significativa a concentração de poluentes.


2 Objetivo do trabalho

O objetivo desse trabalho é planejar um carro movido a energia elétrica, com controle remoto, comprimento máximo de 300 mm (30 cm), largura máxima de 200 mm (20 cm), peso total não poderá ultrapassar 2,0 kg, chassi construído em acrílico, compensado ou alumínio, farol funcional, 04 rodas e deverá ser capaz de percorrer uma pista de 1,0 m de largura, com 20,0 m de comprimento em circuito misto (curvas e retas) em no máximo 05 minutos.

Por sua vez, ajudará no desenvolvimento de técnicas e habilidades em projetar um sistema simples, com a utilização de motores elétricos de corrente contínua, e transmitir a sua força motriz para as rodas do carro, possibilitando o movimento do mesmo, tudo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, especialmente nas matérias de Eletricidade Básica- Teoria e Laboratório, aplicados no acionamento remoto dos motores elétricos de corrente contínuaeCinemática dos Sólidos, cujo conhecimento foi aplicado no sistema de redução detransmissão de movimento dos motores para as rodas do carro.

Este exercício tem como prisma mostrar que através da aplicação dos cálculos e de alguns estudos é possível construir sistema de circuito com energia estável para a manipulação de um próprio carro elétrico.


3 Materiais utilizados e custos


No projeto do carro, foram utilizados os seguintes materiais:

Materiais

Quantidade

Valor

Relé

 

 

MDF

 

 

LED

 

 

Bateria

 

 

Fio de Cobre

 

 

Papel Paraná

 

 

Cola Quente

 

 

Eixos e Rodas

 

 

Tinta Acrílica

 

 

Capa de DVD

1

 R$1,00

Resistência Elétrica

 

 

Motor Elétrico

 

 

Total

 

Tabela 1 – Materiais e custos utilizados


4Funcionamento

Relé

No nosso projeto o relé é responsável pelo comando e direções do carrinho elétrico. Esse dispositivo eletromecânicofunciona como interruptor que ao invés de ser acionado por um ser humano, é acionado pela diferença de potencial transmitida pelo sistema, sua ativação ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina, gerando desse modo um campo magnético responsável por atrair a alavanca que faz alterações e controle do movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com