TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPARATIVO DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS PARA GALPÕES PRÉ-MOLDADOS X ESTRUTURA METÁLICA

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 11

COMPARATIVO DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS PARA GALPÕES PRÉ-MOLDADOS X ESTRUTURA METÁLICA.

Jean Alexandre Amicucci

jean@metafer.eng.br

Prof. MS. Arilson Costa Alves

arilson.alves@uniube.br

Resumo:

O objetivo deste trabalho científico é comprovar qual o melhor método construtivo em relação à durabilidade, tempo, custo e aplicação, para construção de galpões para armazenagens diversas, colocando duas alternativas em questão; galpões pré-fabricados em concreto pré-moldado e galpões pré-fabricados em estruturas metálicas. Cada qual com suas caraterísticas próprias, elencadas num comparativo determinando suas respectivas propriedades positivas e negativas a cada caso.

Palavras-chave: Métodos Construtivos; Pré Moldado x Estrutura Metálica; Concreto x Aço.

COMPARATIVE OF CONSTRUCTIVE METHODS FOR PRE-MOLDED X METALLIC STRUCTURE.

Abstract:

The purpose of this scientific work is to prove that the best construction method when comes to durability, time, cost and application for construction of sheds for various storing, the alternatives are; prefabricated sheds in precast concrete and prefabricated warehouses in metallic structures. Each with their own characteristics, listed in a comparative determined respectively, their positive and negative properties.

Keywords: Constructive Methods, Preformed x Metal Structure, Concrete x Steel.

1. Introdução

Com o objetivo de comparar os métodos construtivos, coloco a disposição este estudo relativo a dois tipos distintos de construção de galpão, o pré-moldado e o metálico, para a mesma finalidade, a armazenagem. Em nosso país, devido à incapacidade de escoar produtos, principalmente os destinados à exportação, ao modal padrão de transporte e uma malha viária deficitários, a armazenagem se torna imprescindível, e é com esse objetivo que realizo este estudo, afim orientar pessoas interessadas na construção e ou ampliação de galpões para a finalidade de armazenagem, na escolha da melhor proposta para construção de galpões, levando-se em conta uma série de fatores que colaboram ou prejudicam para essa definição, tais como, logística, disponibilidade de matéria prima, oferta de área no canteiro de obras, mão de obra técnica e especializada para os diferentes atributos que a mesma exige, aplicação a que se destina, etc. Enfim, busco de uma forma simples e objetiva, expor toda a problemática para reduzir imprevistos corriqueiros em obras desses tipos.  

2. Desenvolvimento

O planejamento é considerado um dos momentos mais importantes, se não o mais, na iniciação de um projeto. Nesta etapa que ocorre as pesquisas para se verificar previamente as condições de qualidade, durabilidade, prazo de construção, preço e aplicação.

Essa atitude é fundamental para o bom andamento do empreendimento e é nessa fase que ocorre a escolha do método construtivo. Neste caso colocamos dois métodos distintos de construção, o galpão pré-moldado (imagem 1) e o galpão em estrutura metálica (imagem 2), não deixando de lembrar a conjunção dos dois tipos construtivos se classificando em estruturas mistas (imagem 3) e abaixo segue um comparativo de todos os pontos positivos e negativos dos modelos apresentados.

2.1.1 Execução

A estrutura de concreto pré-moldado, quando se trata de grande quantidade, deverá ser produzida no canteiro da obra. Nesse momento há toda uma mobilização para a organização de uma composição fabril no canteiro de obras, para viabilizar a confecção de peças pré-moldadas, já que seria inviável se produzir estas na unidade da empresa e transportá-las até o canteiro, enquanto a estrutura metálica é produzida em fábrica, ficando apenas a sua montagem para a obra.

2.1.2 Matéria Prima

Na estrutura de concreto pré-moldado, os materiais são os mais variados, entre eles podemos destacar a areia, cimento, brita, água, formas de madeira, desmoldantes, ferragem, etc. Para a estrutura metálica é necessário basicamente de parafusos, aço e tinta, já que ao dar entrada no canteiro de obra a mesma se encontra pronta, restando apenas à montagem.

2.1.3 Espaço no Canteiro

A estimativa do espaço a ser utilizado para obras com concreto pré-moldado é de difícil mensuração, como fala BOLONHA (2013). É determinante que quando a produção das peças pré-moldadas forem fabricadas no canteiro, seja disponibilizada uma área satisfatória para a armazenagem dos agregados, instalação de central de concreto, local para cura das peças, como também para a construção de depósito para armazenagem dos aglomerantes, como cimento e cal, já o espaço para armazenagem das peças de estrutura metálica no canteiro de obra é dinamizado pela rapidez na montagem, à medida que estas chegam à obra, elas são imediatamente montadas, conforme diz FREIRE, (1999), portanto, não sendo necessária a reserva de área para depósitos desta. É importante lembrar ainda que no caso das estruturas metálicas, é permitida a elaboração de um cronograma de entrega das peças estruturais, onde é equilibrada a descarga em horários alternados aos de montagem como, por exemplo, sendo realizada no período noturno ou em final de semana e montagem diurna ao longo da semana, sem prejuízos ao trânsito e infrações ao código de obras da localidade em que a obra se encontra.

“A utilização de material e espaço, enquanto na estrutura de concreto são de difícil estimativa, na metálica já é possível saber antes mesmo de produzi-la e com erros mínimos.” (BOLONHA, 2013).

“Com as Estruturas de Aço, a construção, transforma-se em uma simples tarefa de montar. A precisão das estruturas transmite-se aos demais itens, seja na regularização das lajes, seja nos revestimentos das alvenarias, instalações de tubulações de utilidades, esquadrias, elevadores etc.

Dessa maneira, não havendo desvios a cobrir, improvisações de canteiro a fazer, não existirão mais as justificativas entre o orçado e o realizado. Por outro lado, as Estruturas de Aço são entregues ao construtor, montadas, a preço firme, o que vem reduzir substancialmente a dispersão orçamentária.” (FREIRE, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (593.2 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com