TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.001 Palavras (41 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 41

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

RESUMO

O trabalho foca uma apresentação do Concreto de Alto Desempenho (CAD). Através dos grandes avanços da tecnologia de concreto, proporcionou o surgimento de vários tipos de concreto, inclusive o de Alto Desempenho, onde suas principais características é a elevada resistência mecânica e maior durabilidade, obtidas com a utilização de baixa relação entre água/aglomerantes. Com essas características e qualidades, o CAD vem sendo estudado e utilizado em larga escala em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, França, Noruega, e entre outros. Já no Brasil, seu uso ainda é limitado, apenas em algumas capitais, por falta de conhecimento da comunidade técnica e cientifica nacional.

INTRODUÇÃO

Tem-se observado, nas ultimas décadas, um acentuado desenvolvimento

das ciências dos materiais, técnicas e tecnologias aplicadas à construção civil. Com o concreto não foi diferente, esse material de grande utilização nas edificações é uma excelente opção para as construções dos mais variados tipos.

Com o passar dos tempos foi observado uma necessidade de maior

reforço nas estruturas, muitas das construções apresentaram necessidade de reconstituição, reforços e dependendo do seu estado eram feitas ate mesmo suas demolições. Foi então vista a necessidade de se utilizar um material mais resistente, foram desenvolvidas misturas especiais e se criaram o Concreto de Alto Desempenho (CAD), um material com maior durabilidade, trabalhabilidade e resistência aos agentes agressivos.

Os estudos sobre o CAD geraram em bons resultados, possibilitando sua

aplicação a pouco mais de 20 anos.

A eficiência do concreto vem melhorando cada vez mais, tanto pela

criação de aditivos que se misturados ao material modificam algumas de suas propriedades, tornando o mais eficiente sem comprometer as propriedades do concreto no estado fresco e endurecido, como pela sua grande procura de mercado.

A utilização de determinados rejeitos industriais, com propriedades

pozolãnicas, reduzem o custo e a quantidade de energia consumida na produção do concreto contribuindo para a preservação ambiental.

Deve se ressaltar que não adianta especificar um CAD de grande

qualidade e durabilidade, se o projeto arquitetônico, o projeto estrutural, os controles de qualidade e a construção não estiverem à altura do material.

Quando se deseja projetar e construir edificações ou obras de

infraestrutura de alto desempenho, devem-se planejar desde as fases iniciais do anteprojeto, projetos executivos de arquitetura, de estrutura, de instalações e outros, para que todas essas fases estejam alinhadas no conceito de Construção de Alto Desempenho.

HISTÓRICO DO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

Há registros mundialmente de que em meados da década de 50,

resistências de 34MPa eram consideradas altas. Nos anos 60, já eram produzidos comercialmente concretos com resistências entre 41 MPa e 52 MPa. No entanto, quando as resistências à compressão chegaram perto dos 60 MPa, houve um obstáculo técnico que impediu a continuação de seu incremento. Essa barreira só foi transposta com a disponibilidade de novos materiais, que tornaram viável reduzir ainda mais o fator água/aglomerante, uma vez que os redutores de água disponíveis, elaborados à base de lignossulfonatos, haviam chegado ao seu limite. No final dos anos 60, os superplastificantes foram utilizados pela primeira vez em concretos no Japão e na Alemanha. Nos convém esclarecer que já havia um conhecimento prévio e até uma patente americana do desempenho de redutores de água à base de policondensados de naftaleno sulfonado desde 1938, mas seu custo era considerado muito alto e os redutores à base de lignossulfonatos atendiam bem às expectativas. Nos anos 80, com o desenvolvimento tecnológico dos superplastificantes e com o aumento de sua dosagem aliados à utilização de subprodutos com propriedades pozolânicas, foi efetivamente possível a obtenção de concretos com resistências próximas e superiores a 100 MPa, com grande redução de seu fator água/cimento, sem perda da trabalhabilidade.

Desde 1950, muitas obras foram realizadas com concretos de alta

resistência, porém nessa época ainda não havia preocupação com a durabilidade das estruturas construídas com esse material. O concreto de alto desempenho, surgiu em meados dos anos 60, na cidade de Chicago nos Estados Unidos (EUA). Desde aquela época, até alguns anos atrás, o CAD era chamado de concreto de alta resistência, pois sua produção só visava aumentar a resistência à compreensão. No entanto, essa denominação deixou de ser usada, pois o CAD além de aumentar a resistência do concreto, contribui com outras propriedades que são agregadas a ele, tais como: durabilidade, baixa porosidade, etc.

Na cidade de Chicago, um grupo de projetistas e produtores de concreto

propôs lançar o concreto de alta resistência. Naquela época o concreto comumente usado pela indústria da construção tinha uma resistência à compressão de apenas 15,0MPa a 30,0MPa. Nesse período os produtores de concreto contavam apenas com aditivos redutores de água baseados em lignossulfonatos (que variavam em composição e pureza) e de adições tipo cinza volante, os quais eram utilizados na dosagem do CAD. Apesar desses inconvenientes de não dispor de materiais inovadores para a dosagem do CAD, esses tinham ganhos de resistência que variavam de 10,0MPa a 15,0MPa (AÏTCIN, 2000).

O CAD(Concreto de Alto Desempenho) começou a ser estudado

verdadeiramente na década de 70, porém somente na década de 90 estudos intensivos sobre CAD têm sido realizados em diversos países, com o intuito de fornecer aos engenheiros as informações necessárias sobre suas propriedades,bem como dar subsídios para adaptação das normas de concreto às características diferenciadas desse novo material (MENDES, 2002).

Ainda hoje a aplicação dos concretos de alto desempenho, precisa

ultrapassar vários obstáculos para comportamento a transição teoria-prática devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.1 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com