TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE NÍVEL DE RESERVATÓRIO

Por:   •  12/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 11

CONTROLE DE NÍVEL

DE RESERVATÓRIO

Cláudio Braga1

Igor Breno Ferreira Gomes1

Wellington A. de Castro1

Marcílio Gomes2

RESUMO

Este trabalho mostra uma visão suscinta sobre automação, e apresenta uma solução básica de um sistema automatizado para controle de nível de um reservatório de água. Pesquisamos o tema na internet, livros, artigos científicos e em bases de dados computadorizadas, selecionando os artigos que poderiam apresentar informações relevantes sobre o assunto. A análise do material mostrou diversas soluções para o problema proposto, e que este assunto é muito importante para utilização de sistemas automáticos de reuso e captação de água em instalações residenciais nas cidades e áreas rurais. Concluímos que a solução proposta possui custo adequado e pode ser implementada uma situação real.

Palavras-chave: Automação, controle de nível de reservatório, CLP.

[pic 1]

  • Acadêmicos da Uniasselvi – Turma: FLC037.

2 Tutor Externo da Uniasselvi.

1

1 INTRODUÇÃO

De acordo com COSTA; LISBOA; SANTOS (2003), a automação industrial tem como origem o aumento da produtividade das fábricas ocasionado pela substituição do trabalho humano que passou a ser realizado por máquinas, no início do século VII, durante a revolução industrial.

No início, a capacidade tecnológica da indústria estava se desenvolvendo e não era possível criar máquinas que substituíssem grande quantidade de mão de obra, o que tornava indispensável muitos funcionários nas fábricas. Com o desenvolvimento da automatização, a indústria passou a aumentar a qualidade e quantidade de seus produtos, aumentando a competição, gerando mais inovação e permitindo a diminuição de custos, o que resultou em melhores preços para os consumidores. (ARAÚJO JÚNIOR; CHAGAS; FERNANDES, 2003)

A Automação está aí, à disposição das empresas que quiserem usá-la para ganhar eficiência, agilidade e mais negócios. Não é preciso bola de cristal para prever que, quem não a adotar, ficará para trás e perderá espaço gradativamente num mercado acirrado. (HIPERAUTOMAÇÃO, 2020)

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Projetos de automação ajudam na execução de tarefas repetitivas de forma mais prática e segura, com utilização de assistentes virtuais, de controles universais, e de programação (por exemplo, Arduino). Desta forma, o trabalho braçal fica reduzido e passa-se as tarefas de gerenciar e planejar. (ZANCAM, 2011)

Para MORAES; CASTRUCCI (2001, P. 15), automação é entendida como:

  • qualquer sistema, apoiado em computadores, que substitua o trabalho humano e que vise a soluções rápidas e econômicas para atingir os complexos objetivos das indústrias e dos serviços (por exemplo, automação industrial, automação bancária).

Para COSTA; LISBOA; SANTOS (2003) a automação seria “um conjunto de

técnicas através das quais se constroem sistemas ativos” que recebendo informações do ambiente que atuam, e com base nelas, executa a ação mais apropriada. Este sistema atua como um “operador humano” que com base nas as informações disponíveis toma a decisão mais adequada.

2

Uma das vantagens da utilização de sistemas automatizados seriam o aumento de sua competitividade, para ARAÚJO JÚNIOR; CHAGAS; FERNANDES (2003), estes sistemas permitem:

redução de custos de pessoal, obtida automatizando as máquinas e o controle da empresa. Por outro lado, exige-se alto custo para realização dessa automação e maior qualificação humana;

aumento da qualidade dos produtos, já que as máquinas são mais precisas que o homem. Ter-se-á melhores características de repetibilidade e garantia de qualidade constante;

redução de custos de estoques. Como a produtividade é aumentada, não há necessidade de grandes estoques;

redução do número de produtos perdidos;

menor tempo gasto no projeto e fabricação de novos produtos. Máquinas programáveis aptas a desempenhar diferentes operações;

modificações no produto são facilmente implementadas; respostas rápidas às solicitações do mercado.

A automação pode ser classificada de acordo com suas áreas de aplicação (BAYER; ECKHARDT; MACHADO, 2011).

[pic 2]

FIGURA 1: Classificação dos sistemas automatizados

Fonte: CTISM citado por BAYER; ECKHARDT; MACHADO (2011).

3

4 MATERIAIS E MÉTODOS

O presente trabalho foi estruturado para ser uma pesquisa bibliográfica sobre automação, com descrição de aplicação prática. Optamos por fundamentar nosso trabalho em ZANCAN (2010, p. 50) num exercício de controle de nível de reservatório.

4.1 Descrição

O “sistema de controle de nível de reservatório de água”, aqui estudado, utiliza 2 (dois) sensores de nível (S1 e S2) para acionar uma bomba de água centrífuga, para que o nível da água seja ser mantido num intervalo de valor máximo e mínimo. A bomba utilizada para o enchimento do reservatório será ligada ou desligada de acordo com o acionamento dos sensores. No painel, uma chave (CH1) liga/desliga para todo o circuito, e a outra uma chave (CH2) liga/desliga para abrir e fechar a válvula (V1) de vazão de água do reservatório.

QUADRO 1

VARIÁVEIS DO SISTEMA

[pic 3]

ORD.

NOME

TIPO DE DADO

DESCRIÇÃO

VALOR

INICIAL

1

CH1

Bool

Chave Liga/Desliga

False

do circuito

2

CH2

Bool

Chave Liga/Desliga

False

da Válvula V1

3

S1

Bool

Sensor de máximo

True

volume de água

4

S2

Bool

Sensor de mínimo

True

volume de água

5

V1

Bool

Válvula de saída de água

True

do reservatório

6

BOMBA

Bool

Bomba centrífuga

False

[pic 4]

Fonte: Elaboração própria.

4

QUADRO 2

INSTRUÇÕES E REPRESENTAÇÕES BÁSICAS

[pic 5]

INSTRUÇÃO        REPRESENTAÇÃO

[pic 6]

Contato normalmente aberto – NA

Existe continuidade lógica quando o estado da variável associada é 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (554.3 Kb)   docx (426.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com