TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CULTIVO, OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS

Por:   •  20/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.553 Palavras (15 Páginas)  •  2.002 Visualizações

Página 1 de 15

CULTIVO, OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

- Trabalho em grupo com cultura de protozoários para observação e identificação ao microscópio óptico.

2.2 Objetivos especifico

- Coletar protozoários;

- Montar laminas com protozoários;

- Observar protozoários no microscópio óptico;

- Desenhar protozoários observados;

3. DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA APS

O presente trabalho tem como finalidade a coleta e/ou cultivo, observação e identificação de protozoários de água doce. Para tanto, na terça-feira do dia 19 de setembro, os discentes Hudson Oliveira, Keila Asano, Natalia Terezinha e Railton de Lima, juntamente com os demais alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizaram aula prática no laboratório de microscopia–02, a fim de coletar informações dos cultivos e amostras coletadas pelos discentes para o desenvolvimento da Atividade Prática Supervisionada (APS).

O cultivo realizado em laboratório iniciou-se no dia 11 de setembro, as 20h00min, onde o docente Leonardo reservou dois Becker de 1000ml, um de 80ml e um de 50ml com água destilada, para repouso. No dia 13 de setembro, as 20h00min, o discente Ricardo Carvalho, discente do curso, adicionou à água destilada duas folhas de alface picada, para repouso de uma semana, para posterior realização da análise.

Quanto às amostras, a discente Natalia realizou a coleta no dia 19 de setembro, às 17h40min, no posto de gasolina Lara Combustíveis Ltda, localizado na Avenida dos Diamantes n° 2027, bairro 25 de dezembro, Ariquemes/RO, e o discente Railton coletou a mostra no dia 19 de setembro, às 18h30min, no posto de gasolina Posto Ipiranga – de comércio e combustível, localizado na Avenida Canaã, n° 4242, bairro setor 03, Ariquemes/RO, ambas foram coletadas nos bebedouros dos postos citados.

O desenvolvimento da atividade em laboratório se deu pelo uso dos materiais:

- Conta gotas;

- Luvas;

- Pissetas;

- Duas unidades do becker de 1000ml, uma unidade de 80ml e uma unidade de 50ml. Ambas com o cultivo de protozoários;

- Microscópios;

- Lâminas;

- Lamínulas:

- Pinças;

- Seringas:

- Algodão e

- Água destilada.

Para a eventual observação do grupo, realizou-se a montagem de seis lâminas, sendo elas:

- Uma lâmina com algodão com amostra do posto de gasolina Lara Combustíveis Ltda;

- Uma lâmina com algodão com amostra do Posto Ipiranga – de comércio e combustível;

- Uma lâmina com algodão com amostra do cultivo realizado em laboratório;

(O algodão serve para prender os protozoários em uma espécie de rede, pois, sendo eles muito rápidos, sua observação seria extremamente difícil se tiverem livres.)

- Uma lâmina com amostra do posto de gasolina Lara Combustíveis Ltda;

- Uma lâmina com amostra do Posto Ipiranga – de comércio e combustível;

- Uma lâmina com amostra do cultivo realizado em laboratório.

A primeira lâmina analisada obtinha amostra do posto de gasolina Lara Combustíveis Ltda. Durante a análise microscópica não foi possível observar nenhum protozoário.

A segunda amostra analisada foi a lâmina com algodão, com amostra do posto de gasolina Lara Combustíveis Ltda. Durante a análise microscópica foi possível observar o protozoário representado na figura 4, após observação e pesquisas, o grupo identificou o protozoário como Paramecium caudatum, do filo Ciliophora; o mesmo era coberto por organelas denominadas cílios, utilizado na locomoção e alimentação do protozoário. O fato da espécie ser muito comum em ambientes de água doce, reforça tal identificação.

A terceira lâmina analisada obtinha amostra do Posto Ipiranga – de comércio e combustível. Durante a análise microscópica foi possível observar o protozoário representado na figura 2, após observação e pesquisas, o grupo identificou o protozoário como Paramecium caudatum, do filo Ciliophora; o mesmo era coberto por organelas denominadas cílios, utilizado na locomoção e alimentação do protozoário. O fato da espécie ser muito comum em ambientes de água doce, reforça tal identificação.

A quarta lâmina foi preparada com algodão, e obtinha amostra do Posto Ipiranga – de comércio e combustível. Durante a análise microscópica foi possível observar o protozoário representado na figura 3, identificado pelos discentes do grupo como Paramecium bursaria, do filo Ciliophora, uma espécie de ciliado que tem uma relação endosimbiótica mutualista com alga verde chamada Zoochlorella. Possui corpo translúcido e achatado/oval.

A quinta lâmina observada foi preparada com amostra do cultivo realizado em laboratório. Durante a análise microscópica não foi possível observar nenhum protozoário.

A sexta lâmina observada também foi preparada com algodão, obtinha amostra do cultivo realizado em laboratório. Durante a análise microscópica foi possível observar o microrganismo representado na figura 1. Após pesquisas para identificação do microrganismo, os discentes identificaram como Rotylenchulus reniformis, um nematoide encontrado, principalmente, em plantações de alface.

Os nematóides que vivem no solo e nas águas, ditos de vida livre (comedores de algas, fungos, bactérias), bem como os que se especializaram em parasitar as plantas, ocorrendo principalmente associados às raízes destas. Não há estruturas flageladas nem ciliadas nesses animais. Eles se locomovem por meio de pseudópodos, com movimentos ameboides (expansões citoplasmáticas). Porém, os nematoides pertencem ao reino Animalia, filo Nematoda, um filo de animais cilíndricos e alongados.

3.1 Reino Protoctista

O reino protoctista inclui protozoários, seres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com