TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Centro Universitário de Mineiros

Por:   •  5/11/2020  •  Bibliografia  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES)

CICLO PDCA

Mineiros

2016

CICLO PDCA

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Administração para engenheiros do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES).

Orientador(a): Cleide Souza Shimokomaki.

Mineiros

2016

Resumo

O seguinte trabalho vem com uma técnica de utilização para o controle e melhoria contínua de processos e produtos, conhecido principalmente como ciclo PDCA. O mesmo tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming (1900 —1993), considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderno, no entanto, ele sempre se refere a ele como o "ciclo de Shewhart". Mais tarde na carreira de Deming, ele modificou a PDCA para PDSA (Plan, Do, Study, Act), porque ele sentiu a necessidade de enfatizar o passo de estudar o processo para poder ajustá-lo de acordo com o planejado. Mas no final acabou optando por Planejar, Executar, Estudar e Ajustar. Um princípio fundamental do método científico e do PDCA é a iteração, uma vez que uma hipótese é confirmada (ou negada), e a execução do ciclo novamente vai ampliar o conhecimento adiante. Repetir o ciclo PDCA pode trazer-nos mais perto do objetivo, geralmente o perfeito funcionamento e o resultado correto no final. Especialmente no início de um projeto, as informações chaves podem não ser conhecidas, o PDCA como método de base científica fornece informações para justificar nossas suposições (hipóteses) e aumentar o nosso conhecimento. Com o conhecimento melhorado, podemos optar por refinar ou alterar o objetivo. Certamente, a abordagem PDCA pode trazer-nos mais perto de qualquer meta que nós escolhemos. 

 PALAVRAS-CHAVE: PLANEJAR, EXECUTAR, ESTUDAR, AJUSTAR.

Ou   FERRAMENTA DE GESTÃO; DEMMING; CICLO PDCA.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1 OBJETIVOS        7

1.2        METODOLOGIA        10

2        Ciclo PDCA        11

2.1        Plan        12

2.2        Do        13

2.3 Check        14

2.4 Act............................................................................................................................

3    Ciclo PDCA aplicado no canteiro de obras.............................................................

4    Conclusão................................................................................................................

                

  1. Introdução

     

           O ciclo PDCA, também conhecido como o ciclo de Deming, é uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões, visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência dos estabelecimentos e, embora simples, representa um avanço sem limites para o planejamento prático.

 Criado na década de 30 por Walter Andrew Shewhart (New Canton, 18 de março de 1891/ 11 de março de 1967), físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade", mas o método em si foi popularizado mundialmente por William Edward Deming na década de 50 ao aplica-lo no Japão.

O conceito de melhoria contínua foi um pilar fundamental no modelo japonês de qualidade, com o uso sistemático do ciclo PDCA. Este ciclo proposto por Shewhart e difundido no Japão, após destruição de suas cidades pós-guerra, foi difundido por Deming. (DIAS, Gilnânio Alves de 2011).

        O Ciclo se baseia em quatro etapas: P (plan – planejar), D (do – fazer), C (check – verificar) e A (act – agir).

       Por ser uma ferramenta fácil e bastante intuitiva, o Ciclo PDCA pode ser aplicado a praticamente qualquer tipo de projeto, dos mais simples aos mais complexos, já que ajuda a direcionar a equipe para o desenvolvimento de melhorias contínuas, aguça os sentidos para a identificação de falhas e oportunidades de aprimoramento e ainda contribui para que todos os envolvidos visualizem as mudanças realizadas.

        Com isso, aumenta-se a eficiência dos processos e obtém uma maior produtividade por parte do time, desenvolvendo projetos com muito mais agilidade e destreza. Isso sem contar que o PDCA também garante um aprendizado maior durante a execução das atividades, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe. Além disso, com a produtividade e a eficiência em alta, você pode reduzir os custos operacionais da empresa, impactando diretamente no orçamento de cada projeto.

        Conforme a cultura do PDCA vai se enraizando, mais e mais benefícios surgem, pois a melhoria não para nunca. E tudo bem que a adoção do Ciclo PDCA é opcional, mas, acredite, a partir do momento que você experimenta essa ferramenta de gestão, não deixa de usá-la em mais nenhuma iniciativa (VAZ.THÁSSA. de 2015).

1.1 Objetivo

     Descrever o funcionamento do ciclo PDCA, detalhando cada etapa do ciclo, e como aplica-lo, para a melhoria do controle de qualidade de produtos e serviços prestados em geral e no canteiro de obras.

  1. Metodologia

O seguinte trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográficas, artigos, monografias e websites.

  • Revisão e estudo a partir de vídeos sobre temas desenvolvidos no trabalho;
  • Estudos de ações para melhoria de qualidade, baseada na análise dos dados estudados e na metodologia gerencial PDCA.
  • Conclusões e recomendações.

  1. O CICLO PDCA

           Método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, o ciclo PDCA foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, porém o seu maior divulgador foi Deming. O esquema será uma sequência lógica de quatro etapas respectivas, para melhoria continua e aprendizagem dos processos. As etapas que compõe este ciclo são: Planejamento, Execução, Verificação e Atuação Corretiva, e é também denominado método de solução de problemas, pois cada meta de melhoria origina um problema que empresa deve solucionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (99.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com