TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Protocolo

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.401 Palavras (26 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 26

Relatório de Informática


  1. Conceito de protocolo

Protocolo é um conjunto de regras e normas que permitem a comunicação e a troca de informações entre computadores e também é um conjunto de regras padronizadas que especifica um formato, a sincronização, o sequenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados.                                                                                                                       Nas redes de computadores, para que a comunicação aconteça é necessário que as entidades capazes de enviar e receber informações provenientes de diferentes sistemas se comuniquem. Para que essa comunicação seja possível é necessário que estas entidades devam estar de acordo com um protocolo.                                                                                                                 Ou seja, um protocolo é um conjunto de regras que governa a comunicação de dados auxiliando assim na padronização do acesso à rede e facilitando a integração de computadores feitos por fabricantes diferentes. Desse modo, pode-se afirmar que um protocolo define o que é comunicado, quando é comunicado e de qual maneira.                                                        Nesse conjunto de regras que permite a comunicação entre computadores de diferentes fabricantes. Os principais elementos que formam os protocolos são a semântica, o sincronismo e a sintaxe.                                                                                                                                        A semântica refere-se a cada sessão de bits determinando como um padrão em particular deve ser interpretado e qual ação deve ser tomada seguindo essa interpretação.                                   O sincronismo define quando os dados serão enviados e a rapidez do envio. Por exemplo, se o remetente produzir 100 Megabits por segundo (Mbps) e o destinatário só puder processar um Megabit por segundo, a transmissão sobrecarregará o receptor e muitos dados serão perdidos.  Já a sintaxe refere-se à estrutura e ao formato dos dados, significando a ordem em que são apresentados. Por exemplo, em um protocolo simples poderia esperar que os primeiros 8 bits de dados fosse do remetente ,os 8 bits seguintes fossem do endereço do destinatário e o restante do fluxo fosse a mensagem em si.( Protocolo TCP/IP cap 1 pag 6)... sendo que bits são os pulsos elétricos positivos ou negativos que compõem a linguagem dos computadores e o conjunto de oito deles forma um byte que é um caractere.

2. O modelo OSI e o conjunto de protocolos TCP/IP

O TCP/IP é um conjunto de protocolos que atualmente é o padrão para a comunicação de dados mais utilizada no mundo.  Porém, antes dele ser a arquitetura comercial dominante, o que ocorreu principalmente por ter sido utilizado em larga escala e testado na internet, o modelo em camadas OSI dominava interconexão de redes até o início dos anos 90.

A seguir será apresentado brevemente a história e funcionamento do modelo OSI para assim podermos nos aprofundar no estudo do conjunto de protocolos TCP/IP.

2.2. Modelo OSI

O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Foi criado em 1947 pela ISO( International Organization for Standardization) que é uma organização multinacional dedicada a acordos mundiais sobre padronizações.

Quando as redes de computadores sugiram, as soluções eram, na maioria das vezes, proprietárias, isto é, uma determinada tecnologia só era suportada por seu fabricante. Não havia a possibilidade de se misturar soluções de fabricantes diferentes. Dessa forma, um mesmo fabricante era responsável por construir praticamente tudo na rede.

Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência chamado OSI (Open Systems Interconnection) para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir deste modelo.

ISO é o nome da organização enquanto que OSI é o nome do modelo de referência para o desenvolvimento de protocolos.

Protocolo é uma “linguagem” usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores possam se comunicar, eles devem usar o mesmo protocolo (ou seja, a mesma linguagem).

A pilha de protocolos realiza várias funções e o papel do modelo OSI é padronizar a ordem em que a pilha de protocolos realiza essas funções. Dois protocolos diferentes podem ser incompatíveis, mas se eles seguirem o modelo OSI, ambos farão as coisas na mesma ordem, ajudando aos desenvolvedores de software  a entender como eles funcionam.

A palavra pilha é usada porque protocolos como o TCP/IP não são na verdade um único protocolo, mas sim vários protocolos trabalhando em conjunto. Portanto o nome mais apropriado não é simplesmente “protocolo”, mas “pilha de protocolos”.

O modelo OSI é dividido em sete camadas. É muito interessante notar que o TCP/IP (provavelmente o protocolo de rede mais usado atualmente) e outros protocolos “famosos” como o IPX/SPX (usado pelo Novell Netware) e o NetBEUI (usado pelos produtos da Microsoft) não seguem esse modelo ao pé da letra, correspondendo apenas a partes do modelo OSI. Todavia, o estudo deste modelo é extremamente didático, pois através dele é possível entender como deveria ser um “protocolo ideal”, bem como facilita enormemente a comparação do funcionamento de protocolos criados por diferentes empresas.

A idéia básica do modelo de referência OSI é: cada camada é responsável por algum tipo de processamento e cada camada apenas se comunica com a camada imediatamente inferior ou superior. Por exemplo, a camada 6 só poderá se comunicar com as camadas 7 e 5, e nunca diretamente com a camada 1.

Quando o computador está transmitindo dados para a rede, uma dada camada recebe dados da camada superior, acrescenta informações de controle pelas quais ela seja responsável e passa os dados para a camada imediatamente inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (188.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com