TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Protendido

Por:   •  22/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Concreto Protendido
O concreto protendido é considerado uma tecnologia muito eficaz e inteligente, pois há grandes vantagens em utiliza-la para obter resultados satisfatórios em questões estruturais.

A durabilidade do concreto está relacionada ao
projeto, produção e caracterização dos insumos, preparação do concreto, execução da estrutura e manutenções preventiva e corretiva.
Para a ABNT NBR 6118, item 5.1.2.3, Durabilidade “consiste na capacidade da estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto”. No item 6.1 prescreve que “as estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que sob as condições ambientais previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem sua segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante o período correspondente à sua vida útil”.


[pic 1]
Fonte: ABNT NBR 6118


Esforços no dimensionamento
A protensão é empregada ao concreto por meios de cabos de aço pré-tracionados ou pós-tracionados para resistir à tração do concreto, desse modo, diminuindo o risco de fissuras e deformações, consequentemente, aumentando sua resistência aos esforços mecânicos e de flexão, por exemplo, permitir a capacidade de uma laje ou viga a vencer grandes vãos com menor unidades de apoio.
Para obras de grandes portes, como de pontes, vigas, edificações de multipavimentos, a protensão tornou-se uma grande aliada.
A força de protensão causa a diminuição do volume de concreto, pois a sua compressão elimina os espaços vazios.
NBR 6118 (item 9.6.3.3.1): “A variação da força de protensão em elementos estruturais com pré-tração, por ocasião da aplicação da protensão ao concreto, e em razão do seu encurtamento, deve ser calculada em regime elástico, considerando-se a deformação da seção homogeneizada. O módulo de elasticidade do concreto a considerar é o correspondente à data de protensão, corrigido, se houver cura térmica.”

Considerando um melhor comportamento à tração do concreto protendido é necessário um estudo de viabilidade de custos, ou se deve-se seguir a risca o projeto arquitetônico.

Mapa Mental
[pic 2]


[pic 3]



[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 14][pic 15][pic 12][pic 13][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26]

Bibliografia

https://www.phd.eng.br/wp-content/uploads/2014/07/lc55.pdf

https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/durabilidade-de-estruturas-de-concreto-esta-sujeita-a-acao-do-meio-ambiente_12727_0_1

https://www.idd.edu.br/blog/idd-news/estruturas-de-concreto-protendido-fatos-que-voce-precisa-conhecer

http://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/Protendido/Ap.%20Protendido.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com