TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Protendido

Por:   •  9/11/2021  •  Artigo  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Orientações para Entrega:

  • Grupo de 03 a 05 alunos;
  • Data de Envio: 23/Outubro até ás 23h59 no CLASSROOM;
  • Escrever um texto de 15 a 20 linhas, no formato ARIAL 11, com espaçamento de linha 1,5;
  • Utilizar esse mesmo arquivo em Word para resposta;
  • Gravar o arquivo no formato Word.

Exemplo: primeironomedalista_D1_AV_ConcretoProtendido_02_2020

Questão Única: Analisar o Estudo de Caso: “Análise comparativa entre lajes em concreto armado e concreto protendido”, e descrever as possíveis conclusões de acordo com os resultados apresentados no estudo comparativo pelo autor.

    Nesse estudo de caso buscou-se mostrar as vantagens de se construir lajes em concreto protendido, ressaltando que é possível construir laje com alturas menores em concreto protendido do que a solução em concreto armado. Isso permite redução das dimensões da seção transversal com redução do peso da estrutura em concreto protendido, outro ponto a ser observado é que em laje de concreto protendido, em que a altura da laje é sensivelmente menor e mais leve, pode-se conseguir um maior número de pavimentos.

    Provou-se também que no final das comparações deste estudo de caso que a solução em concreto protendido proporcionou menor consumo de material do que o outro caso estudado. O consumo de aço em Kg no concreto armado foi praticamente quatros vezes maior em relação ao concreto protendido. Este ponto sobre o consumo de materiais é importante, porque mostra um projeto otimizado, em que se constrói uma maior área útil com menos material com concreto protendido, maior vão entre os pilares.

   No final desse estudo de caso, ficou claro que o custo para construir uma laje em concreto protendido ( R$ 52.053,57) é menor em relação a laje em concreto armado ( R$ 67.719,61) diferença de 23%, mesmo que o preço unitário da mão de obra aço protendido seja mais caro que o preço unitário mão de obra aço comum, o custo final é menor.

   Por último, ainda explorando o aspecto financeiro, pode-se mencionar a questão das fundações. Uma estrutura em que se consome menos material, tais como concreto e aço, transmitirá menos carga ao solo, logo necessitará de fundações menores, reduzindo ainda mais o preço do projeto.

   Portanto, apesar de exigir um grau de sofisticação maior, o projeto de laje em concreto protendido no caso estudado mostrou-se mais vantajoso em relação ao concreto armado.

 

Referências Bibliográficas (Se houver):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com