TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo De Mel No Brasil

Artigo: O Consumo De Mel No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 9

FATORES QUE LEVAM OS BRASILEIROS A NÃO CONSUMIR O MEL COMO ALIMENTO

Cicera Raquel Vicente Paulo (FATEC CARIRI) rakkeller@bol.com.br

Cleene dos Santos Sales (FATEC CARIRI) cleenysales@gmail.com

Iara Ferreira (FATEC CARIRI) iara4.ferreira@gmail.com

Maria Rosangela Gomes dos Santos (FATEC CARIRI) mariarosangela91@gmail.com

Suelly Sâmia Souza da Silva (FATEC CARIRI) suellypenha2013@bol.com.br

Resumo

O mel é um alimento completo na alimentação humana, que contém inúmeras propriedades medicinais. O trabalho tem como objetivo identificar os principais fatores, que influência o brasileiro a não fazer o uso do mel na alimentação diária. Para identificação do perfil dos consumidores foi realizada um estudo bibliográfico e uma pesquisa, quantitativa, exploratória e descritiva, analisando dados de um questionário aplicado no curso pré-vestibular do SESC, na cidade de Juazeiro do Norte. O referente questionário foi respondido por 80 pessoas. Composto por cinco perguntas fechadas e objetivas para analisar a frequência de consumo, pontos de vendas, preço, confiança na qualidade e como consideram o mel se alimento ou medicamento. Esse levantamento transformou opiniões em números, sendo fundamental para a construção do trabalho. Através da pesquisa observou-se que a maioria dos entrevistados fazem uso do mel simultaneamente na alimentação e nos tratamentos medicinais, porém consomem muito pouco pois consideram o produto caro e não confiam na qualidade.

Palavras chaves: Alimentação, consumo, mel

Abstract

Honey is a complete food for human consumption which contains numerous medicinal properties. The study aims to identify the main factors that influence the Brazilian to not make use of honey in the daily diet. To identify a profile of consumers was a conducted a study bibliographic and research, quantitative, exploratory and descriptive, analyzing data from a questionnaire applied at the pre-university course of SESC in the city of Juazeiro do Norte. The referent questionnaire was answered by 80 people. Composed of five closed and objective questions to analyze the frequency of consumption, point of sales, price, reliable quality and consider how honey is food or medicine. This survey transformed opinions in numbers, is central to the work construction. Through research it was observed that most of the respondents make use of honey both in food and in medicinal treatments, but consume very bit because they consider the expensive product and not trust the quality.

Key words: Food, consumption, honey

1 INTRODUÇÃO

Desde tempos primórdios o mel é muito usado na alimentação e nos tratamentos terapêuticos, sendo um dos primeiros alimentos do homem primitivo. mas, atualmente percebe-se vários fatores que levaram a diminuição do consumo . As pessoas guardam o mel para momentos de doenças ; o preço elevou-se devido as exportações ;é difícil encontrar pontos de venda confiáveis e sua qualidade é duvidosa, levando a desconfiança do consumidor.

Para entender melhor esses fatores foi feito uma pesquisa para saber a opinião das pessoas no tocante ao mel. Considerando o grande potencial apícula do país , o consumo interno é muito pequeno então a maioria da produção destina-se a outros países. O preço se torna elevado sendo um dos fatores do baixo consumo, principalmente por pessoas de baixo poder aquisitivo. A população em geral não vê o mel como alimento nas refeições diárias. A construção desse trabalho teve como objetivo identificar os fatores que levam o brasileiro a consumir o mel como medicamento e não como alimento

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por muito tempo o mel - o adoçante universal foi praticamente a única fonte adoçante usada pelo ser humano, devido este não ter subsídios e conhecimentos suficientes para produzir outro tipo de adoçante.

Segundo Bontempo (2008) o mel foi a primeira substância adoçante conhecida na antiguidade. O autor diz também que em tempos antigos o homem usava o mel como principal adoçante natural na sua alimentação, mas com o passar do tempo surgiram novas substâncias adoçantes, como o açúcar da cana, e o mel foi sendo substituído.

O mel é uma substância que vem sendo utilizada pelo homem ,sendo uma produto elaborado pelas abelhas a partir do néctar das flores possuindo propriedades nutritivas e naturais( LENGLER 2007).

Antigamente o homem encontrava o mel na natureza em abundância, fazendo intenso uso na alimentação, contudo com o advento da produção do açúcar, o mel foi substituído, e essa substituição trouxe muitos problemas para a saúde do homem.

Quanto ao consumo aparente o mel é visto em sua maioria como remédio e não como alimento, o consumo no Brasil é baixo e fatores como hábitos alimentares e falta de informação do consumidor são umas das causas desse baixo consumo (PEROSA, 2004 apud NOGUEIRA, VASQUEZ, 2010).

Com o desuso do mel como adoçante na alimentação, o consumo caiu e as pessoas passaram a utilizá-lo apenas como remédio e não como alimento,

contudo as propriedades do mel são superiores ás do açúcar. Mas os brasileiros, em sua maioria, desconhecem as propriedades nutricionais do mel na alimentação diária.

Fala-se das propriedades terapêuticas do mel, mas esquece-se sua alta qualidade na alimentação, já que contém boas quantidades de açúcar e carboidratos, sendo uma ótima fonte de energia para o corpo.

2.1 Questão cultural

O mel é considerado um alimento riquíssimo, contudo o brasileiro não assimila bem a questão do mel ser utilizado como um alimento. Criou-se a cultura de que o mel é um remédio e deve ser guardado para momentos de necessidades.

A população brasileira, de maneira geral considera o mel como um medicamento passando a consumi-lo apenas nas épocas frias do ano quando ocorre um aumento de doenças relacionadas aos problemas respiratórios (PEREIRA et al, 2003).

Os brasileiros como grandes produtores de mel que são no mundo poderiam consumi-lo como alimento e não apenas como um remédio que utilizam quando estamos com tosse ou gripados.

Apesar de ser o sexto maior exportador mundial de mel, no Brasil o consume do produto é de cerca de 300 gramas per capita por ano, muito distante dos primeiros consumidores mundiais (BONTEMPO, 2008).

Como cita o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com