TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controlador Indicador de Temperatura

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

TRANSPARÊNCIA 24

[pic 1]

DESCRIÇÃO DAS TAGs:

TY- Conversor transmissor

TIC- Controlador Indicador de Temperatura

TT- Transmissor de temperatura

TV- Vávula de temperatura

Descrição do processo:

Trata-se de um reator com uma malha no qual entra um produto (provavelmente frio) através do feed in, em seguida o valor temperatura é transmitida pelo TT (via software) para o SetPoint (TIC) que analisa a temperatura interna do reator. E com a informação da temperatura, o TIC envia o valor desejável (SP) para o TY que faz a conversão da informação para pneumática

para controlar a válvula de temperatura, abrindo-a e fechando-a o necessário para manter a temperatura do sistema estável. Essa “estabilidade” é determinada pelo vapor que entra “jaqueta” localizada no corpo do reator, na qual permite que o vapor circule através do casco e através da troca de calor com o produto interno, aqueça-o.

Após o processo de troca de calor e aquecimento do produto, o vapor acaba gerando um condensado após o seu resfriamento e o mesmo é liberado por uma saída na parte inferior da “jaqueta”.

Perturbações possíveis: Temperatura externa,

TRANSPARÊNCIA 23

[pic 2]

LT- Transmissor de nível

LIC- Controlador indicador de nível

CV- válvula controladora

Nesta transparência de Nº 23 nós temos uma caldeira industrial que tem a função de produzir vapor. O processo é relativamente simples e consiste de tal forma:

O processo inicia com o preenchimento da caldeira com água até um certo nível estabelecido e em seguida esta água é aquecida até o ponto de ebulição através de um aquecedor para produzir o vapor.

Com esse processo o nível de água tende a diminuir na caldeira, e sendo esse um motivo de risco devido ao aumento da pressão interna que pode gerar explosão, existe um transmissor de nível que envia a informação do nível de água da caldeira através de um sinal pneumático para um controlador indicador de nível (LIC) ou meu SetPoint (SP) que em seguida faz o controle da válvula que controla a vazão da água para a caldeira, permitindo sempre a quantidade necessária para manter o nível o mais próximo do SP.

Perturbações possíveis: Falta de água, problemas no exaustor que pode não aquecer a água até o ponto de ebulição, falhas no controlador de nível que pode ocasionar falha na leitura e um possível aumento da pressão interna na caldeira

TRANSPARÊNCIA 25

[pic 3]

DESCRIÇÃO DAS TAGs:

TE- Termopar ou Termo-resistência

TI- Indicador de Temperatura

TT- Transmissor de Temperatura

TC- Controlador de Temperatura

TR- Registrador de temperatura

TY- Conversor de sinal (posicionador da vávula)

O processo desse forno consiste no envio do combustível para o queimador que através de uma tubulação chega no queimador, que em contato com faíscas geram as chamas (...) e a .

Na saída do forno a temperatura é medida por um termopar que está conectado eletronicamente a vários instrumentos.

O termopar mede a temperatura e envia essa medição para um transmissor de temperatura, que por sua vez transmite esse sinal eletronicamente para três equipamentos: pro indicador de temperatura (TI), pro registrador de temperatura (TR) e por final ao meu SetPoint, que é meu controlador de temperatura e identifica quando há aquecimento excessivo ou abaixo do recomendado. Em qualquer uma das duas opções, o TC envia um sinal para TY e regula a válvula para liberar mais ou menos combustível para o queimador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (343.3 Kb)   docx (603.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com