TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Indicador de temperatura

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADEMICO DE ELETRÔNICA

CURSO TÉCNICO-INTEGRADO EM ELETRÔNICA

Experimento 5 – Indicador de temperatura

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

[pic 1]

CURITIBA

2015

  1. Introdução

Neste relatório, iremos descrever a realização do experimento 5 da disciplina de Laboratório de Eletrônica, que tinha por objetivo a execução de um circuito indicador de temperatura, que funcionava através de dois LEDs (LEDs vermelho e azul). A partir de uma temperatura de limiar, quanto maior a temperatura do sensor, maior a intensidade de luz do LED vermelho, e quanto menor a temperatura, maior a intensidade de luz do LED azul.

  1. Diagrama do Circuito

[pic 2]

  1. Funcionamento do Circuito (Teoria)

           Esse circuito inicia com o indicador de temperatura (LM35), que gera uma tensão de saída variável e em função da temperatura aplicada a ele (quanto maior a temperatura, maior a tensão de saída). Essa tensão será amplificada pelo AmpOp1(CI TL081), que está conectado na saída do LM35. O sinal amplificado irá para dois outros amplificadores operacionais (AmpOp2 e AmpOp3), configurados como comparadores de tensão. No AmpOp2, o sinal amplificado irá para a entrada não inversora, e no AmpOp3 o sinal irá para a entrada inversora. Conectado à entrada inversora do AmpOp2 e à entrada não inversora do AmpOp3, está conectado um potenciômetro, com a função de fornecer a tensão de comparação (ajustada para 5V).

         Quando a tensão de saída amplificada, correspondente à temperatura aplicada, é menor que a tensão de comparação de 5V, a saída do AmpOp3 se torna positiva, acendendo o led azul conectado à mesma saída. Quando a tensão é maior, a saída do AmpOp2 passa então a ser positiva, acendendo o led vermelho conectado à mesma entrada. Quando a tensão de entrada e a tensão de comparação forem iguais as saídas dos comparadores estará em 0V, e portanto nenhum dos leds acenderá.

  1. Formas de onda

 

Vo amp lv led azul                                              Vo amp lv vermelho

[pic 3] [pic 4]

Vo amp1 led azul                                                  Vo amp led azul vermelho

[pic 5]  [pic 6] 

Vo amp led azul led azul                                      Vo amp led azul apagado

[pic 7]  [pic 8]

Vo amp 1 led vermelho                                    Vo amp1 apagado

[pic 9]  [pic 10]

Vo amp led vermelho apagado                           Pino Pot led azul

[pic 11]  [pic 12]

Pino 2 LM35 vermelho                                         Pino 2 LM35 apagado

[pic 13]  [pic 14]

Pino 2 LM35 led azul

[pic 15]

5.  Desenvolvimento

Estando com o circuito previamente montado e alimentado na matriz de contatos conforme o diagrama lógico, notou-se que o circuito não estava funcionando por completo, pois quando se aquecia o LM 35 o led azul apagava mas o led vermelho não acendia. Este erro foi corrigido após verificar-se um defeito no protoboard, no qual o Amp. Op. 2 não estava corretamente encaixado. Após mudar o CI de lugar na matriz de contatos a prática funcionou perfeitamente.

6.  Conclusão

Ao término do ensaio deste circuito verificou-se que os resultados obtidos na prática são similares aos resultados esperados pela teoria. Para o bom funcionamento deste circuito, recomenda-se verificar cautelosamente todas as ligações conforme diagrama lógico e também verificar se não há mal-contato, pois é muito comum que ao ligar as fontes que alimentam o circuito os dois leds acendam. Ao tomar estas medidas de precaução, pode-se evitar este erro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (283 Kb)   docx (193.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com