TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Poluição do Ar

Por:   •  3/8/2017  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS

Plano de Ensino de Disciplina

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

VIGÊNCIA:  2016/2

DISCIPLINA: TRATAMENTO DE EFLUENTES GASOSOS E MATERIAIS PARTICULADOS

CÓDIGO DO CURSO:

CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL

TURNO: NOTURNO

TURMA: A 8º SEM

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS

PROFESSOR: MS. MAYARA DE OLIVEIRA MAIA SILVA

EMENTA

Efluentes gasosos e materiais particulados. Poluentes do ar atmosférico. Condições meteorológicas e seus efeitos nos poluentes. Qualidade do ar atmosférico. Monitoramento da qualidade do ar. Controle da poluição atmosférica. Tratamento de efluentes gasosos. Tipologias e equipamentos de controle e tratamento. Estudo de casos. Legislação. Aspectos legais e institucionais da gestão da qualidade do ar.

OBJETIVOS

Conhecer, aprofundar conhecimentos e induzir os alunos à compreensão sobre os tópicos relacionados à poluição atmosférica e seus aspectos, os métodos de monitoramento e controle. Nas aulas os alunos desenvolverão análise critica e através de situações-problemas, onde o discente será incentivado a busca por soluções através de técnicas e equipamentos, com destaque a novos instrumentos de comando-controle.

CONTEÚDO

1. Poluição. Princípios. Poluição e poluentes. 2. Poluição do ar. Atmosfera e sua constituição. Fontes de poluição do ar. Custo da poluição. Efeitos locais e globais no clima e nos organismos. 4. Poluentes atmosféricos. Tipos. Material particulado. Classificação, formação, comportamento de partículas no ar. Partículas orgânicas e inorgânicas. 5. Gases. Poluição do ar por SO2, COx, NOx e outros poluentes. Efeitos no ambiente e na saúde humana. 6. Poluição industrial. Emissões industriais: estudo de casos. Fontes de poluição industrial. 7.Poluição veicular. 8. Controle da Poluição Atmosférica: monitoramento da qualidade do ar, objetivos, metodologias. 9. Medidas e instrumentos de controle e gestão da poluição do ar. 10. Tipologias e equipamentos. 11. Legislação, aspectos legais e institucionais. 12. Estudo de casos.

ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM

As aulas serão expositivas e os alunos debaterão os conceitos e estudos de casos de controle de poluição atmosférica. Ocorrerão dinâmicas de grupos visando promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Poderão ser utilizados recursos como vídeos, impressos, multimídia, visitas técnicas e outros.

AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho dos alunos será realizada através de atividades individuais ou em grupos, bem como apresentação de trabalhos escritos sendo que estes poderão ser realizados em classe ou extraclasse (pesquisa). Também haverá aplicação de avaliação teórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (89.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com