TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cálculo de Densidade

Por:   •  29/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Cálculo de Densidade

Eduardo Souza de Aquino C68JDH-2
Felipe Raffael de Sousa Pinto C684BC-1
Jackson Cardoso da Silva C606CC-8
Jhefferson O. Silva B871EF-9

Lab. De física, Prof. Erondina, Turma A3 (S30 e P30)

13 de maio de 2015

[pic 1]

Introdução

Densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. A densidade ou massa específica é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (seja ele sólido, liquido ou gasoso). Matematicamente, a expressão que utilizamos para a densidade é dada por:

                                               [pic 2]

Conforme observa-se na fórmula da densidade, vemos que ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será sua densidade.

Assim para calcularmos o volume, cada material possui uma formula, como utilizamos um cubo de prata, de cobre, um cilindro e uma esfera, segue abaixo a formula de cada um deles.

Considerando que o cubo possui todas as arestas de tamanhos iguas utilizamos apenas uma medida que corresponde na seguinte expressão:

[pic 3]

A formula utilizada para calcular o volume do cilindro de alumínio é:

[pic 4]

O volume da esfera depende do tamanho do raio, que é a distancia do centro da esfera a extremidade, utilizando nesse experimente a seguinte equação para determinar o seu volume:

[pic 5]

Procedimentos / Resultados

Seguindo o esquema proposto no roteiro experimental, utilizamos os seguintes materiais: um cilindro, uma esfera e cubos de prata e cobre, com objetivo de determinar a densidade desses diferentes sólidos. Para este procedimento foi utilizado  um paquímetro, um micrometro e um régua para medir as dimensões, foi utilizado também uma balança de precisão para obter o peso dos materiais. Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia, de acordo com a temperatura e a pressão, isso significa que consequentemente a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material, mas nesse caso como os materiais utilizados eram de metal foi necessário somente coletar os dados e calcular primeiro seu volume para assim poder chegar na densidade, segue abaixo o calculo do volume e densidade de cada um deles:

Cubo de Prata

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 10][pic 9]

  = 2,69g/cm³[pic 11]

Cubo de Cobre

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

Cilindro de Alumínio 

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

Esfera [pic 20]

[pic 21]

  [pic 22][pic 23]

 = D = 2,0g/cm³[pic 24]

Analise dos Resultados

              A tabela abaixo mostra os resultados obtidos através dos medidas realizadas em laboratório e dos cálculos elaborados logo acima de cada um dos 4 materiais. Podemos perceber que a densidade depende de muitos fatores externos, destaque para o peso, cada material com exceção dos cubos, são de formas completamente diferentes, tendo cada um deles uma formula especifica para sua solução como vimos na introdução. Logo abaixo vemos os resultados obtidos nesse experimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (313.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com