TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PRODUÇÃO

Por:   •  17/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  8.029 Palavras (33 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PRODUÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

Título do projeto do orientador: Aplicação do método de Monte Carlo na análise de risco financeiro e econômico de uma cervejaria artesanal

Título do plano de trabalho do bolsista: Aplicação do método de Monte Carlo na análise de risco financeiro e econômico de uma cervejaria artesanal

                                                                         Bolsista: Wellington Pereira

Orientador: Wellinton de Assunção, Doutor

São Luís – MA

2022

 

__________________________________________________

Orientador: Wellinton de Assunção, Doutor

__________________________________________________[pic 2]

Bolsista: Wellington Pereira Gome

RESUMO

A cerveja artesanal é um produto que está ganhando notoriedade no cenário mundial e brasileiro. Por se tratar de um produto que preza pela qualidade e variabilidade, o aumento desta bebida vem atraindo um público que cada vez mais intensifica o rigor em suas escolhas de consumo. No que tange o empreendimento cervejeiro, a decisão de fazer um investimento de capital, parte de um processo complexo que envolve diferentes tipos de análises, ferramentas e avaliações para evitar prejuízo, que comumente não é exercido de maneira correta. Dito isto, o presente trabalho objetiva avaliar, por meio do método de Simulação de Monte Carlo (SMC), a viabilidade econômica e financeira no processo de avaliação de uma empresa de produção de cerveja artesanal no maranhão através do fluxo de caixa descontado. Para tanto, calcularam-se diversos indicadores financeiros, dentre eles a Taxa Interna de Retorno (TIR) apresentando porcentagem de 17%, e o Valor Presente Líquido (VPL) de R$ 8.827,45. Com os resultados, identificou-se que o investimento da cervejaria é viável, com retorno esperado para os próximos anos.

Palavras-chaves: Cerveja artesanal. Simulação de Monte Carlo. Viabilidade econômica.

Sumário

1   INTRODUÇÃO        8

2 OBJETIVOS        10

2.1 Objetivo Geral        10

2.2 Objetivos Específicos        10

3   METODOLOGIA        10

4     RESULTADO E DISCURSSÕES        14

4.1   Viabilidade Econômica Financeiro        14

4.2   Índices de rentabilidade e lucratividade        17

4.3   Simulação de Monte Carlo na Viabilidade Econômica        17

4.4   Linguagem em R        19

4.5   Análise determinística        19

4.5.1 Cálculo do VPL, TIR, Payback e ROI no Rstudio (Análise Determinística)        21

4.6   Analise econômica probabilística por SMC        23

4.6.1   Coeficientes de sensibilidade da análise probabilística        26

5    CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

6     REFERÊNCIAS        29

1   INTRODUÇÃO

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais populares do mundo devido à sua disponibilidade, capacidade nutricional, refrescância, baixa potência de embriaguez e baixo custo (MORADO, 2015). Produzindo 138,6 Milhões de hectolitros por ano, o Brasil é atualmente o 3º maior produtor de cerveja no mundo. A produção de cervejas artesanais vem crescendo com o passar dos anos, em 2019 cerca de 20% da produção nacional foi oriunda de cervejarias artesanais, situando o Brasil como um dos maiores fabricantes do mundo (SEBRAE, 2019; ASSIS et al., 2020). 

Hoje, no Brasil, a maioria das cervejas feitas com um processo especial e mais cuidadoso, na prática, acabam sendo chamadas cervejas artesanais, o correto seria chamar de cervejas especiais (LARA, 2018). Segundo Tozeto (2017), as cervejas artesanais dizem respeito a uma classe de produtos com qualidade superior e com maior valor agregado, produzidas por formulações de processos distintos utilizados em escala industrial.

O mercado da cerveja artesanal, é caracterizado, na maior parte das vezes, pela produção de pequenas quantidades de cerveja, desenvolvidas com ingredientes especiais, maior quantidade de malte por hectolitro e em microindústrias de origem familiares de cervejas artesanais provenientes de micro cervejarias brasileiras (Abrabe, 2018). A presença de cervejarias artesanais está cada vez mais forte, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de cervejarias artesanais saltou de 70 para quase 900 nos últimos anos, que geram um faturamento de 2,4 bilhões de reais, e têm ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercados, nas lojas especializadas (físicas e virtuais) e em serviços de alimentação (bares e restaurantes).

É notável o crescente número de empreendedores que decidem lançar-se no mercado a fim de buscar seu sucesso no negócio, só em 2018 no Brasil a TTE (Taxa Total de Empreendedorismo) foi de 38%, ou seja, em cada cinco brasileiros adultos, dois eram empreendedores. A partir dessa taxa, estima-se que, cerca de, 52 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos estavam liderando alguma atividade empreendedora” (GEM, 2018). 

O aumento da competição mercadológica e a crescente complexidade do ambiente gerencial moderno, dificultam a elaboração da estratégia empresarial e exigem cada vez mais que as organizações sejam supridas com informações de cunho externo e interno. Observando esta tendência de valorização e crescimento do mercado de cervejas artesanais, surgem diversas possibilidades de abertura de negócios relacionados a este nicho de mercado (PAIVA, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)   pdf (580.3 Kb)   docx (911.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com