TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO: COMO A ENERGIA NUCLEAR FUNCIONA

Por:   •  13/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

 para combater o aquecimento global nós precisamos de fonte de energia que sejam limpas, eficientes e relativamente baratas ou que ao menos se paguem com o tempo, e hoje existem diversas opções que estão em diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico, e cada uma tem os seus desafios as suas Vantagens e também tem as suas desvantagens e uma das tecnologias de longe mais polêmicas é a energia nuclear.

DESENVOLVIMENTO:

COMO A ENERGIA NUCLEAR FUNCIONA:

Fissão:

As usinas nucleares trabalham a partir da Fissão Nuclear, que é quando você pega um átomo pesado e instável para gerar energia, basicamente, é lançado um nêutron contra esse átomo, a qual ele se quebra em outros 2 átomos, porém, a massa desses átomos novos é menor que a do átomo original, ou seja, essa massa ‘’perdida’’ se transforma em energia. Se você quebra muitos átomos muito rapidamente vc tem uma bomba nuclear, joga fora, se quebrar poucos átomos a reação para, então tem que achar um equilíbrio entre a explosão e nada acontecer.

No brasil temos angra 1 angra 2 e angra 3 está em processo de construção. Na fissão os combustíveis envolvidos são perigosos, tanto por serem radioativos quanto por serem possíveis componentes de armas. Provavelmente as barreiras para criar novas usinas nucleares é social e política e não tecnológica porque são bem fáceis de se fazer.

PRODUÇÃO DE ENERGIA:

Um dos grandes empecilhos dá Energia nuclear, é o seu alto custo para criar a usina, que posteriormente é paga pela eficiência energética, e até mesmo o custo para pesquisas em relação a segurança ou melhorias no geral. Em comparação com o carvão, 1kg de uranio equivale a energia liberada dê 3.000.000kg de carvão, ou até mesmo, uma pastilha de uranio, com cerca de 1cm de diâmetro, equivale a aproximadamente a 22 caminhões de óleo diesel, em relação ao potencial energético (dentro de Angra, tem aproximadamente 17milhões de pastilhas. E uma das principais vantagens dá usina nuclear, é que ela não depende das condições climáticas, como por exemplo, a energia eólica depende de vento, a solar, de dias ensolarados e a hidroelétrica dá água, ou seja, em qualquer momento, a usina nuclear pode gerar energia. Como visto no gráfico, existem países que optaram por depender das usinas nucleares, como a França, que planeja zerar a emissão de Co2 até 2050. Em relação a Alemanha, que resolveu desativar suas usinas nucleares após o desastre de Fukushima, já começa a sentir no bolso o preço de suas atitudes, visto que, a população Alemã, paga cerca de 3x mais do que a França, em relação a energia, além de que a Alemanha teve que voltar a queimar o Carvão marrom de forma volumosa, já que suas fontes renováveis são fracas.

PRINCIPAIS VANTAGENS:

as usinas nucleares produzem energia o tempo todo, 24h por dia, e ainda é possível o controlar o quanto de energia será produzido. Isso não pode ser feito nem com a eólica e muito menos com a solar, porque ambas dependem de fatores externos.

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

DESVANTAGENS:

O que fazer com o lixo radioativo, acidentes como Chernobyl e Fukushima, questões políticas em torno de obter uranio enriquecido ou plutônio.

Soluções para o lixo radioativo: uranio 238(isótopo que não fissiona, ficam nos reatores capturando nêutrons lentos e se transformando em materiais mais pesados que o uranio, como o cúrio, estes são a pior parte do lixo) é aqui que o reator de geração 4  que iria reprocessar o lixo com nêutrons rápidos, o lixo duraria em torno de 100 a 500 anos, que é melhor que  10 mil anos. fica parado dentro de um reator cheio de nêutrons rápidos ele vira plutônio, mas perai, plutônios não são usados como combustíveis de usinas nucleares? Exatamente, então seria possível botar uranio gastos de outras usinas nucleares dentro do reator e transforma-lo em combustível útil novamente.

Fusão:

A Fusão nuclear provavelmente é a melhor forma de se gerar energia, sendo a mesma que ocorre no sol, a qual consiste em pegar 2 elementos (podendo ser o hidrogênio, elemento mais comum no universo), e transformá-lo em outro elemento, porém, como na fissão, a soma da massa do último elemento é menor do que a massa dos 2 elementos iniciais, e justamente essa massa ‘’perdida’’ vira energia. Entretanto, infelizmente não temos tecnologia para que seja viável a Fusão nuclear, devido ao seu grau de dificuldade para atingir a pressão e temperatura necessárias para realiza-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (352.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com