TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO E COMANDO DE ALIMENTAÇÃO

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

ENTRADA E MEDIÇÃO

  • PADRÃO DE ENTRADA.

O padrão de ligação de energia elétrica é composto por poste, caixa para medidor, eletrodutos, fios e disjuntor. É por meio dela que a energia distribuída pela concessionária responsável chega até o imóvel.

A instalação  é dimensionada de acordo  com a carga de energia que será utilizada. A tabela de cargas é estipulada através do levantamento de dados  que os equipamentos que serão utilizados na residência  dispõe em seu manual do fabricante, como potência alimentação etc, com base nos dados do fabricante é feito um calculo de levantamento total de cargas por circuito  até que se obtenha valores que corresponderam ao total de carga que será consumida em uma residência.

Para ligações bifásicas de até 100A podem ser utilizadas as caixas tipo II tipo”P” ou “E’’, que são as mais comuns para residência, para ligações trifásicas apenas caixa tipo “e” pode ser utilizada.

ABAIXO A ILUSTRAÇÃO DA S CAIXA PADRÕES DE ENTRADA

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

  • MEDIÇÃO.

  • Como é registrada a medição.

Medidor de energia elétrica, popularmente chamado de relógio de luz, é um dispositivo ou equipamento eletromecânico e/ou eletrônico1 capaz de mensurar o consumo de energia elétrica. A unidade mais usada é kWh. Está presente na maioria de casas e habitações no mundo moderno.

As Principais partes do medidor são Base, Bloco de Terminais, Tampa, Elemento sensor de corrente, Elemento sensor de tensão, Registrador, Mostrador, Disco(para medidores eletromecanicos). Base : Parte onde são fixadas todas as outras partes do equipamento; Bloco de Terminais: Parte onde são acoplados os condutores de entrada(linha) e os condutores de saída(carga);Tampa2 : Parte que tem por objetivo proteger os elementos internos do medidor. Na tampa são aplicados selos a fim de garantir a inviolabilidade do equipamento. Podem ser de metal, vidro ou policarbonato; Elemento sensor de corrente : É a parte responsável por mensurar a corrente elétrica na rede; Elemento sensor de tensão : É a parte responsável por mensurar a tensão elétrica da rede; Mostrador  : Exibe o valor das grandezas registradas pelo equipamento(pode ser um display digital, ciclometros, "ponteiros");Registrador: Parte responsável por guardar os valores das grandezas. No medidor com display é usada uma EPROM, nos medidores com mostrador analógico o próprio mostrador é o registrador; Disco: É a parte que fica girando com uma tarja preta quando os equipamentos da rede estão ligados. Cada volta do disco corresponde a uma quantidade de energia consumida, que é descrita pela constante de disco. No medidor eletrônico não existe disco mas os circuitos do equipamento simulam a ação do disco medindo a energia através de pulsos que podem ser acompanhados por um led que pisca a cada pulso completo. A constante para medidores eletrônicos passa a ser Kh

Para medir a energia elétrica são usados os medidores de energia também conhecidos como “relógios”. Existem dois tipos de medidores: os ciclométricos e os analógicos (de ponteiros).

No medidor ciclométrico a leitura é efetuada  diretamente, da esquerda para a direita, semelhante ao hodômetro de automóvel
[pic 5]
Leitor Anterior
[pic 6]
Leitor Atual

O medidor de energia registra o consumo em determinado período de leitura que é a quantidade de dias que uma concessionária faz uma leitura e pode variar de acordo com o planejamento de cada empresa. Em média este período de leitura varia entre 28 a 32 dias.

O consumo de energia é calculado da seguinte forma:
Consumo no período = Leitura atual – Leitura anterior
Consumo no período = 2875 – 2490 = 385 kWh

O medidor de ponteiros possui por 4 ou 5 mostradores, cujos ponteiros giram, uns no sentido horário e outros no sentido anti-horário, conforme as setas indicativas do mostrador. A leitura deve ser feita da esquerda para direita. Para anotar a leitura, considere o último número ultrapassado pelo ponteiro ou seja, quando o ponteiro estiver entre um algarismo e outro deve ser considerado o menor.

O movimento dos ponteiros ocorre sempre do nº menor para o maior.

[pic 7]

Exemplo de Leitura de Consumo feita em um Medidor de Energia  Analógico:

[pic 8]
Consumo no período = Leitura atual – Leitura anterior

Consumo no período = 2875-2490 = 385 kWh

Este valor de leitura, multiplicado pela tarifa de energia elétrica vigente em cada estado mais os impostos e taxas do governo estadual e federal compõem o preço final da fatura de energia elétrica que você paga todo o mês.

  • DISPOSITIVO DE PROEÇÃO E COMANDO DE ALIMENTAÇÃO

  • DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO

No momento em que se faz todos os cálculos e previsões de carga de instalação do imóvel tem se o total de carga da residência, carga essa dada em Watts (W) que na formula técnica elétrica  dividindo-se pela tensão, Volts (V) obtêm-se a corrente Amperes (A), corrente essa que é levada em consideração no momento de dimensionar o disjuntor que fará a proteção  da sua entrada de energia.

Oque é Disjuntor.  (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO)

Os disjuntores mais tradicionais, para uso geral,        são equipados com disparadores térmicos, que atuam na ocorrência de sobrecorrentes moderadas (tipicamente correntes de sobrecarga), e disparadores magnéticos, para sobrecorentes elevadas (tipicamente correntes de curto-circuito). Dai o nome dispositivo de proteção termomagnético.

PROTEÇÃO CONTRA CURTO CIRCUITO

O disparador é magnético constituído por uma bobina (eletroímã).O eletroímã atrai um peça articulada (armadura) quando a corrente atinge um certo valor. Esse deslocamento da armadura provoca, através de acoplamentos mecânicos, a abertura dos contatos principais do disjuntor, há disjuntores que têm o disparo magnético ajustável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (304.5 Kb)   docx (505.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com