TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Ciência da Computação

Por:   •  18/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Ciências Exatas – Departamento de Ciência da Computação

MARIA LAURA FONSECA SANTOS

RESOLUÇÕES DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NO AMBIENTE DE PROTOTIPAGEM

Relatório apresentado à disciplina de Calculo Númerico.

INTRODUÇÃO:

Esse trabalho foi feito com uma plataforma na qual eu nunca trabalhei, mesmo sendo muito famosa e importante para o nosso mundo globalizado de hoje. Foram dias e dias procurando vídeos e exemplos de como melhor utilizar a plataforma para receber os melhores resultados para este trabalho. Logo no inicio, já percebi que o aprendizado com este ia ser enorme, com plataformas, ideias e modelos para a realização do trabalho. Essas plataformas e matérias são de extrema importância no contexto atual, portanto fico feliz e reconheço a importância desse trabalho. Com isso, espero que o relatório tenha sido satisfatoriamente bom, pois me rendeu aprendizados que não irei esquecer.

OBJETIVO:

Esse trabalho tem como objetivo a resolução da equação A x = b utilizando “Matlab”, onde, deve-se calcular os valores independentes de forma que x = [1,1..., 1]T. Na equação a cima, A é a matriz dos coeficientes retirada do site   https://sparse.tamu.edu/. B é o vetor de termos independentes e x é o vetor solução do sistema.

 

MÉTODO E DESENVOLVIMENTO:

Foi selecionada a matriz denominada “jadmesh2”, pelo Suits Spaces, e logo após foi transferida para o aplicativo matlab, e nele foi possível manipulá-la a fim de obter informações. Foi utilizado os seguintes comandos no Matlab:

[pic 1]

Quando colocado o comando A = Problem.A, foi indicado que todos os valores e as posições correspondentes da matriz em questão. Após isso, foi utilizado o comado “whos A”, que forneceu uma tabela que indica o “Name”, “Size”, “Bytes Class” e “Attributes” da matriz, como segue na tabela e foto abaixo:

Name

Size

Bytes Class

Attributes

A

1009x1009

117936 / double

sparce

2

 

[pic 2]

“https :/ /spars e.ta mu.ed u”.   Em se guid a a  matr iz  fo i  tra ns fer ida  para o   “Ma t lab ” pa ra q ue  

Reprodução Matlab – feito em 05/10/20

Quando colocado o comando b = sum (A’), foi realizado pelo Matlab a soma dos coeficientes da linha correspondente na matriz. Logo em seguida, foi utilizado o comando “whos b”, que forneceu os seguintes dados, mostrados na tabela e na foto a seguir:

Name

Size

Bytes Class

Attributes

b

1x1009

24224 / double

sparce

[pic 3]

Reprodução Matlab – feito em 05/10/20

Após, foi feito foi executado os comandos “x = A / (b), e “whos (x), respectivamente, que forneceu a solução para que a Ax = b se inv(A) existir, e a seguinte tabela e imagem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com