TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Engenharia Mecânica

Por:   •  28/12/2023  •  Artigo  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas[pic 1][pic 2]

Departamento de Engenharia Mecânica MEC114 – Sistemas Térmicos

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE GANCHO DE IÇAMENTO

Igor Abraão de Abreu R Silva – 16.1.1526

Ouro Preto 2021

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        FABRICAÇÃO        4

2.1.        GANCHO FORJADO        6

2.2.        CARACTERÍSTICAS DE FUNCIONAMENTO        7

3.        INSPEÇÃO EM GANCHOS DE IÇAMENTO        7

3.1        LÍQUIDO PENETRANTE        8

4.        CUSTO DE FABRICAÇÃO        9

4.1        CUSTO TOTAL DE FABRICAÇÃO        11

5.        CONCLUSÃO        12

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Os guindastes são máquinas utilizadas em todo o mundo com a finalidadede  realizar o transporte de cargas de grandes dimensões e peso. O Caminhão Munck é um tipo de guindaste sobre rodas acoplado a um cavalo mecânico, com um sistema hidráulico de braço articulado com gancho de içamento.

Os ganchos de içamento de guindaste são amplamente utilizados em diversas funções, movimentação de cargas, auxílio na montagem de grandes estruturas, na indústria de equipamentos pesados, na construção civil e no próprio carregamento e descaramento da carreta que é movida pelo caminhão.

O ganchos de guindastes é uma das principais partes desses guindastes, pois é nele que tem o contato direto com a carga a ser movimenta, sofrendo grandes esforços de tração. Esses tipos de equipamentos e componentes são geralmente utilizados para elevar cargas pesadas em indústrias e canteiros de obras.

Esses ganchos variam no transporte de pesos diferentes. Com o aumento da capacidade de carga de um gancho de elevação, suas dimensões tornam-se maiores e também seu peso mais pesado. O aumento de peso custará muito material e dinheiro para o fabricante. É por isso que projetos alternativos são necessários. Existem alguns estudos importantes na literatura.

[pic 3][pic 4]

Figura 1 - Ganchos de Içamento

2.        FABRICAÇÃO

A tecnologia do forjamento em matriz fechada é, aparentemente, muito simples. Trata-se de fazer, por deformação, a massa plástica de metal preencher um molde que e a cavidade da ferramenta, também chamada de matriz. Como regra geral, o forjamento deve ser féito segundo um ascoamento o mais expontâneo e natural possível dentro da matriz. Como regra geral, o forjamento deve ser féito segundo um ascoamento o mais expontâneo e natural possível dentro da matriz.

Os ganchos são subprodutos do aço, muito parecidos com anzóis. Por definição são hastes curvadas. Os ganchos são ferramentas utilizadas para o içamento/levantamento de cargas. Podem ser fabricados de aço forjado e outros graus de aço. Possuem diversos modelos, tais como o gancho olhal e gancho giratório. Existem diversas normas que ditam a fabricação de ganchos, tais como a EN 818-2, EN 818-4 e EN 1677.

O material é conformado entre duas metades de matriz que possuem impressões com o formato que se deseja fornecer à peça. A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada ou semi-fechada, permitindo obter peças com tolerâncias dimensionais menores do que no forjamento livre.

As operações de obtenção das formas intermediárias de uma peça constituem a conformação intermediária, que se compõe normalmente de três etapas:

  • Distribuição de massas
  • Dobramento (se for o caso)
  • Formação da seção transversal

Na etapa de distribuição de massas se procede à retirada de material das porções nas quais a seção transversal deva ser reduzida, e o acúmulo do material nas posições onde a seção deva ser aumentada (fase (b)).

As operações mais empregadas para esta etapa são: o estiramento, o encalcamento, o alargamento, a laminação, a extrusão e o rolamento, sendo o recalque usado para aumentar a secção transversal. O dobramento (segunda etapa), pode ser executado durante o forjamento, sem um estágio especial, quando for paralelo ao movimento da ferramenta. Em caso contrário, é efetuado numa etapa específica durante (fase (c) da figura 2) ou mesmo após o forjamento da peça:

[pic 5]

Figura 2 - Etapas do Forjamento em uma Matriz

[pic 6]

Figura 3 - Tipos diversos de Matrizes

2.1.        GANCHO FORJADO

Os equipamentos e máquinas de produção industrial necessitam de diversos componentes de operação, que garantem segurança de manuseio, bem como proteção contrachoques mecânicos e falhas de funcionamento. Por esse motivo, é preciso atenção nos meios de instalação das peças, já que um mínimo erro pode acarretar em acidentes e riscos a toda a produtividade da indústria, o Gancho Forjado, por exemplo, é uma das principais peças de movimentação, suspensão e elevação de cargas, sendo um acessório extremamente versátil, com uso em conjuntos de cordoalhas, pontes rolantes e braços giratórios.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, sendo os principais:

  • Gancho forjado olhal de aço carbono
  • Gancho com trava de segurança
  • Gancho para máquinas giratórias
  • Gancho forjado em haste

  1.      CARACTERÍSTICAS DE FUNCIONAMENTO

Independentemente do tipo de Gancho Forjado, eles devem ser instalados com o passo de rosca da porca, com possibilidade de ajuste de duas peças, em seguida, o componente é lubrificado no rolamento axial, para, finalmente, realizar a ajustagem final com um furo passante entre a porca e o Gancho Forjado.

Após esse processo, ocorre o travamento do conjunto com um pino de aço, todos os ganchos são revestidos com pintura epóxi da cor vermelha, como forma de identificação da peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com