TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento do Plano de Manutenção para a Fresadora do Laboratório de Usinagem do Laboratório de Engenharia da UFV

Por:   •  13/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.617 Palavras (19 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 19

 [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA  

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MECÂNICA

MEC 496  Manutenção Mecânica

Professor: Paulo Cezar Buchner

Desenvolvimento do Plano de Manutenção para a Fresadora do Laboratório de Usinagem do Laboratório de Engenharia da UFV (Grupo 2)

Angélica P. Silva - 76065

Bernardo Kreischer de Macedo Sartori - 99987

Henrique Paes Roque Pinto - 100010

Ian Nery Rocha - 77426

Letícia Maldonado Gama Martinho - 90405

Túlio Pereira Bueno - 99988

Viçosa, Minas Gerais

Junho de 2023

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. REFERENCIAL TEÓRICO        3

3. INVENTÁRIO        5

Máquina        5

Características        6

4. TAGUEAMENTO        7

5. FMEA        28

6. PLANO DE MANUTENÇÃO        31

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        33

  1. INTRODUÇÃO

A manutenção mecânica consiste em um conjunto de ações administrativas e técnicas necessárias para conservar e manter estruturas, equipamentos, ferramentas e máquinas de uma organização em plenas condições de operação. A ideia principal é realizar atividades preventivas ou corretivas, com o objetivo de garantir o perfeito funcionamento de um determinado sistema, estender a vida útil desses equipamentos e garantir a segurança de todos envolvidos nas operações.

Atualmente, existem vários tipos de manutenção, porém, três deles se destacam pela sua popularidade e uso frequente: manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva. A equipe responsável pela manutenção trabalha no reparo, manutenção e substituição de equipamentos, exigindo conhecimentos em diferentes processos mecânicos, como usinagem, lubrificação, montagem e soldagem. No entanto, com os avanços tecnológicos recentes aplicados em máquinas e equipamentos, é de extrema importância que a equipe de manutenção esteja sempre atualizada sobre as novas formas de realizar as operações de manutenção, garantindo assim o pleno funcionamento dos sistemas.

Nesse contexto, surge a necessidade de um controle eficiente das atividades de manutenção dos equipamentos, o que implica na implantação de um Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). Esse planejamento envolve a criação, organização e controle das etapas da manutenção, buscando constantemente a melhoria contínua e a manutenção adequada dos equipamentos. Para tanto, são utilizadas ferramentas como FMEA, tagueamento e levantamento do inventário de peças e componentes, entre outras, as quais serão abordadas de forma detalhada ao longo deste trabalho.

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração do plano de manutenção da Fresadora Ferramenteira FVF 3000/3000 VS, desenvolvido ao longo do semestre pelos estudantes da disciplina de MEC 496 - Manutenção Mecânica. Como fonte de informações, foi utilizado principalmente o manual fornecido pelo próprio fabricante da máquina, DIPLOMAT 3001.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A manutenção é um conjunto de procedimentos que visa ao perfeito funcionamento de uma máquina, equipamento, ferramenta ou instalação no máximo tempo possível, para prevenir prováveis falhas e aumentar sua confiabilidade, de acordo com NETO E LIMA (2002). Com isso, a manutenção deve promover uma disponibilidade alta dos equipamentos para atender, durante este tempo, ao processo de produção, evitando o comprometimento das etapas e perdas por paradas não programadas.

A manutenção é classificada de acordo com os objetivos e métodos utilizados para sua execução, que são utilizados de acordo com a sua utilidade para os processos e ativos. De acordo com KARDEC E NASCIF (2002), são os tipos básicos de manutenção a corretiva planejada e não planejada, a preventiva, a preditiva e a detectiva, como ilustrado na Figura 2.1.

Figura 2.1 - Tipos de Manutenção

[pic 2]

A manutenção corretiva é um conjunto de procedimentos que são executados a fim de atender imediatamente a produção, a máquina ou o equipamento que parou, a fim de restabelecer o mais rápido possível seu funcionamento, para evitar prejuízos causados por uma parada de máquina imprevista. BRANCO FILHO (2006) afirma que somente o uso da Manutenção Corretiva leva a uma contínua e lenta degradação das máquinas onde poderá ocorrer perda de produção, riscos à integridade das instalações, de degradação do meio ambiente e ainda trazer riscos à vida dos funcionários e clientes, por isso, ela deve ser usada em processos em que as falhas não têm um impacto crítico na produção.

A manutenção preventiva visa a prevenção de quebras e falhas espontâneas, onde é feito um planejamento especificando a periodicidade de revisões nos equipamentos para prevenir a sua falha. São feitas substituições de peças desgastadas e geralmente suas verificações periódicas são aplicadas fora do tempo de produção (JIMENEZ-COTADI et al., 2020). Sendo assim, a manutenção preventiva exige uma certa supervisão e o desenvolvimento de um plano, o qual deve ser executado por pessoal qualificado.

A manutenção preditiva, também conhecida como manutenção sob condição ou manutenção com base no estado do equipamento, assim como a preventiva, é feita antes que ocorra a pane no equipamento. Porém, esta metodologia é baseada em fórmulas precisas e nas medições de sensores alocados nas máquinas, a fim de monitorar e acompanhar as condições das máquinas, sua degradação e seus parâmetros operacionais. A premissa desta manutenção é de garantir o máximo de intervalo entre os reparos, minimizando o custo e a quantidade de operações de manutenção (MOBLEY, 2002). Para que a manutenção preditiva seja segura e eficaz, são necessários bons instrumentos, um bom programa computacional e treinamento pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)   pdf (775 Kb)   docx (595.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com