TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Energético

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Diagnóstico Energético

  1. Introdução

Ao início de projeto, com a escolha das mudanças à serem implementadas, o cliente escolheu a implantação do sistema de aquecimento de água através de um boiler solar. Um estudo específico sobre a troca dos fogões foi iniciado, escolhendo um fogão a gás como visto na proposta inicial e um boiler solar.

  1. Fabricantes

Sabe-se que existe uma grande variedade de sistemas de boilers solares que pode ser encontrada do mercado, logo foi escolhido fabricantes ao qual podemos ter acesso mais facilmente na região tanto para manutenção quando para compra do equipamento, esses fabricantes são a Solarteck, Termoteck, Komeco e Sólmatic.

  1. Plano de Manutenção

O plano deve ser individualizado para cada equipamento, levando-se em conta sua concepção, idade, histórico de problemas, etc. Pode-se fazer a inspeção visual do boiler, para verificar se existe algum tipo de irregularidade, nas tubulações ou no próprio boiler.

Caso exista garantia do boiler deve-se acioná-la quando houver um problema ou defeito de fabricação. Enfim, esses fabricantes não informam exatamente o tempo de vida útil do equipamento, sendo assim podemos estipular a vida útil como o tempo de garantia do equipamento.

A fabricante Komeco disponibiliza os seguintes tempo de garantias:

  • Garantia de 5 anos contra defeito de fabricação para os reservatórios de baixa pressão
  • Garantia de 3 anos para os de alta pressão
  • Garantia de 1 ano para a resistência
  • Garantia de 5 anos para as placas solares


  1. Boiler Aquecimento Solar

O boiler é um sistema de aquecimento de água, onde é aquecida gradativamente durante várias horas do dia, para ser utilizada principalmente à noite e nas primeiras horas da manhã. Sendo o reservatório com a principal função de armazenar e isolar a água da perda de calor, mantendo dessa forma a água aquecida por um longo período de tempo, sendo as perdas estabelecidas pela transferência de calor do material que é feito o boiler para o meio externo.

Para o dimensionamento do boiler utiliza-se algumas regras gerais, sendo elas:

  • Banheiro – 60 litros/dia por pessoa (banhos de até 10 minutos);
  • Cozinha – 20 litros/dia por pessoa
  • Lavanderia – 20 litros/dia por pessoa

Sabendo-se que a residência tem 5 (cinco) pessoas, sendo que apenas uma delas que é a profissional de serviços domésticos, utiliza a lavanderia e a cozinha. Podemos estipular que o gasto aproximadamente seguindo as regras gerais é de 490 litros, logo essa residência precisa de um boiler de 500 litros. Observando-se que o tempo de banho foi estabelecido através do P.D. (Pré Diagnóstico), onde fez-se o levantamento do tempo médio de banho.

O fabricante escolhido para a compra do boiler foi a Komeco devido as suas extensas garantias e vantagens oferecidas, como:

  • Redução de até 70% no consumo de energia
  • Agrega valor à obra
  • Controle automático de temperatura através do solar control
  • Grande variedade de modelos de placas e reservatórios
  • Projetos comerciais personalizados de aquecimento solar
  • Suporte na instalação em todo o Brasil
  1. Projeto Básico

O projeto consiste na instalação de um boiler solar e na troca dos fogões elétricos da residência, sendo que a residência já possui as tubulações para instalação do mesmo, advindas de seu projeto de construção onde foram deixadas tubulações hidráulicas para possíveis melhorias.


  1. Implantação

No caso da implantação do boiler solar, escolhemos a fabricante Komeco para aquisição do mesmo, onde a fabricante disponibiliza o suporte à instalação para todo o Brasil. O local onde será instalado o boiler, será escolhido minunciosamente, pela empresa GM Efficiency S.A, através da logística de incidência solar presente na área residencial disponibilizada.

A empresa GM Efficiency S.A, se responsabiliza para instalação caso o suporte à instalação não seja imediato, que pode ser realizado um dia após a chegada do boiler à residência.

Por definição de qualidade e orientação advinda da empresa GM Efficiency S.A, foi escolhido o boiler exposto na figura 01.

[pic 1]

Figura.01: Boiler de Aquecimento Solar de 500 litros.

O boiler da figura.01, possui selo de qualidade e pode ser encontrado em diversas lojas físicas e virtuais, com preço médio de R$2.199,00, tendo suas diversas formas de financiamento. Esse possui capacidade de reduzir em até 70% do consumo de energia, o que se equivaleria à aproximadamente 4500w do chuveiro elétrico possuinte o qual tem potência total de 6500w. Algumas características do produto estão descritas abaixo:

  • Marca: Komeco
  • Modelo: Aquecedor Solar BP 500L Inox 304
  • Segurança: Selo Qualisol. A Komeco é certificada pelo programa de qualificação de fornecedores de sistema de aquecimento Solar. Isso garante a qualidade total e máxima eficiência do produto.
  • Garantia: 60 meses
  • Pressão Máxima de água (m.c.a): Baixa Pressão (até 5 m.c.a); Alta Pressão (até 40 m.c.a)

  1. Fluxograma de Implantação

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

[pic 23]

[pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27]


[pic 28][pic 29][pic 30]

  1. Projeto Financeiro

O custo do projeto está relacionado há escolhas do cliente, quanto a propostas de eficiência, especificamente no projeto de implantação de um boiler solar, temos descrito na tabela XX.

[pic 31]

Tabela.01: Custo do Projeto

  1. Detalhes por Sistema

O sistema de aquecimento de água através do boiler, irá beneficiar especificamente no consumo de energia dos chuveiros elétricos, onde estará promovendo uma economia de aproximadamente 70% do consumo elétrico. Está especificamente descrito na tabela.02 e tabela.03, sobre o consumo atual e o consumo posterior do projeto em relação ao consumo de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (371.3 Kb)   docx (320.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com