TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dimensionamento de Estruturas de Concreto

Por:   •  11/7/2021  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Dimensionamento de Estruturas de Concreto.

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos.

Tarefa 4

Na disciplina, estudamos as aplicações do concreto para elementos estruturais. Faça a leitura do texto complementar, disponível na Biblioteca da disciplina, “Cientistas criam concreto duas vezes mais forte usando grafeno” (Sumares, 2018). O emprego de novas tecnologias aliado a fundamentos básicos traz uma garantia de sucesso em qualquer projeto. Com o estudo até o momento, qual a sua opinião sobre esse concreto? Quais as possíveis aplicações que podem gerar vantagens na sua utilização?

_______________________________________________________________

Nanotecnologias, realidade virtual, novos softwares e materiais otimizados, descobertas nos últimos anos que têm ajudado engenheiros e arquitetos na elaboração de projetos de maneira mais rápida, mais simples, mais barata e muito mais seguros.

Neste cenário, se faz necessário que os profissionais da área estejam em constante aperfeiçoamento técnico e científico, exigindo cada vez mais flexibilidade para agregar os conhecimentos de outras áreas e ajustar-se às novas e variáveis formas de produção.

Este estudo se apresenta como um divisor de águas na construção civil, em termos de reforço do concreto tradicional, uma vez que permite alcançar uma maior resistência com uma menor quantidade de material e, além disso, menor poluição ambiental. Os pesquisadores conseguiram aliar as excelentes propriedades do grafeno ao concreto comum, como por exemplo:

  • Excelente condutor térmico: estradas com pavimento feito com este material poderão ser aquecidas para derreter a neve, uma vez que o grafeno é um excelente condutor térmico.
  • Menos danoso ao meio ambiente: cada vez mais a população está se preocupando com o meio ambiente e em como os produtos consumidos pela indústria afetam o mundo em que vivemos. Com a utilização deste novo produto poder-se-á reduzir a quantidade de material utilizada na construção (menor espessura com a mesma resistência) e, além disso, conforme apresentado pelos autores do estudo, é possível reduzir em 50% o uso dos demais materiais utilizados na fabricação do concreto.
  • Produto derivado do grafite: as maiores reservas de grafite estão no Brasil, e futuramente através de estudos será possível otimizar sua produção e custos.
  • Alta resistência: o grafeno possui uma elevada resistência, sendo este até 200 vezes mais resistente que o aço, em alguns casos. Devido a este fator, e também por ser um produto muito fino (conhecido como material bidimensional) é possível reduzir a espessura utilizada nos projetos sem onerar a resistência do produto final às solicitações às quais será submetido.
  • Altamente leve: conforme mencionado anteriormente, o grafeno está entre os materiais da categoria bidimensional, sendo este extremamente fino e como consequência, muito leve.
  • Bom isolante de umidade: esta propriedade do grafeno permite aumentar a durabilidade e vida útil de construções feitas com o “novo concreto”, uma vez que impedindo a entrada da água, consegue diminuir uma das grandes desvantagens do concreto comum, a absorção de água (umidade) que leva à corrosão do material e redução do seu desempenho. Além disso, esta característica do material avaliado, impedirá que as superfícies das construções coletem sujeira, criando uma aparência mais limpa.

Em contrapartida, os custos associados ao uso do grafeno são muito elevados, o que, atualmente, inviabiliza seu uso na construção civil. Porém, estudos e pesquisas revelam a possibilidade de otimizar sua produção no Brasil para redução dos custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com