TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EIXO DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA

Por:   •  7/10/2019  •  Abstract  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

EIXO DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA         DISCIPLINA: ARTE E CULTURA

PROFA. ANDRÉA BERALDO BORDE

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA         TUTOR/A: EDNEI DE SANTANA PEREIRA

ALUNO: BRUNO RIOS DA SILVA_____________________________________________

ATIVIDADE 1

Área: Exatas

INSTRUÇÕES: 

1) A organização de suas respostas, a compreensão das questões e o uso da norma padrão da língua também são critérios de avaliação. Assim, tenha cuidado redobrado na linguagem escrita!

2) Antes de enviar a avaliação, releia as respostas dadas.

3) A cópia/plágio indevida de outros textos e sites resultará na anulação da atividade do aluno. Fique atento e...

    Sucesso!

Questão 01

Observe as imagens que seguem:

Imagem 01 – Arte rupestre

[pic 2]

Imagem 02 – Câmara mortuária egípcia

[pic 3]

Imagem 03 – Capela Sistina

[pic 4]

Agora responda:

Questão 01 (3,0 pts) – O homem desde sempre teve o ímpeto de criar objetos para serem cultuados e admirados, estabelecendo uma forte relação entre arte e ritual. Comente, com suas palavras, cada uma das três imagens, procurando analisar qual o seu contexto histórico, bem como a relação entre arte e ritual que cada uma delas evoca (seu texto deve ter entre 10 a 20 linhas).

Segundo analise criteriosa, observa-se perante as imagens apresentadas, a estrita ligação humana entre a cultura e a arte. Em ambas as imagens, os autores procuram representar de forma significativa, as crenças e modos de vida do homem na época.

Na imagem 01 (Arte rupestre), observa-se um modo de vida extremamente arcaico em comparação, o que remete a idade da pedra, onde a maior luta do homem era pela própria existência, e sobrevivência da posteridade. Segundo analise, os povos ainda na idade extremamente antiga, já possuíam diversas crenças ligadas intimamente à mitologia, como se pode observar dentro da imagem, figuras de seres metade homem e metade chacal.

Observando-se a imagem 02 (Câmara mortuária egípcia), nota-se perante a obra de arte, os modos de vida do antigo Egito, civilização oriental estabelecida às margens do rio Nilo ao norte da África por volta de 3000 a.c. Nela, observam-se hierarquias entre os homens com o estabelecimento de Farão e sua divindade (o Sol), notando-se ainda, os vários instrumentos e símbolos utilizados dentro dos rituais religiosos egípcios.

Na imagem 03 (Capela Sistina), observa-se uma fiel representação da cultura e religião da Europa numa idade pós-medieval, no inicio da idade moderna com o advento do iluminismo. A arquitetura Greco – romana, adjunto da religião cristã, procuram mostrar de maneira imponente, as influencias da religião hebraica e a supremacia e domínio da igreja católica romana no contexto ocidental.

Questão 02 (3,0 pts) – Faça uma pesquisa sobre a cultura e a Arte Grega e responda: quais foram as principais contribuições desse povo para a cultura ocidental? Existe alguma forma de arte desse povo que se encontra presente na nossa vida? (texto de, no mínimo, 9 linhas).

Efetuando-se uma analise do mundo ocidental, nota-se que praticamente tudo que existe hoje nas áreas de desenvolvimento cultural, destacando-se os meios artístico, social, esportivo, político, filosófico... teve origem dentro da cultura grega.

Sim, vários são os modelos de arte adi vindos da cultura grega dentre as nossas vidas. A exemplo, temos nosso modelo político, proveniente da polis grega, onde estabeleceu-se a democracia como forma de eleição de governo. O teatro, outro modelo de arte demasiadamente cultuado pelos ocidentais, teve origem na Grécia antiga com as tragédias e comedias representadas desde a antiguidade. Dentre os esportes, destacam-se as lutas e o atletismo, substancialmente cultuado pelos ocidentais, desde o inicio com estabelecimento de Roma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (307.2 Kb)   docx (211.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com