TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSAIO DE ADENSAMENTO

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

ANA KAROLINY LEMOS BEZERRA

CLÁUDIO HENRIQUE ARAÚJO PEREIRA

ENSAIO DE ADENSAMENTO

Juazeiro do Norte

Julho/2016

ANA KAROLINY LEMOS BEZERRA[pic 3]

CLÁUDIO HENRIQUE ARAÚJO PEREIRA

ENSAIO DE ADENSAMENTO

Trabalho Solicitado Pela Professora Ana Patricia Nunes Bandeira, na disciplina de Mecânica dos Solos I no Requisito de nota parcial do semestre.

Juazeiro do Norte

Julho/2016

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        4

3 APARELHAGEM        5

4 AMOSTRAGEM        5

5 PROCEDIMENTO        5

Operações preliminares:        5

Determinação da massa específica aparente úmida inicial (ρh):        5

6 CÁLCULOS        6

7 RESULTADOS E DISCURSÕES        6

8 CONCLUSÃO        8

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8


1 INTRODUÇÃO

Na engenharia muitos problemas ocorrem devido à falta de conhecimento técnico e de precaução. Dentro da mecânica dos solos um dos problemas que provocam nas estruturas esforços adicionais que comprometem à sua própria estabilidade são os recalques, definidos como todo deslocamento vertical descendente que uma estrutura está sujeita. Diante desse fato e dentro do contexto do estudo do comportamento dos solos o engenheiro deve ter conhecimento dos parâmetros de compressibilidade para a execução de projetos seguros da construção civil. A obtenção desses parâmetros se dá a partir de resultados de ensaios de compressibilidade do solo. Existem três tipos de ensaios de deformabilidade e são eles: ensaios de compressão axial, ensaios de compressão edométrica e ensaios de compressão triaxial.

O ensaio de compressão edométrica (também referido como ensaio de compressão confinada ou ensaio de adensamento) é o mais antigo e mais conhecido para a determinação de parâmetros de compressibilidade do solo. O ensaio consiste na compressão de uma amostra de solo, compactada ou indeformada, pela aplicação de valores crescentes de tensão vertical, sob a condição de deformação radial nula. Para que se entenda o ensaio de adensamento é importante à definição de alguns conceitos. O primeiro deles é o da compressibilidade, fenômeno pelo qual uma massa de solo, sob ação de cargas, varia de volume mantendo sua forma constante. O adensamento do solo é a diminuição dos seus vazios com o tempo, devido à saída da água do seu interior. Este processo pode ocorrer devido a um acréscimo de solicitação sobre o solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, rebaixamento do nível de água do lençol freático ou drenagem do solo, entre outros.

2 OBJETIVOS

- Determinação dos parâmetros de compressibilidade.

3 APARELHAGEM

  1. Prensa de adensamento;
  2. Célula de adensamento;
  3. Anel de adensamento;
  4. Pedras porosas;
  5. Talhador, serras ou faca para moldagem do corpo de prova;
  6. Estufa;
  7. Balança;
  8. Extensômetro;
  9. Cápsulas de alumínio;
  10. Cronômetro.

4 AMOSTRAGEM

A amostra foi obtida pela compactação em laboratório.

5 PROCEDIMENTO

 Operações preliminares:

a) Determinar a massa, o diâmetro e a altura do anel de adensamento;

b) Determinar o peso específico dos grãos do solo.

c) Se a amostra for indeformada, moldar o corpo de prova com altura excedente em 2 cm da altura do anel, e rente ao anel;

d) Rasar com um instrumento adequado (régua biselada, serra, etc) as superfícies inferior e superior do corpo de prova.

e) Usar o material residual das aparas do corpo de prova para determinação do teor de umidade inicial, fazendo-se uma média entre três determinações.

Determinação da massa específica aparente úmida inicial (ρh):

a) Obter a massa do conjunto anel + solo;

b) Obter a massa de solo;

c) Calcular o volume do corpo de prova (volume do anel);

d) Calcular ρh.

Montagem do corpo de prova:

a) As pedras porosas e os papéis-filtro devem ser preparados antes da montagem;

b) Para solos saturados: utilizar pedras porosas previamente fervidas e mantidas submersas até a montagem. Para solos parcialmente saturados, utilizar pedras porosas umedecidas. Para solos altamente expansivos, colapsíveis e muito secos utilizar pedras porosas secas.

c) A montagem deve obedecer à seguinte sequência: base rígida, pedra porosa inferior, papel-filtro, corpo de prova contido no anel, papel filtro, fixador da célula pedra porosa superior, parafuso e cabeçote metálico. Após montagem, envolver a célula num plástico ou borracha para evitar perda de umidade e ajustar o conjunto ao sistema de aplicação de carga (prensa);

Aplicação de carga:

a) Instalar o extensômetro e aplicar um tensão de assentamento de 5 KPa para solos resistentes ou 2 KPa para solos moles. Após 5 minutos, zerar o extensômetro.

b) Aplicar as cargas dos estágios subsequentes (10 KPa, 20 KPa, 40 KPa, 80 KPa, 160 KPa, etc.) mantendo a carga de cada estágio, anotando as leituras do extensômetro nos tempos de 8s, 15s, 30s, 1 min, 2 min, 4 min, 8 min, 15 min, 30 min, 1 h, 2 h, 4 h, 8 h e 24 horas ou até estabilização das deformações;

c) Depois de realizada a última leitura do último estágio, efetuar o descarregamento, em estágios, e efetuar as leituras de forma análoga ao carregamento. O descarregamento deve ocorrer no mínimo em três estágios;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (268.2 Kb)   docx (95.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com