TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ENSAIO DE ADENSAMENTO

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  1.357 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA -PROAC

ASSESSORIA ACADÊMICA -ASAC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO ENSAIO DE ADENSAMENTO

Professor: Alan Oliveira Feitosa

Grupo: Andrey Ferreira - - P6B

Iulian Mateus - - P6B

Jefferson Bruno - - P6B

Raiana Souza Justino – 1610015572 -  P6B             

 Williene Marques - - P6B

João Pessoa-PB

2018.2

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        4

3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        4

3.1 MATERIAIS        4

3.2 METODOLOGIA        5

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

5 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        8


1 INTRODUÇÃO

O solo é primordial para a engenharia. Dele dependem todas as tipologias de obras, pois elas tanto o usam como fundação quanto o empregam na composição de materiais, como o concreto, que compõem a estrutura. Diante disto, seu estudo é essencial para garantir o sucesso de qualquer empreendimento inserido no contexto da engenharia civil. Para suprir esta necessidade houve o surgimento da Mecânica dos Solos, uma área do saber que tem como objetivo o comportamento do solo quando exposto à cargas advindas de construções, bem como à ação de agentes naturais.

Dentre as ações que acontecem com o solo e que fazem parte desta temática, é dado destaque para a sua compressão (ou expansão) e adensamento. O solo é um material heterogêneo, constituído basicamente de grãos, ar e água (os dois últimos preenchem os denominados vazios). Ao ser exercida uma força sobre o solo, ocorre um rearranjo dos grãos, que ficam mais próximos, preenchendo os espaços vazios e eventualmente expulsando a parte ocupada por ar e água. Quando se expulsa apenas ar (processo mais rápido e efetuado por cargas dinâmicas) têm-se a compressão, quando a água (tida como incompressível) também é retirada (processo lento e dependente de cargas estáticas) tem-se o adensamento do solo.

Além disso, outra variável que influencia a maneira que o solo será deformado é a sua tipologia. O solo pode ser classificado basicamente em: Areia, silte e argila. Solos arenosos (granulares) tem uma compressibilidade menor que os argilosos, visto a forma que os esforços são transmitidos entre os grãos. Quanto aos solos argilosos, sua característica de ser pouco permeável, faz com que a água presente no meio encontre dificuldades para sair, ocasionando um tempo de adensamento elevado. Os grãos por sua vez interferem na resistência e compressibilidade de acordo como estão estruturados. Uma estrutura que favorece um índice de vazios maior acarreta em uma compressibilidade mais elevada.

Na verdade, a compactação do solo é benéfica do ponto de vista estrutural. Um solo mais coeso, de baixo índice de vazios, possui uma resistência maior, o que implica em menos custos com fundações, por exemplo. Logo, o movimento vertical da estrutura é comum e esperado devido as características do solo quanto a deformação, o chamado recalque. Contudo, uma redução das espessuras das camadas de solo imprevista, não é benéfica para construções, podendo acarretar em uma retirada do eixo original, uma inclinação advinda do adensamento diferente dos pontos em que a estrutura se apoia, o que se denomina recalque diferencial, gerando fissuras na estrutura.

Desta forma, é necessário conhecer os parâmetros do solo referentes ao seu comportamento quando sujeitos a cargas de compressão. No que se refere a adensamento, é fundamental conhecer o Índice de Compressão, a tensão de pré-adensamento e coeficiente de adensamento. A tensão de pré-adensamento representa o maior valor de tensão a que o solo foi exposto no seu passado. Sua determinação é importante, pois a partir deste valor há uma mudança no comportamento do solo, que passa a ter uma maior compressibilidade. Isso ocorre pois antes da tensão de pré-adensamento, o solo, na verdade, está sofrendo uma recompressão, sofrendo novamente uma carga a que foi exposto no passado, já depois da tensão de pré-adensamento o solo está sendo solicitado por uma carga de um valor maior do que jamais havia sido exposto.

A determinação destes parâmetros é feita por meio de ensaios de laboratório. Neste relatório é dado destaque para o ensaio oedométrico. Este ensaio resulta em um gráfico que mostra a relação: índice de vazios x log tensão efetiva. É através deste gráfico que se consegue determinar os parâmetros já citados. Este relatório apresenta o ocorrido em um ensaio oedométrico de um solo argiloso e expõe os dados colhidos a partir da curva e x log, e das curvas de adensamento.

2 OBJETIVOS

3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.1 MATERIAIS

Os materiais utilizados no ensaio de adensamento foram:

  • Solo argiloso
  • Espátula
  • Tábua de vidro
  • Cronômetro
  • Balança
  • Prensa de adensamento
  • Anel de adensamento
  • Extensômetro
  • Água
  • Papel filtro
  • Célula de adensamento
  • Pedras porosas de diâmetro ligeiramente inferior (em torno de 0,2 a 0,5mm) ao diâmetro interno do anel de adensamento
  • Gabarito circular
  • Capsula de porcelana
  • Desbastador de amostra
  • Régua metálica biselada

3.2 METODOLOGIA

          De início, foi necessário separar uma amostra do material que iria ser submetido ao experimento, que no caso em questão foi o solo argiloso que teve que ser retirado com bastante cuidado para que não comprometesse as condições naturais do solo nas quais interferiam diretamente em sua qualidade.

Tendo o solo já escolhido, houve se a necessidade de se atentar as variações da temperatura do local em que estava sendo executado o experimento, nas quais as temperaturas não deveriam ter variações de 4°C. Nesse experimento o local não deve ter um aumento em sua umidade, a temperatura deve ser constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (230.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com