TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE UM POLÍMERO BIODEGRADÁVEL PRODUZIDO ATRAVÉS DE UM FUNGO

Por:   •  22/5/2019  •  Artigo  •  3.469 Palavras (14 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 14

ESTUDO DE UM POLÍMERO BIODEGRADÁVEL PRODUZIDO ATRAVÉS DE UM FUNGO

STUDY OF A BIODEGRADABLE POLYMER PRODUCED BY A FUNGUS

Camila Castro1; Edineia Xavier2; Eunice Andrade3; Leonardo Ferreira4; Lidiane Prado5; Lívia Almeida6; Lucinelma de Cassia7; Raphaela Ramos8; Thais Fernanda9; Wellerson Diego10

Ivana Lula(Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1camilascastro@gmail.com; 2edineiaxs0@hotmail.com; 3nicinhaandrade@hotmail.com; 4leopbh@gmail.com; 5lidianeprado@hotmail.com; 6liviaa.batista@gmail.com; 7lucinelmaoliveira@ig.com.br; 8raphaela.rlopes@hotmail.com; 9thaísfreitas0072@gmail.com;10wellersondl@hotmail.com

RESUMO: A busca pelo desenvolvimento de novos materiais que tende a ser ecologicamente corretos, tem se mostrado extremamente importante desde que o homem percebeu que os recursos naturais são finitos. Com isto a empresa norte-americana Ecovative, desenvolveu um novo material feito a partir de fungos e subprodutos agrícolas, como é chamado Mushroom. Este artigo visa estudar este material, suas características e principais propriedades, com uma pesquisa de viabilidade econômica e suas principais aplicações. O Mushroom é um plástico sustentável com a aparência e textura de isopor, e como tal é isolante térmico. O isopor é um grave problema para o meio ambiente, o uso do Mushroom pode substituí-lo sendo assim uma possível solução para este problema.

PALAVRAS-CHAVE: Fungos. Micélio. Novos Materiais. Subprodutos Agrícolas. Sustentável.

Abstract: The search for new materials development that tends to be environmentally friendly has been extremely important since man realized that natural resources are finite. With this the U.S. company Ecovative has developed a new material made from fungi and agricultural products, as it is called Mushroom. This article aims to address the development of this material, its characteristics and main properties with a survey of economic viability and its main applications. The Mushroom is a sustainable plastic with the look and texture of Styrofoam, and as such is a thermal insulator. Styrofoam is a serious problem for the environment, the use of the Mushroom so you can replace it with a possible solution to this problem.

Keywords: Fungi. Mycelium. New Materials. Agriculturalbyproducts. Sustainable.

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

Há milhares de anos o ser humano dispunha de materiais que eram fornecidos apenas pela natureza, como madeira, pedras, e matéria vinda de animais (DIGIULIO, 2007). Com o passar do tempo veio à degradação ambiental e o desperdício, o homem concluiu então que estes recursos naturais são finitos e partiu para o desenvolvimento de materiais sustentáveis, buscando sempre a ecoeficiência (SENAC, 2004).

A ecoeficiência pode ser considerada uma forma de responsabilidade ambiental corporativa, encorajando as empresas a se tornarem mais competitivas, inovadoras e ambientalmente responsáveis. Para ser ecoeficiente, é primordial o conhecimento do sistema natural em que se opera. A natureza não é tão efêmera que se desagregue a qualquer impacto, nem tão resistente que possa suportar impactos indefinidamente. A velha máxima de Lavoisier de que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” é retomada pelas empresas sustentáveis quando buscam fechar os ciclos de produção. Todos os diversos organismos que vivem no ecossistema têm algo em comum: produzem detritos, assim como os seres humanos e suas empresas. Mas nos ecossistemas o que é detrito para uma espécie é alimento para outra. Portanto a natureza está sempre se reciclando, é o que buscam fazer as empresa que querem ser sustentáveis, visando à geração de resíduo zero ao final da produção. Em tais sistemas, cada material que é eliminado é devolvido à natureza como nutriente ou se torna uma nova matéria-prima para a fabricação de outro produto (ALMEIDA, 2002).

No cenário atual, as indústrias fornecem uma ampla lista de novos materiais que através de pesquisas e constantes desenvolvimentos chegaram à marca de mais 50 mil tipos, esses materiais podem ser divididos em cinco classes: cerâmicas, semicondutores, compósitos, metais e polímeros (DIGIULIO, 2007). A empresa norte-americana EcovativeLLC, tendo em vista a necessidade da criação de materiais ecologicamente corretos desenvolveu um material da classe dos polímeros feito a partir de subprodutos agrícolas, como a palha de milho, e de um fungo filamentoso, pluricelular como ligante (ECOVATIVE, 2014).

Organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, de vida livre ou não, os fungos são encontrados nos mais variados ambientes, preferencialmente em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica (AMABIS, 1996). Existem dois tipos morfológicos: as leveduras, que são unicelulares, e os bolores ou fungos filamentosos, que são pluricelulares, miceliais (HOFLING, 2008). Há varias espécies de fungos no meio ambiente, como por exemplo, os saprófitos que absorvem nutrientes de matéria orgânica morta, ou os fungos parasitas que se nutrem de seres ainda vivos (SADAVA, 2009).

Os fungos mais conhecidos são os bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras (fermentos) (AMABIS, 1996). Possuem células dotadas de parede celular e têm nutrição heterotrófica de matéria orgânica viva ou morta, por absorção, que servem como fonte de energia e como constituintes celulares. Como não podem sintetizar moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas como fazem as plantas, os fungos são heterotróficos e obtêm energia degradando material orgânico depositado na natureza e colonizado por eles. Por causa de rigidez da parede celular, a nutrição é por adsorção de nutrientes solúveis simples. Realizam respiração celular ou fermentação para obtenção de energia, e sua reserva energética é na forma de glicogênio. Esses organismos secretam enzimas no substrato onde se encontram e absorvem as moléculas resultantes da ação dessas enzimas. Com isso, além de obterem nutrientes para seu crescimento também disponibilizam os produtos resultantes da degradação para ação de outros microrganismos, e por essa razão são os degradadores primários de material orgânico na natureza, participando ativamente nos ciclos de carbono, nitrogênio e fósforo além de outros nutrientes, existe também a relação simbiótica com outros organismos (SILVA, 2006).

A digestão é extracorpórea, o fungo elimina para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com