TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXPERIMENTO - IMPACTO DE UM JATO

Por:   •  2/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

EXPERIMENTO - IMPACTO DE UM JATO

ITAJUBÁ - MG

2021

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o efeito da força na superfície sólida devido ao escoamento do fluido tem grandes aplicações práticas é estudado.Uma aplicação prática envolve o tamanho de uma lâmina de turbina ou bomba.Por causa do conhecimento dessas forças, ele pode projetar o tamanho correto de uma lâmina.Outra aplicação recente é o usar o jato d'água utilizado como ferramenta de corte,na qual o jato é lançado na superfície da peça,e o corte deve ser realizado sob alta pressão.Uma forma de analisar essas forças é através do principio do momento linear.

O princípio deste relatório é analisar a força de reação gerada pela modificação no momento do escoamento do fluido, utilizando quatro superfícies sólidas com impactos diferentes, cada superfície possui um ângulo de saída, e explicar as tendências experimentais e teóricas.

2. OBJETIVO

O objetivo desses experimentos é estudar a força de reação produzida por mudanças no momento de uma vazão de fluxo.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O impacto de um jato permite medir a força exercida por um jato sobre um objeto estacionário. Ele consiste de um recipiente transparente cilíndrico, dentro do qual o jato d’água gerado por um bico atinge um objeto apoiado em uma haste vertical. A força exercida pelo jato d’água provoca uma elevação da haste de suporte, que pode ser contrabalançada acoplando pesos, até que retorne à posição inicial.

Figura 1: Produto

Esse equipamento tem alguns acessórios que são utilizados para que seja possível a realização do experimento,da parte superior da bancada de impactos são elas:

Figura 2 : Diagrama da parte superior da bancada.

Pesquisa sobre as forças induzidas em certos tipos de superfícies possui uma ampla gama de aplicações práticas. Um exemplo próximo da nossa realidade é o tamanho das pás de turbina ou das de bomba. Uma vez que eles entendam a força em contato com a superfície da lâmina, eles podem determinar o tamanho corretamente.

A primeira coisa a fazer é obter a velocidade do fluido do bico. Esta velocidade v é calculada a partir da taxa de fluxo de saída e da área da seção transversal A da saída do bocal,segundo a equação:

4. DESENVOLVIMENTO DO ENSAIO

4.1 Experimento

Para que seja possível fazer a realização do experimento,são necessários alguns equipamentos:

A bancada hidráulica F1-10, permite medirmos o fluxo da coleta de volume por tempo.

O equipamento de impacto de jato F1-16 com 4 defletores de fluxo, tendo um ângulo de deflação de 30,90,120 e 180 graus.

Um cronômetro para podermos determinar a taxa de fluxo da água.

Para fazer a montagem do equipamento, a primeira coisa a se fazer é remover a placa superior e o cilindro transparente,verificar o diâmetro de saída do bocal.Substitua o cilindro.Parafuse um dos quatro deflatores sobre a extremidade do eixo.localize o acessório no canal da bancada e conecte o tubo de entrada.

Coloque a placa superior do tanque,nivele o tanque ajustando os pés utilizando o nível de bolha.Coloque as três porcas, depois,aperte na sequência para manter o nível da placa superior indicado pelo nível de bolha(só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com