TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Engenheiro de Segurança do Trabalho nos dias atuais

Por:   •  8/3/2019  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 1.2

O Engenheiro de Segurança do Trabalho é um profissional que surgiu acompanhando a evolução das ideias que cercam o fenômeno saúde-trabalho-adoecimento e meio ambiente, saindo do contexto saúde do trabalho e entrando em saúde do trabalhador, trazendo o ser humano para o posto de elemento mais importante no processo produtivo.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho (EST) é o profissional que visa à proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atuação dentro de uma empresa. As políticas desenvolvidas, tendo como alvo o ambiente de trabalho, afetam diretamente no processo produtivo. O empresário/empregador precisa se propor a gerenciar o seu trabalhador como o mesmo esmero em que faz a gestão do seu patrimônio. E o EST é parte do investimento em qualidade do processo produtivo, o responsável por planejar, colocar em prática e gerenciar os mecanismos necessários.

O EST encontra hoje no Brasil um cenário que não se observa em nenhum outro país, um cenário onde o lado do trabalhador ganhou força, com a adoção de um conceito mais amplo, que é o de agravo da saúde do trabalhador, de associar o problema ao tipo de atividade exercida e jogar na conta do empresário (o lado que tem mais recursos) a tarefa de provar que a responsabilidade não é dele e que de fato todas as providências foram adotadas em busca da qualidade do processo. Essa medida beneficia àqueles investem em qualidade. E nós chegamos ao mercado com o desafio de mediar essas relações e equilibrar a responsabilidade que existe para ambos os lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com