TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO ATÉ OS DIAS ATUAIS

Por:   •  2/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

No Brasil, a taxa de desemprego mede o número de pessoas que procuram ativamente um emprego em percentagem da força de trabalho. O presente trabalho tem por finalidade demonstrar como o desemprego influencia o cotidiano, a economia, e, inclusive a saúde fisica e psicológica dos cidadãos brasileiros.

A escassês de empregos gera conflitos internos e sociais, como será evidenciado aqui. Além disso, será discorrido a perspectiva de Karl Marx em relação ao tema abordado.

2 DESENVOLVIMENTO

Enquanto o Brasil passou com sucesso de autoritário para democratização governo, ainda não desenvolveu um bem definido e institucionalizado regime democrático. Instituições políticas, particularmente a legislatura e os partidos políticos, às vezes funcionam instrumentos de domínio autoritário em vez de pilares de uma democracia ordem. Muitos políticos líderes do atual governo, mais notavelmente. Concentramo-nos nos problemas subjacentes à consolidação e extensão da democracia e sobre as causas do fracasso do governo em cumprir suas promessas de renovar a prática política autoritária e implementar políticas sociais mais progressistas.

Nosso argumento é o seguinte: os acordos políticos atuais representam uma mistura de procedimento democrático e prática autoritária. Eles impedem a transformação de instituições necessárias para uma democracia consolidada, desencorajar a participação popular em política e frustrar as mudanças de políticas que possam prejudicar uma sociedade social extremamente ordem.

As elites políticas do antigo regime permanecem suficientemente fortes para resistir às políticas que produzir mudanças na distribuição de energia. A dívida maciça, além disso, restringe latitude política em educação, saúde e outros investimentos sociais e, consequentemente, empregos são reduzidos, precisamente as áreas em que, em condições econômicas favoráveis, a coalizão conservadora dominante provavelmente estarão disposta a aceitar maiores gastos governamental para melhorar o bem-estar.

Existe uma antiga teoria do desemprego que diz que os empregadores se beneficiam do alto desemprego porque mantém os trabalhadores sob controle. Eles estão menos inclinados a atacar, abandonar seus empregos para procurar melhores e incapazes de exigir aumentos salariais. Isso reduz os custos dos empregadores e aumenta seus lucros.

Mas há dois lados da moeda. Enquanto os salários mais baixos e o alto desemprego podem tornar o trabalho mais dócil e reduzir os custos das empresas, eles também reduzem a demanda por produção comercial. Assim, embora os custos possam cair, os lucros não aumentam necessariamente porque as vendas não aumentam, pois os potenciais consumidores não têm dinheiro para gastar devido a salários baixos e alto desemprego.

Milhões de trabalhadores estão sendo negados a honra e respeito que merecem por falta de emprego, subemprego, baixos salários e exploração. O trabalho é fundamental para a dignidade de uma pessoa ... Isso dá a uma a capacidade de se manter, a própria família, para contribuir com o crescimento da própria nação, infelizmente, milhões de trabalhadores hoje negam essa honra e respeito como resultado do desemprego, do subemprego, salários injustos, roubo de salários, abuso e exploração.

A economia não está criando um número adequado de empregos que permitem que os trabalhadores se providenciem e suas famílias, mais de quatro milhões de pessoas estão desempregadas por mais de seis meses, e isso não inclui os milhões mais que simplesmente perderam a esperança. Para cada trabalho disponível, há muitas vezes mais pessoas desempregadas e subempregadas que procuram ativamente. Esta diferença de empregos reduz os salários. A metade dos empregos neste país paga menos de um salário mínimo. Mais de 46 milhões de pessoas vivem na pobreza, incluindo 16 milhões de crianças.

A perda de emprego está associada a elevadas taxas de problemas de saúde mental e física, aumentos nas taxas de mortalidade e alterações prejudiciais nas relações familiares e no bem-estar psicológico dos cônjuges e das crianças. Em comparação com trabalhadores com empregados estáveis, aqueles que perderam seus empregos têm uma saúde mental significativamente menor, menor satisfação com a vida, menos satisfação familiar ou familiar e saúde física subjetiva mais pobre.

Uma meta-análise de Paul e Moser (2009) reforça esses achados - o desemprego foi associado a depressão, ansiedade, sintomas psicossomáticos, baixo bem-estar subjetivo e baixa autoestima. Os trabalhadores desempregados eram duas vezes mais prováveis que os seus homólogos empregados para experimentar problemas psicológicos (Paul & Moser, 2009).

O desemprego pode contribuir para reduzir a expectativa de vida. Em um estudo longitudinal em que as histórias de emprego, ganhos e trabalho de trabalhadores masculinos de alta idade foram rastreados durante os anos 1970 e 1980, as taxas de mortalidade no ano após o deslocamento do trabalho foram 50 a 100 por cento maiores do que seria de esperar. O efeito sobre o risco de mortalidade diminuiu acentuadamente ao longo do tempo, mas mesmo 20 anos depois que esses homens perderam emprego, o risco elevado de morte foi encontrado entre os que perderam empregos anteriormente, em comparação com o empregado estável.

Mesmo depois de controlar a saúde de base e outras características demográficas, os trabalhadores desempregados relatam saúde significativamente mais baixa e sintomas mais depressivos do que aqueles que permanecem empregados de forma estável. Os trabalhos com baixos salários normalmente oferecem oportunidades mínimas para utilizar as habilidades e vir com uma série de resultados negativos. O subemprego está associado a diminuição da autoestima, aumento do consumo de álcool e elevadas taxas de depressão, bem como baixo peso ao nascer entre bebês nascidos de mulheres subempregadas.

O estresse do desemprego pode levar a declínios no bem-estar dos cônjuges e às mudanças nas relações familiares e nos resultados para crianças. As pesquisas que remontam à Grande Depressão descobriram que homens que sofreram perda financeira substancial tornaram-se mais irritáveis, tensos e explosivos. As crianças frequentemente sofreram enquanto esses pais se tornavam mais punitivos e arbitrários em seus pais. Tal comportamento paterno, por sua vez, predizia crises de raiva, irritabilidade e negativismo em crianças, especialmente meninos, e mau humor, hipersensibilidade, sentimentos de inadequação e baixas aspirações em adolescentes. Estudos subsequentes continuaram a encontrar esse caminho, desde a perda econômica até o comportamento do pai para o bem-estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com