TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho do professor nos dias atuais

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 14

O TRABALHO DO PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS

PRÁTICA EDUCATIVA M ODULO 1

Almeri T.B. da Silva Possa

Professor- Nelvaci Bortolini Tozzo

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia ( PED0436)- O Trabalho do Professor nos dias  Atuais

14/12/2011

RESUMO

Neste trabalho procurei discutir e apresentar orientações sobre a motivação no exercício daformação do professor em sala de aula.A profissão de professor é um dos ofícios mais aludidos nos focos das exigências sociais.O ponto de partida para reflexão em questão é a formação continuada,e a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas, a inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais.No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação.

PALAVRA- CHAVE: Motivação.;Formação.;Relação.;Tecnologia.;Inclusão.

1-INTRODUÇÃO

Este trabalho contempla informações, adquiridas durante pesquisas bibliográficas com o objetivo de expor informações sobre os subtítulos que o mesmo comtempla abaixo,estes são relacionados as disciplinas estudadas no primeiro módulo do curso de pedagogia.Foram pesquisados em:livros,jornais,e sites de opiniões publicas.  

2-O PROFESSOR EM SALA DE AULA                                                                                                                                      

2.1-MOTIVAÇAO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR

A motivação e fundamental para a profissão docente, tanto no seu processode formação quanto no seu desempenho profissional, podendo interferir e influenciara dinâmica de sua autodeterminação, as expectativas e a percepção de eficácia e consecução de objetivos pessoais.

Levando em consideração o valor das politicas mundiais e do Brasil, buscandomelhorar o nível da educação de seu povo na educaçãobásica e a consequentemelhoria dos padrões de desempenho dos professores, consideramos importanteinvestigar as repercussões de sua formação, assim como as expectativas emotivação ligadas a sua pratica pedagógica, no sucesso do processo ensino-aprendizagem,nas series iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se também verificarse houve mudança qualitativa na pratica pedagógica do professor apos sua formação em pedagogia – series iniciais.

A motivação tem valor significativo no processo de formação e pratica pedagógicado professor, podendo influenciar suas expectativas, percepção de eficácia e consecução de objetivos pessoais e profissionais. Tem-se falado muito da faltade motivação dos professores no contexto educacional. O professor Saul Neves deJesus, em sua pesquisa sobre a motivação na formação de professores, destaca que:A motivação e essencial para a formação do pedagogo, sendo responsável pelo fortalecimento de sua opção profissional.

Muitas vezes, a falta. Outro fator que contribui para a motivação do professor e a autoestima.

A autoestima refere-se aos sentimentos, emoções, sensações que cada pessoa tempor si mesma, estruturando seu autoconceito.

Ao definir objetivos de aprendizagem, apresentar as informações sobre oconteúdo a ser estudado, propor tarefas, responder a demanda dos alunos, avaliara aprendizagem e exercer o controle e a autoridade em sala, os professores criamambientes que estimulam a motivação e a aprendizagem. Assim, devem levar emconsideração que a interação das características do contexto educacional e as doaluno sãodinâmicas, interferindo em suas percepções e interesses.

A motivação pode ser encarada como um conceito originado da interação do homem com o mundo, sofrendo e provocando modificações, constituindo-senum fator fundamental em seu processo de desenvolvimento. Os motivos humanosativam o organismo, orientam e reforçam sua conduta, visando a atingir deforma satisfatória determinados objetivos e determinado grau de satisfação.Todas as ações do individuo são guiadas por motivos e expectativas, que seconstituem num desafio constante.

A motivação deve ser vista em seu processo integrador, dinâmico e inacabado.Nesse processo, as expectativas do professor são fundamentais como motivadorase facilitadoras da aprendizagem. Os sentimentos de insatisfação e mal-estardocente afetam nãosó os próprios professores, mas o clima vivenciado em sala deaula, pois a falta de investimento e de motivação dos professores contribui diretamente de motivação leva o professor ao mal-estar docente, para o desinteresse dos alunos e compromete a qualidade do processo.

Embora não existam receitas universais ou métodosinfalíveis para o combate do mal-estar e da desmotivaçãodocente, as oficinas de autoconhecimento podem representar uma estratégia de ação daquilo que pode ser feitoem termos de formação contínua de professores, a qualfundamentalmente, deve procurar contribuir para odesenvolvimento, a aprendizagem e a realização profissional dos professores.

De acordo com Jesus (2004, p.44):

a prevenção de muitas situações passa pela formaçãode professores, no sentido desta contribuir para que aprática profissional seja experienciada com satisfaçãoe autoconfiança, encorajando a construção de umpercurso profissional caracterizado pela motivação epelo desenvolvimento pessoal e interpessoal, enquanto critérios fundamentais do bem-estar docente

2.2 -O PROFESSOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA

A cada dia que passa a cada olhar sobre e para a educação, percebe-se que os profissionais do ensino são mais cobrados. São cobranças que derivam desde a eficácia do seu trabalho, bem como exigências quanto a uma formação mais sólida e representada por títulos acadêmicos.

Desse cenário, nascem propostas que reclamam do professor, mais que estar presente em sala de aula, entretanto, convidado a ver a sua profissão como algo a ser zelado e adubado com muito preparo teórico. Para Rubem Alves, há uma distinção entre professor e educador, ao afirmar que, “professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda uma vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança” (apud FERACINE 1998, p. 50). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com