TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensaios Mecânicos

Por:   •  10/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV

ENSAIOS MECÂNICOS

VILA VELHA

 ABRIL DE 2017

UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV

ENSAIOS MECÂNICOS

Relatório apresentado ao curso de Engenharia da UVV – Universidade Vila Velha – como requisito parcial das exigências da disciplina de Princípio das Ciência dos Materiais. Professor (a): Kirlene Salgado Fernandes Penna.

VILA VELHA

MARÇO DE 2017

SUMÁRIO

Páginas

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVO        5

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS        6

MÉTODOS................................................................................................7

2.1 TESTE DE TRAÇÃO DE UM CORPO DE PROVA DE VERGALHÃO CA-50.....7

VERIFICAÇÃO DA SOLUBILIDADE (SEMELHANÇAS) ENTRE SOLVENTES        7

2.2 TESTE DE COMPRESSÃO DE UM CORPO DE PROVA DE CONCRETO........7

RESULTADOS        .8

2.1 GRÁFICO DE TRAÇÃO.........................................................................................8

2.2 GRÁFICO COMPRENSSÃO        9

DISCUSSÃO        11

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

Na aula do dia 30 de março de 2017, foram feitos experimentos no laboratório de Ensaios Mecânicos para identificar as características de certos materiais quanto ao “Ensaio de Compressão de Corpos de Prova Cilíndricos” e “Deformação Plástica”.  

Através dos experimentos foi possível observar a elasticidade e resistência dos materiais neles testados, bem como seu ponto de ruptura.

Este projeto apresenta uma concisa e seletiva análise dos materiais, avaliando sua resistência e ponto de ruptura, a determinação dos esforços e suas deformações.

Resistências dos Materiais

A resistência pode ser definida como a habilidade de um material a resistir a determinados esforços sem que haja a ruptura. Tensões de compressão e tração são aplicadas sobre moldes de concreto para verificar sua resistência final. Quando essa tensão alcança seu valor máximo sem que haja a ruptura é determinada a resistência do material. Comumente, antes de expor o corpo de prova do concreto aos ensaios, ele já apresenta microfissuras, porém não são representativas, pois, possivelmente, são decorrentes da retração por secagem (MEHTA e MONTEIRO, 2008). 

Quanto às compressão dos materiais, a retenção às deformações, se torna imprescindível para atender  à condição de confiabilidade, ou precisão, pois quando ocorrem deformações exorbitantes, podem transparecer falta de segurança. A eficiência  de um material de reagir às desconfigurações é chamada de rigidez, porém a estabilidade pode ser um problema a ser enfrentado, mesmo que a rigidez esteja dentro dos parâmetros solicitados pela norma ABNT.

A tração consiste em uma carga uniaxial crescente em um corpo de prova, passando da deformação elástica, para plástica, até sua ruptura. Este corpo de prova trata-se de ensaios utilizados vastamente nas indústrias e componentes mecânicos.

A deformações inseridas no material são basicamente equivalentes em todo o corpo, até que a carga máxima seja atingida, neste ponto é possível medir a resistência do material. Em materiais dúcteis, pode haver uma redução da área da seção reta antes da ruptura, podendo ter seu limite de ruptura menor que o limite de resistência.

A resistência à tração depende de vários fatores, principalmente da aderência dos grãos dos agregados com a argamassa (ALMEIDA, 2002).

Para o estudo da tração existem três tipos de ensaios: tração direta, compressão diametral (NBR 7222, 2011) e tração na flexão (NBR 12142, 2010).

Ensaio de Compressão de Corpos de Prova Cilíndrico

A utilização de concretos com resistências cada vez mais elevadas em estruturas pré-moldadas leva à necessidade de aprimorar o entendimento do comportamento da junção entre elementos estruturais de concreto. Esse comportamento é dependente da análise das resistências à compressão dos concretos utilizados, da superfície de contato a ser colada, da inclinação da junta e do adesivo utilizado.

A NBR-7680/2007 trata referente a ao estabelecimento do diâmetro do concreto estrutural a ser utilizado como corpos de prova, tendo esse o diâmetro de 75mm e 100mm, para concretos que não são extraídos da estrutura acabadas. A estipulação do diâmetro mínimo, são consideradas normais para 100mm no caso de corpos de prova moldados, utilizados como casos típicos do controle da resistência do concreto. O controle de resistência à compressão do concreto pode ser definido como um controle estatístico de qualidade, semelhante ao utilizado nas indústrias. Com o objetivo de medir e controlar a variação dos componentes da mistura, o domínio das informações extraídas através de gráficos, amostragem e ensaios padronizados e rigorosos, auxilia na tomada de decisão: ajustes econômicos ou de processo – proporcionamento mistura lançamento, cura e ensaios (PACHECO e HELENE, 2013; NEVILLE e BROOKS, 2013)

O concreto possui três propriedades mecânicas que são muito consideradas e determinadas a partir dos ensaios, realizados para controle de qualidade e atendimento às especificações, sendo essas: resistência à compressão, à tração e módulo de elasticidade.

Os principais fatores que afetam a resistência mecânica são: relação água/cimento; idade; forma e graduação dos agregados; tipo de cimento; forma e dimensão dos corpos de prova; velocidade de aplicação da carga de ensaio e duração da carga (PETRUCCI, 1987).


Ensaio de Tração de Materiais

Os ensaios de tração são realizados amplamente em corpos de prova onde a seção reta é circular, a deformação fica compreendida a parte central mais estreita do corpo de prova. O padrão utilizado para diâmetro é de 12,8mm aproximadamente.

Para que o ensaio seja realizado, o corpo de prova deve ser preso pelas extremidades, nas garras de fixação. Sendo a máquina de prova elaborada para alongar o corpo de prova a uma intensidade constante, medindo a carga contínua instantaneamente aplicada ao alongamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com