TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento Eletromagnetismo

Por:   •  6/9/2020  •  Monografia  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP.

Robson Rodrigues dos Santos

Experimento Eletromagnetismo

Cubatão, 2020


Robson Rodrigues dos Santos

[pic 1]

Experimento Eletromagnetismo  

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Física Experimental II – FIEE3, no Curso de Engenharia De Controle e Automação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira

Cubatão, 2020


RESUMO

[pic 2]

Neste relatório é apresentado dado relativo ao experimento de potências elétricos realizados na aula do dia 29/08/2020. Para a disciplina de física experimental II(FIEE3), com base nesse experimento temos como objetivo analisa as informações vista em experiência com eletromagnetismo visando esses três exemplos pêndulos Eletrostáticos, eletróforo de volta, e o versorium.

Palavras-chave: Campo magnético, pêndulo eletrostático, eletróforo de volta, versorium.


SUMÁRIO

[pic 3]

1        INTRODUÇÃO..............................................................................................        5

2        DESENVOLVIMENTO..................................................................................        6

2.1        OBJETIVO GERAL.......................................................................................        6

2.1.1 Objetivos específicos.................................................................................        6

2.2        METODOLOGIA............................................................................................6

2.3        PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS........................................................        7

2.4        RESULTADOS..............................................................................................        8

3        CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES.......................................................        9

REFERÊNCIAS.............................................................................................        10


1 INTRODUÇÃO

Eletromagnetismo é o ramo da física que estuda a relação entre as forças da eletricidade e do magnetismo como um fenômeno único. Ele é explicado pelo campo magnético.

Michael Faraday (1791-1867) descobriu os efeitos elétricos produzidos pelo magnetismo. Através desses efeitos, chamados de indução eletromagnética, ele explicou a natureza e as propriedades dos campos magnéticos.

Faraday explicou que o campo magnético é produzido pelas cargas elétricas geradas a partir do atrito entre os corpos que, por sua vez, sofrem atração ou repulsão.

É o mesmo que dizer que é possível gerar energia movimentando um ímã próximo a um indutor ou um condutor. Esse movimento faz com que os elétrons se movimentem, resultando em tensão elétrica, ou energia eletromagnética.

Isso acontece em decorrência da polaridade existente à matéria de qualquer corpo: carga positiva (próton), carga negativa (elétron) e carga neutra (nêutron). O local onde essa força está concentrada é chamado de campo elétrico. A força das cargas elétricas é calculada através da Lei de Coulomb. Além dessa lei, o entendimento acerca do campo magnético desencadeou muitas descobertas referentes à eletricidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Os experimentos demostrado neste relatório citam os efeitos do eletromagnetismo, com a ajuda de vídeos e artigos científicos podemos descrever os efeitos que ocorreram nesses três experimentos de forma clara e definitiva. Analisando assim esse assunto com bastantes dados e informações, podendo comprovar as teorias dos experimentos, aonde foi visto o funcionamento de cada experimento perfeitamente, comparando os resultados entres eles chegando a uma conclusão.

Podemos observar as várias formas de eletrização que aconteceram entre eles, e suas mudanças de polarização, utilizados pelo atrito, contato, aterramento e  indução. Mostrando sempre êxito em todos os testes.

2.1 OBJETIVO GERAL

Temos como objetivo analisar a eletrização por atrito, eletrização por indução e eletrização de contato, polarização por indução elétrica.

2.1.1 Objetivos específicos

Através dos experimentos realizados, observamos os fenômenos que aconteceram nas três experiências.

2.2 METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com