TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO MATEMATICA

Por:   •  18/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÕES DE PRÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA II

GRUPO: Helba Fernandes de Almeida Furtado; Joao Marco Antônio de Souza; Marcia Cristina Fialho Rangel e Pedro Henrique da Silva e Souza.

RESUMO:

Considerando que o aluno é parte fundamental no processo educativo. Ele deve ser o sujeito capaz de construir e reconstruir seu saber, tendo a chance de aprender e ensinar. Com isso, a partir das apresentações podemos ver metodologias diferenciadas para aplicar determinados conteúdos de física dentro do ambiente escolar, pois diversas vezes os alunos não conseguem reconhecer e compreender os conteúdos presentes no seu dia a dia.

De acordo com Dubinsky (1991), a motivação do aluno está relacionada à abordagem metodológica do professor, ou seja, a ação educativa do educador influencia diretamente na absorção do conteúdo por parte do aluno. Assim de acordo com Santos (1992), ao se alterar as estratégias de ensino, ou seja, como se ensina, o conteúdo também poderá ser visto de outro modo e, assim, ganhar uma nova significação. Com isso, considerando que as atividades das práticas de formação podem levar os licenciandos em matemática da UEMG – Unidade Carangola a pensar na maneira na qual vai ensinar, essas apresentações nos instigar a pensar maneiras diferenciadas de ensino para torna-lo mais atrativo, contextualizado e dinâmico.

Através da apresentação sobre As Leis da Termodinâmica, percebe-se que os alunos do curso estão empenhados em desenvolver uma participação contextualizada do professor, visto que um dos papeis da universidade é de formar seres pensantes e críticos dispostos a instigar esse pensamento nos alunos.

A partir da percepção desse conteúdo, diretamente relacionado a variação da temperatura, da pressão e do volume no ambiente, os alunos tem a oportunidade de compreender e observar esse conteúdo fora da escola na realização de atividades comuns. E com isso, apresentar um conhecimento mais critico e obter capacidade argumentativa sobre esse assunto.

O trabalho sobre Óptica busca através dos experimentos a observação de fenômenos naturais, com a utilização de metodologias práticas para que os alunos possam compreender com mais facilidade este conteúdo.

Durante o desenvolvimento da atividade, com o auxilio de um jarro com água onde um desenho colocado na parte de trás, observa-se a manipulação da visão sobre esse objeto, um experimento simples, mas com uma capacidade de raciocínio grande, no qual o aluno pode desenvolver dentro de casa para reconhecer esse fenômeno compreendendo e fazendo uso das leis e teorias físicas.

Considerando que a aprendizagem é um processo derivado de diferentes perspectivas sociais e culturais. É imprescindível entender os posicionamentos pessoais de cada sujeito envolvido nesse processo de ensino aprendizagem para que as ações educativas consigam se relacionar diretamente com as vivências e atividades de cada indivíduo. Por isso dentro de um mesmo referencial é possível haver diversas abordagens de ensino e a partir da realização dessa atividade podemos compreender outras formas de ensinar física e tornar o ensino mais significativo.

REFERÊNCIAS:

DUBINSKY, E. (1991) Reflective Abstraction in Advanced Mathematical Thinking. In: TALL, D. (ed.) Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht: Kluwer. p. 95- 126.

SANTOS, L. A. A. dos. Planejamento e gestão estratégica nas empresas. 5a ed. São Paulo: Atlas, 1992. 282 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com