TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Didatica Da Matemática

Artigos Científicos: Fichamento Didatica Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  240 Visualizações

PAIS, L.C. Didática da Matemática: uma análise da influência Francesa. 3.ed Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Resumo

O objetivo do capitulo II é mostrar o estudo das transformações dos conteúdos da educação matemática, através da transposição didática, segundo Chevallard (1991).

Fazemos isto como uma tentativa de mostrar noções essenciais, para a, formação acadêmica mais ampla do professor.

Transposição dos saberes

- “A conveniência em destacar essa dimensão da transposição está associada à necessária aplicação de conhecimentos anteriores para a aprendizagem de um novo conceito.”P.18

Quer dizer que a colocação de uma idéia, necessita de uma base anterior. Neste sentido nenhum conceito surge sem a essência de um procedente.

-“Assim, quando se trata da produção de um conhecimento, existe um processo que caracteriza a idéia de transposição.”P.18

Quando falamos da produção de conhecimento, coexistirá um processo que caracteriza a transposição por isso é importante que façamos a distinção entre o saber e o conhecimento.

Transposição didática

-“A noção de transposição estuda a seleção que ocorre através de uma extensa rede de influências, envolvendo diversos segmentos do sistema educacional. Essas idéias aparecem na definição dada por Chevallard:”

“Um conteúdo do conhecimento, tendo sido designado como saber a ensinar, sofre então um conjunto de transformações adaptativas que vão torná-lo apto a tomar lugar entre os objetos de ensino. O trabalho que, de um objeto de saber a ensinar faz um objeto de ensino, é chamado de transposição didática. (Chevallard, 1991).”

A transposição nos trás uma seleção dos conteúdos do conhecimento, onde diversos segmentos do sistema educacional estão envalvendos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com