TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUTEBOL DE ROBÔS: Aplicação Educacional

Por:   •  24/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

VICTOR VENANCIO AZEVEDO DA SILVA

FUTEBOL DE ROBÔS: Aplicação Educacional

BELO HORIZONTE

2016

VICTOR VENANCIO AZEVEDO DA SILVA

FUTEBOL DE ROBÔS: Aplicação Educacional

Relatório apresentado ao curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto de Ciências Exatas, do Centro Universitário Newton Paiva, como trabalho final de estágio.

Orientador: Wellington Damascena Dutra.

BELO HORIZONTE

2016

  1. TEMA

O uso do Futebol de Robôs na Robótica para aprendizado.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

A robótica nos permite com poucos recursos realizar inúmeras tarefas diferentes. Usando a criatividade e unindo-a com o conhecimento, robôs de diferentes formas e aplicações podem ser desenvolvidos, visando facilitar e otimizar a vida de uma sociedade como um todo. Atualmente muito se tem discutido sobre a aliança do teórico com o prático nas universidades e nos cursos de graduação em geral. Cada vez mais as universidades investem em maneiras de unir o conhecimento adquirido ao longo do curso com as práticas habituais enfrentadas pelo os alunos ao longo de suas vidas profissionais.

 

Para os alunos cujo curso envolva a tecnologia de alguma forma, a robótica tem sido muito aplicada, pois para Ferreira (2015) “A Robótica permite uma forte aplicação didática de todas as disciplinas, através de práticas laboratoriais, proporcionando assim, a interdisciplinaridade. Como consequência, há uma melhoria no processo de aprendizagem, unindo teoria à prática. Esta prática envolve aspectos de mecânica, elétrica e computacional da engenharia.” E completa dizendo, Ferreira (2015) “No curso de Robótica é possível demonstrar e aplicar pedagogicamente todo tipo de tecnologias. Portanto, é possível mostrar como várias tarefas podem ser facilitadas através de máquinas automatizadas”.

Neste trabalho será desenvolvido um time de Futebol de robôs, como uma sugestão de aplicação da robótica nos cursos de tecnologia, incentivando a união da pratica e do teorico adquiridos no curso e proporcionar aos alunos desenvolver outras areas de conhecimento e com a finalidade de produção e os estudos iniciais referentes a hardware, software e eletrônica dos robôs, montando um time seguindo as normas para o campeonato na modalidade IEEE Very Small Size.

  1. JUSTIFICATIVA

A ideia de se produzir robôs para jogar futebol nasceu justamente da necessidade de se incentivar estudos e pesquisas na área da inteligência artificial, que hoje ocupa um grande espaço no mercado em geral, com suas redes neurais artificias e lógicas de programação avançadas. Com vários campeonatos pelo mundo, esse projeto se mostrou viável e um grande desafio para aqueles que se propõem a fazê-lo, trazendo assim vasto conhecimento e inovações tecnológicas na área de robótica.

Com baixo custo de implementação, o futebol de robôs tem crescido muito em ambientes universitários e se mostrado uma grande potência para o desenvolvimento de pesquisas na área de inteligência artificial. O que se mostra como uma grande proposta para que haja uma interação entre o teórico e o prático nas universidades, estimulando o trabalho em equipe e tirando os alunos da sala de aula para que de certa forma aplique o conhecimento que lhe foi passado.

  1. INTRODUÇÃO

Foi do Professor Jong-Kwan Kin, do Korean Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) na República da Coréia (Coréia do Sul) em 1996 que surgiu a vontade de se usar robôs em partidas de futebol. Com o objetivo de aumentar a realização de pesquisas na área de robótica e com isso ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias. Um jogo de futebol com robôs se passa em um campo, dois times, um técnico, o computador responsável por administrar as estratégias para cada jogador e uma câmera situada acima do campo, esses robôs são capazes de reconhecer o ambiente onde estão inseridos, os objetos pertencentes a este ambiente, a bola e os outros robôs. Funcionando como uma partida de futebol normal onde quem fizer mais gols no adversário ganha a partida.

Neste trabalho será desenvolvido um protótipo de um desses robôs, desenvolvendo a parte física e de hardware do mesmo, por meio da plataforma arduino e com comunicação feita por modulo em bluetooth, além de se desenvolver toda parte estratégica, que envolve o controle do robô e do processamento de imagem. E para isso além de pesquisas bibliográficas serão utilizados os laboratórios de Informática e os equipamentos disponíveis no FabLab do Centro Universitário Newton Paiva para a confecção do protótipo como para também a realização dos testes necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com